4 Vantagens de fazer o curso de pós-graduação em Direito Imobiliário!

  • Data de publicação
    15 de dezembro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

A Pós-graduação em Direito Imobiliário pode te colocar em evidência no mercado e enriquecer seu currículo. Confira tudo que você precisa saber antes de começar!

Cursar uma Pós-graduação em Direito Imobiliário pode agregar ao advogado um conhecimento maior de mercado. A especialização neste segmento jurídico vai te colocar direto em contato com as últimas tendências do setor.

O segmento tem crescido muito nos últimos anos, assim como as transações de compra e venda de imóveis. Mesmo com a pandemia houve um aquecimento no ramo e a expectativa é que as negociações continuem crescendo exponencialmente em 2023.

Se você deseja se desenvolver profissionalmente e se destacar, escolher uma especialização em Direito Imobiliário pode ser o melhor caminho. Contudo, existem alguns questionamentos que vão surgindo, como:

  • Como escolher uma instituição?
  • Como avaliar a qualidade de ensino?
  • O ensino à distância pode ser a melhor solução para meu momento?

Mas não se preocupe! Essas e outras questões serão respondidas ao longo deste artigo, continue a leitura e entenda as vantagens em se especializar nesse campo.

Por que focar em uma Pós-graduação em Direito Imobiliário?

Mesmo com tantos obstáculos nos últimos anos, o mercado imobiliário conseguiu se reerguer e segue em recuperação. O ano de 2019 foi visto como um período de fortalecimento na área, com um crescimento de 20% no terceiro trimestre, comparado com 2018.

Você deve estar se perguntando o porquê dessas informações não é mesmo? O fato é que muitos profissionais não enxergam o Direito Imobiliário como uma oportunidade de crescimento e esse pensamento é equivocado.

Desse modo, mesmo que haja milhares de pessoas formadas no ramo jurídico, poucas procuram se especializar e aprofundar os conhecimentos. Logo, há uma procura maior por profissionais qualificados no assunto e aí está a sua vantagem nesse curso.

Ao ingressar em uma Pós-graduação no segmento, você estará ganhando diferenciais competitivos. Vale lembrar que, mesmo que o público-alvo principal sejam advogados, o curso também é indicado para gestores e corretores imobiliários, entre outros profissionais.

Veja, abaixo, as principais vantagens de focar nesse campo:

Maior conhecimento em relação ao setor

O profissional que seguir na área imobiliária encontrará situações como compra e venda, hipotecas, regulamentos urbanísticos e muito mais. Portanto, há uma necessidade de adquirir conhecimento e estar atualizado com as principais tendências para desenvolver um trabalho de qualidade.

Aqueles que desejam investir na construção civil procuram esclarecer suas dúvidas com especialistas que compreendem o cenário. Ter em seu currículo um diploma de Pós gera valor e autoridade para o seu negócio.

Boas oportunidades no mercado de trabalho

Com a recuperação econômica, o mercado tende a acelerar neste final de ano, evidenciando o setor como essencial e estratégico para a economia. Assim, se espera que nos próximos anos haja um crescimento exponencial nos números.

Esses dados geram uma previsão de boas oportunidades para quem é especialista no assunto. Por isso é importante dedicar um tempo para se aperfeiçoar no campo.

Perspectivas altas para o setor

Em 2022, o mercado deve fechar com saldo positivo, abrindo novas perspectivas para 2023, espera-se um crescimento de até 10%. As principais tendências envolvem imóveis sustentáveis e o programa do governo “Minha Casa Minha Vida/Casa Verde Amarela”.

Segundo o site Vistasoft, a transformação dos processos imobiliários em algo mais tecnológico e menos burocrático também está em pauta. Diante dessas informações, vale ressaltar que a Especialização vai te preparar para essas mudanças e para se posicionar efetivamente.

Networking no campo escolhido

A ampliação da rede de contatos em uma Pós-graduação já não é novidade, mas ainda deve ser apontada. Mesmo em cursos online existe um networking muito eficiente entre professores, estudantes e demais profissionais.

Na Pós em Direito Imobiliário você encontrará pessoas com diferentes perfis que podem contribuir para o seu desenvolvimento. 

Como um especialista na área imobiliária pode atuar?

O advogado especialista em Direito Imobiliário atua em outras ramificações da área além das operações de compra e venda, como:

  • Locação: mediação e assessoria jurídica para locador e locatário;
  • Registro de Imóveis: trabalha na regularização de registros, aumentando a segurança do comprador;
  • Incorporações imobiliárias: existe uma série de exigências legais para as incorporações e o advogado orienta todos os documentos;
  • Relações condominiais: o profissional pode oferecer consultoria para condomínios em relação a trâmites como regulamento interno;
  • Regularização em inventários e divórcios: disputas judiciais relacionadas com inventários e partilhas de bens precisam ser regularizadas pelo especialista;
  • Distratos imobiliários: quando a pessoa adquire um imóvel na planta e desiste do contrato precisa contar com o advogado para analisar as previsões contratuais.

É por conta desses campos de atuação que a pessoa precisa compreender o cenário e as principais tendências. O conhecimento em relação aos termos utilizados também é necessário, por exemplo: título, hipoteca, encerramento, custódia e agente imobiliário.

Ademais, outras áreas legais estão associadas ao Direito Imobiliário, como o Tributário, a Lei do Inquilinato e a Lei de Seguros

A importância do setor para a sociedade

Visto como uma das bases da economia brasileira, o setor possui muitas questões legais que devem ser enxergadas. 

Em janeiro de 2022, foi registrado um aumento de 660% de brasileiros investindo no mercado imobiliário. A expectativa é que os números continuem crescendo e com eles novas demandas jurídicas para o segmento surjam. 

O profissional especializado em Direito Imobiliário, ainda que não seja exigido em todas as transações, têm uma função importante na sociedade.

  1. É responsabilidade do advogado especialista revisar o histórico e toda a documentação de um imóvel durante o processo de compra e venda;
  2. Eles podem aconselhar os clientes e orientá-los em relação à possibilidade de hipotecas.

Não sabe onde estudar Direito Imobiliário? Conheça a CESUSC!

Quer ingressar na especialização, mas sente que é complicado conciliar horários no ensino presencial? Escolha a Pós-graduação em Direito Imobiliário EaD da CESUSC!

Disponível 100% remoto, o curso pode ser encaixado na sua rotina, você escolhe o melhor horário para estudar. São 360 horas/aulas com disciplinas focadas estrategicamente no cenário atual do mercado, veja algumas:

  • Contratos Pertinentes aos Negócios Imobiliários Urbanos;
  • Incorporação Imobiliária e Instituição de Condomínio;
  • Locação de Imóveis Urbanos;
  • Lei Geral de Proteção de Dados aplicada aos Negócios Imobiliários;
  • Usucapião: Espécies e Procedimentos Práticos.

Na CESUSC, você encontra a qualidade e excelência acadêmica necessária para seu crescimento na área. 

Acesse a página do curso e descubra como oferecer um serviço mais qualificado para seus clientes. Essa é a sua chance de encontrar uma estabilidade financeira e ser reconhecido no segmento.