Quais vantagens de fazer um curso de Direito do Seguro e o que ele agrega na profissão?

  • Data de publicação
    28 de novembro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

Adquirir novos conhecimentos é fundamental para oferecer os melhores serviços e se destacar na área. Veja as vantagens do curso de Direito do Seguro!

Mesmo após a graduação, muitos sentem necessidade de procurar especializações para se destacar entre os concorrentes. A formação jurídica abre inúmeras possibilidades para o futuro advogado e, entre as opções, o curso de Direito do Seguro é uma delas.

Nos últimos anos, a procura por autoridades nessa área vem crescendo em decorrência de descumprimentos de contratos de seguro. Para se ter uma noção, no site Reclame Aqui, já se acumulam mais de 50 mil reclamações entre respondidas e não respondidas.

Desse modo, seguir para uma Pós-graduação em Direito do Seguro pode trazer a atualização que você está buscando. Afinal, manter-se por dentro das tendências do segmento é a melhor forma de oferecer um atendimento de qualidade para seu cliente.

Quer saber mais sobre esse curso e todas as oportunidades que ele vai te dar? Continue a leitura desse artigo e encontre o caminho certo para o sucesso da sua carreira.

Boa leitura!

Você sabe como funciona um curso de Direito do Seguro?

A especialização em Direito do Seguro tem por objetivo preparar o profissional para entender o vasto conhecimento em relação aos seguros. Durante aproximadamente 20 meses (360 h/a), o estudante vai ter contato direto com docentes considerados autoridades em seus conteúdos. 

Para ir de encontro à realidade da maioria, os cursos disponibilizam a formação remota com encontros quinzenais. São consideradas várias modalidades, especificidades técnicas, regulamentações e os principais temas de atenção ao poder judiciário.

É propósito da pós-graduação formar profissionais com alto nível de conhecimento para atuação em searas administrativas e judiciais. Assim, podemos considerar como público-alvo do curso, os seguintes profissionais:

  • Advogados, assessores, consultores jurídicos, juízes e membros do Ministério Público;
  • Atuantes das Ciências Sociais Aplicadas ao Social, Econômico e Administrativo;
  • Pessoas com atuação relacionada ao Direito do Seguro;
  • Corretores.

Ao longo da grade curricular podemos encontrar algumas disciplinas importantes, como:

  • Teoria da Responsabilidade Civil;
  • Processo Administrativo da SUSEP e o Direito Regulatório;
  • Lei de Proteção de Dados e o Seguro;
  • Análise Econômica do Direito Aplicada ao Contrato de Seguro.

Portanto, pode-se concluir que você vai adquirir conhecimentos aprofundados sobre a estrutura do mercado segurador brasileiro. Bem como compreender aspectos de um contrato enquanto desenvolve as competências técnicas necessárias para atuação no ramo.

Quais as possibilidades no ramo jurídico para esse segmento?

As atividades desenvolvidas são divididas em três instâncias: direito do contrato de seguro, das empresas seguradoras e da supervisão pública. 

Entre os papéis desempenhados pelo profissional do setor estão a busca pela sistematização das normas e princípios atrelados aos seguros. Logo, o advogado que se especializar precisa ter ciência da necessidade de aprendizado contínuo, acompanhando as tendências e notícias do segmento.

Os campos que merecem maior atenção são os seguros de vida, responsabilidade civil, residencial e saúde. Há também outros como os focados em viagem, crédito, transportes, etc. 

As suas atribuições envolvem:

  • Resseguros internacionais;
  • Assessoria jurídica para negociação e implementação de garantias de seguros;
  • Análise e formatação de apólices;
  • Elaboração e revisão de seguros e resseguros;
  • Regulação de sinistro de seguro-garantia.

Além destas, existem muitas atividades que podem ser desenvolvidas baseadas na procura das pessoas. O site Reclame Aqui, por exemplo, possui um ranking de seguradoras dividido em três categorias: as melhores, as piores e as com mais reclamações. 

Ao todo, já passam de 50 mil exigências postadas na página entre as resolvidas e as não resolvidas. Entre os assuntos de destaque estão problemas com contratos, qualidade do serviço prestado, sinistro, cobrança indevida e demora nos processos

Por que devo fazer um curso de especialização nesse ramo?

Com um curso de Direito do Seguro você se mantém atualizado em relação às normas, legislações e regulamentações. Ademais, essa é uma especialização com uma busca crescente no mercado que permite a exploração de outros segmentos.

Outro ponto de importância é a possibilidade de atrair mais clientes a partir de um networking poderoso. Por fim, ter uma pós-graduação em seu currículo vai abrir muitas portas e alavancar sua carreira.

Confira, na sequência, um pouco mais sobre cada vantagem de ingressar em uma Pós em Direito:

Se manter atualizado frente às normas

Com tantas mudanças permeando a vida humana, as diretrizes constitucionais precisaram se adaptar para promover maior segurança na sociedade. Estar inserido em uma Pós-graduação vai te manter atualizado sobre todas as novidades que estão surgindo na área.

Isso porque durante as aulas são feitos debates e análises criteriosas em relação às tendências do meio. Logo, todo o ensino é voltado para um viés prático, preparando o estudante para a atuação.

Ao desenvolver habilidades e competências técnicas necessárias, você consegue ofertar ao seu cliente um serviço de maior qualidade. Além disso, se torna mais assertivo na elaboração de cobranças ou em assessorias para solucionar.

Especialização de mercado

O mercado de seguros está em constante crescimento e você se coloca como profissional qualificado para atender o segmento. No Direito de Seguro existem muitas ramificações que também podem ser aprofundadas: como questões envolvendo as áreas automobilísticas, residenciais, etc. 

Tendo esse direcionamento, facilita a escolha do profissional pelo cliente e ainda te coloca como referência. Ao se consolidar em um ramo que está se aprimorando todos os dias, você fica mais perto de alcançar sua estabilidade financeira e profissional também.

Explorar mais segmentos de atuação

Uma vantagem muito forte da Pós é a possibilidade de atuar em diferentes campos na sua área. Assim, você adquire experiência em mais esferas da sua profissão, aumentando as chances de novas oportunidades surgirem.

Por exemplo, você é graduado em Direito e já possui a OAB, contudo, ainda não tem um perfil de destaque. Ao decidir cursar uma especialização o profissional estará diante de muitas possibilidades, como o Direito do Seguro, assunto deste artigo.

Fortalecer o currículo

Quanto mais completo seu currículo, maiores as chances de conseguir conquistar a vaga que sempre desejou. Ou ainda, conseguir gerar autoridade para seu nome e alcançar uma boa cartela de clientes.

Uma especialização enriquece seu currículo e valoriza o indivíduo como profissional, pois demonstra vontade de continuar se desenvolvendo. Conforme a OAB, são mais de 1,3 milhões de advogados registrados, sendo preciso se diferenciar dos demais para crescer.

A CESUSC tem vagas para o curso de Direito do Seguro!

Isso mesmo, a faculdade referência em Educação no sul do país tem vagas para que você dê mais um passo para o sucesso. Com uma infraestrutura completa e aprendizado voltado para a prática, a CESUSC oferece cursos alinhados para o seu momento profissional.

Seja com o propósito de ganhar mais confiança para ingressar no mercado ou apenas mais um gás para crescer profissionalmente. A pós em Direito do Seguro tem a excelência acadêmica que você está procurando.

Venha conhecer mais informações e esclarecer eventuais dúvidas com a nossa equipe. Clique aqui e preencha o formulário de interesse!