Bolsas e Financiamentos

O Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), mantenedor da Faculdade Cesusc, procura facilitar o acesso de muitos a um Ensino Superior de qualidade, divulgando aos acadêmicos uma série de opções de bolsas de estudos. Conheça todas as opções disponíveis atualmente. Consulte também os convênios mantidos com Empresas e Instituições da região, oferecendo aos filiados descontos nas mensalidades dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, e em alguns casos, inclusive para os dependentes.

Se tiver dúvidas sobre Bolsas e Financiamentos você pode ainda procurar ajuda no Setor Financeiro da Faculdade, responsável pela Coordenação dos programas de bolsas de estudo e financiamentos. O atendimento presencial ou por agendamento no setor ocorre das 9h às 16h, e também pelo e-mail [email protected], ou ainda pelo telefone (48) 3239-2614.

Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) é uma assistência financeira estudantil do Estado de Santa Catarina vinculado à Secretaria de Estado da Educação (SED), instituído pela Lei nº 18.672/2023, e regulamentado pelo Decreto nº 220/2023. Esta assistência estudantil é destinada a efetivas condições para o cumprimento do disposto nos arts. 170 e 171 da Constituição do Estado, tendo como  objetivo  fomentar o ensino superior e o desenvolvimento e as potencialidades regionais do Estado.

Quem poderá participar do FUMDES?

  • estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação das instituições universitárias habilitadas pela SED, e que os cursos sejam reconhecido(s) pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), cujo Conceito Preliminar de Curso (CPC) seja maior ou igual a 3 (três) ou, na falta deste, Conceito de Curso (CC) seja maior ou igual a 3 (três);
  • ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);
  • ser natural do Estado de SC ou residir nela há mais de 5 (cinco) anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
  • ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;
  • preferencialmente, ser oriundo do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial; e
  • possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de medicina, e renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos para os demais cursos.

A assistência financeira do FUMDES favorece a inclusão de estudantes no ensino superior, os quais devem atender aos requisitos estabelecidos na regulamentação do programa e estar matriculados em cursos de graduação e pós graduação nas instituições universitárias habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) e cadastradas na SED para participarem do FUMDES.

Link do Cronograma e Cadastramento

FORMULÁRIO ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO FUMDES

LINK SÍNTESE DAS REGRAS DO FUMDES

LINK PERGUNTAS FREQUENTES

ANEXOS               

Leis que regulamentam o programa FUMDES

DECRETO Nº 220

EDITAL – 2205.2023

EDITAL Nº 2617 CADASTRAMENTO ALUNO

O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, que agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior, fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual.

As bolsas do UNIEDU favorecem a inclusão de jovens no ensino superior com dificuldades de realizar os seus estudos, e que atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação dos programas, com bolsas de estudo, pesquisa e extensão, integrais e parciais, para estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação presenciais, nas instituições de ensino superior habilitadas pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação e cadastradas na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina para participarem do Programa UNIEDU.

Síntese das Regras do UNIEDU

1. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

a) Esteja regularmente matriculado em Curso de Graduação da Instituição no semestre letivo do processo;
b) Ser residentes em SC e cadastrado no Uniedu;
c) Não tenha Diploma de Curso Superior de Graduação, exceto o de licenciatura curta;
d) Não receber Bolsa de Estudo de entidades públicas ou privadas, ou auxílio educacional da empresa onde trabalha ou qualquer natureza, salvo os financiamentos de mensalidades públicos ou privados.
e) Ter disponibilidade de, no mínimo 20 (vinte) horas semestrais, para participar dos Programas e Projetos Sociais da Faculdade Cesusc, com visão sócio educativa.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

link cronograma uniedu 2023.1

link inscrições uniedu 2023.1

Confira informações sobre o Programa de Bolsas Santander Graduação – Edição 2022

resultado bolsa auxílio santander

PRINCÍPIOS GERAIS DOS PROGRAMAS DE BOLSAS 2022

EDITAL 2022

Todo semestre, a Faculdade Cesusc premia um aluno de cada fase de seus Cursos de Graduação com a Bolsa Desempenho. Tratam-se dos estudantes que alcançam as melhores notas no semestre. Eles recebem desconto de 30% nas mensalidades da fase seguinte.

De acordo com a Portaria nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009, Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005 e o disposto no inciso II e no parágrafo único do artigo 17 do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005, a Faculdade Cesusc mantém uma Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social (Colaps) com o objetivo de exercer o acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação do Prouni, interagindo com a comunidade acadêmica e com as organizações da sociedade civil, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões para apresentação à Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social (Conap).

PORTARIA Nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009

Portaria COLAPS março 2022 – 2024

Para obter mais informações sobre o processo de participação do Programa Universidade para Todos (PROUNI) você pode baixar o manual de apresentação do Prouni.

PDF: MANUAL DE APRESENTAÇÃO PROUNI

 

Os documentos a serem enviados devem ser digitalizados a partir dos originais e não de cópias e devem estar legíveis, no formato (PDF), com resolução entre 100dpi e 300dpis, preferencialmente em arquivo único, e não podem ultrapassar o tamanho de 12 MB.

 Não serão aceitos documentos em outro formato, somente PDF e não serão aceitos arquivos de imagem ou fotos.

Toda a documentação deve ser enviada em um único e-mail para o endereço: [email protected]

OBS: O envio da documentação via e-mail não elimina o comparecimento à entrevista.
Será encaminhado e-mail a todos os candidatos com informações sobre dias e horário da entrevista.

A Faculdade Cesusc é uma conveniada da Fundacred. Com a Cesusc, você tem a possibilidade de contratar o crédito educativo pagando apenas 50% da mensalidade enquanto estuda e o restante só depois da data prevista para a conclusão. Para mais informações veja a Portaria DIR nº 679/2016 CredIES Cesusc abaixo que regulamenta a oferta de crédito educativo aos alunos da Faculdade Cesusc.

PORTARIA DIR Nº 679/2016 CREDCESUSC

Nos links abaixo você encontra todas as informações que precisa para solicitar o crédito educacional CredIES CESUSC:

O que é o CredIES CESUSC?
Esse crédito educacional é uma parceria entre a Fundacred e a CESUSC, possibilitando que o estudante pague parte da mensalidade enquanto estuda e o restante ao concluir o curso (ou terminar o vínculo com a CESUSC). Não há cobrança de juros remuneratórios e a taxa administrativa é a menor do segmento: 0.35% ao mês. Consulte regulamento.

Quem pode solicitar?
Qualquer estudante pode solicitar, inclusive negativados, pois é analisada somente a renda do fiador.

Quem pode ser fiador?
Pode ser qualquer pessoa, exceto cônjuge, desde que atenda aos requisitos do regulamento.

Como contratar o crédito?
A solicitação do crédito é 100% online, basta acessar credies.org. Você também pode fazer uma simulação antes para ver como ficarão os valores das suas mensalidades.

Amigo Indica 20 anos

O  “Amigo Indica 20 anos” é um programa de descontos e premiações que contempla os acadêmicos dos Cursos de Graduação e Pós-graduação, os Docentes e Técnicos-Administrativos da Faculdade Cesusc, pela indicação de alunos novos que venham a efetivar a matrícula.

Quantos mais amigos indicar, mais vantagens você pode ganhar!

Portaria DIR 57/2021