3 Motivos para fazer um Curso de Proteção de Dados e se preparar para o futuro!

  • Data de publicação
    1 de dezembro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

Deseja desenvolver habilidades, crescer profissionalmente e se destacar? Saiba como o curso Proteção de Dados pode ajudar a se preparar para o futuro!

O aperfeiçoamento profissional requer muito estudo em todas as áreas, principalmente para aqueles que desejam oferecer um atendimento personalizado e de qualidade ao cliente. O curso de Proteção de Dados, por exemplo, pode enriquecer consideravelmente o seu currículo, dando a chance certa para se destacar no mercado.

Com as novas tecnologias permeando a vida das pessoas, uma especialização que une o digital às legislações pode ser a chave para seu sucesso. Continue a leitura desse conteúdo e descubra tudo sobre o tema e a atuação do profissional desse ramo.

Boa Leitura!

Como é o curso de Proteção de Dados?

A Pós-graduação em Direito com foco na LGPD pode ter duração aproximada de 18 meses com encontros quinzenais. O propósito de disponibilizar uma formação complementar a graduação nessa área se deve a alta demanda no setor.

Desde que a Lei nº 13,709/2018 foi promulgada, houve uma crescente demanda em relação ao tratamento de dados seguros por parte das organizações. Com isso, os estudos se debruçam sobre o documento e todas as suas especificidades técnicas, além das suas questões polêmicas.

A proposta é oferecer um alto nível de conhecimento para que os profissionais sejam capacitados para uma atuação de excelência. 

Ou seja, ao longo dos meses o aluno vai adquirir conhecimentos e habilidades relacionados com:

  • Aspectos internacionais que tangem a lei;
  • Os princípios e direitos resguardados aos titulares dos dados;
  • A Autoridade Nacional de Proteção de Dados e como se dá seu funcionamento;
  • Como é o campo de aplicação da legislação.

O curso de LGPD possui um público-alvo direcionado para todos que desejam conquistar habilidades no campo. Entre os profissionais destacam-se os formados em Direito, Administração, Marketing e Tecnologia da Informação.

A grade curricular oferece disciplinas focadas no ensino teórico-prático e em áreas atreladas ao segmento do Direito Digital. Desse modo, é possível encontrar matérias como Aplicações em Big Data e Inteligência Artificial e Política de Segurança da Informação.

Portanto, ao cursar uma especialização em LGPD você passa a dominar os 11 princípios que estruturam a Lei. Vamos relembrar quais são eles! Confira abaixo:

  1. Finalidade;
  2. Adequação;
  3. Necessidade;
  4. Livre acesso;
  5. Qualidade dos dados;
  6. Transparência;
  7. Segurança;
  8. Prevenção;
  9. Não discriminação;
  10. Responsabilização e prestação de contas.

Como o advogado atua no segmento?

O advogado que atua na área de Direito Digital vai aplicar esforços para solucionar situações associadas com a tecnologia. Além de estar alinhado com a LGPD, o profissional pode se basear em outras duas leis de relevância:

  1. Lei Carolina Dieckmann: esse documento tipifica os crimes informativos como a invasão de eletrônicos e a falsificação de registros ou compartilhamento desses na rede.
  2. Marco Civil da Internet: regulamenta os princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.

Ademais, os recursos tecnológicos favorecem o dia a dia do setor jurídico com softwares e outras ferramentas. O espaço digital também permitiu o surgimento de companhias que oferecem essas soluções, conhecidas como legaltechs ou lawtechs.

O profissional com essa especialidade pode ainda atuar como um DPO (Data Protection Officer), ou seja, responsável pelos arquivos de uma companhia. 

3 Motivos para fazer uma especialização em Proteção de Dados

Até aqui te mostramos as principais informações sobre o curso de Proteção de Dados e como é a atuação do profissional especialista na área. Contudo, para não restarem dúvidas sobre se especializar e impulsionar sua carreira nesse campo, trouxemos 3 pontos para você considerar a entrada nesse segmento.

  1. Maiores oportunidades em um ramo que cresce;
  2. Diferencial competitivo;
  3. Fidelização de clientes.

Maiores oportunidades em um segmento que cresce

Como visto, o profissional pode seguir por diversos ramos do Direito Digital e o curso de LGPD permite a ocupação de cargos como DPO em uma organização. Segundo dados do Glassdoor, a faixa salarial  para ele está na média de R$ 5.800,00.

Vale lembrar que esse é um campo que está em constante crescimento e com muitas possibilidades para atuação. Para quem procura uma carreira em alta com desejo de se estabilizar financeiramente, essa é uma excelente opção.

De acordo com uma publicação do site Olhar Digital, apenas 23% dos negócios contam com uma área focada em LGPD. Logo, muitas outras instituições ainda precisam se reformular e devem contar com pessoas especializadas no assunto.

Diferencial competitivo

A área de direito, em si, é bastante concorrida. A OAB já tem mais de 1,3 milhões de advogados registrados. Assim, procurar formas de qualificação como cursos de Pós garantem uma vantagem competitiva para o profissional.

Por exemplo, você é graduado na área com curiosidade em relação à tecnologia e como ela se desenrola no setor. Eis que encontra a especialização em Direito Digital ou em Proteção de Dados e adquire mais um diploma.

Ao inserir essas informações em seu currículo, você estará enriquecendo sua experiência como especialista. 

Fidelização de clientes

Quando você possui as competências técnicas necessárias e consegue auxiliar seus clientes, eles podem ser fidelizados. Além de voltarem sempre que algum problema surgir, eles passam a recomendar seu serviço para conhecidos, amigos e familiares.

O advogado de LGPD pode desenvolver as seguintes atividades:

  • Capacitação e treinamento dos colaboradores para entender e se adequar às boas práticas da proteção;
  • Coordenação do programa de compliance atrelado à LGPD;
  • Desenvolvimento de materiais como relatórios e manuais para que a organização siga as normas da lei.

Por que escolher a CESUSC para se especializar?

Porque a faculdade te oferece qualidade de ensino e recursos que se encaixam no seu momento profissional. O curso de Novas Tecnologias e Proteção de Dados é totalmente online e ao vivo para que você possa ter contato com colegas e professores.

Sendo referência em Educação no sul do país, a CESUSC garante excelência acadêmica e infraestrutura completa para seu ensino online.

Amplie seus conhecimentos sobre as regulamentações e os avanços tecnológicos para se destacar no mercado de trabalho. Somente assim, você conseguirá oferecer qualidade aos seus clientes, resolvendo seus problemas com assertividade e eficácia. 

Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências da sua área e alcance novos patamares de carreira. Saiba mais sobre e esteja um passo à frente do diferencial competitivo que você tanto deseja.