Você sabe quais são os tipos de Pós-graduação e qual a ideal para você e o seu crescimento?

  • Data de publicação
    21 de novembro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

Está buscando novos conhecimentos para crescer profissionalmente? Descubra a diferença entre os tipos de Pós-graduação e veja a ideal para você!

Com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais dos profissionais, se destacar torna-se um desafio. Por isso, a procura por vários tipos de Pós-graduação vem crescendo nos últimos anos.

Outro motivo que leva os recém-formados na busca por uma especialização é a busca por melhores salários. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, mostra que o aprofundamento em algum campo pode elevar os seus ganhos em até 255%.

Quer saber mais sobre como escolher uma Pós-graduação e crescer na sua área? Nós te mostramos neste artigo. Aqui você vai ver:

  • Quais são os tipos de Pós existentes no mercado;
  • A diferença entre Pós, MBA e Especialização;
  • Como escolher a melhor para seu perfil.

Boa leitura!

Quais são os tipos de Pós-graduação no mercado?

Stricto Sensu e Lato sensu são as duas modalidades que compõem o mercado da Pós-graduação. Os cursos como Especialização, Mestrado, Doutorado e MBA, que você já ouviu falar, fazem parte desse processo e vamos explicar mais adiante sobre.

Confira, na sequência, as principais características desses modelos.

Stricto Sensu

Quem procura por oportunidades na área acadêmica deve investir seus esforços em cursos Stricto Sensu. Esse grupo é constituído por Mestrados Acadêmicos, Mestrados Profissionais e Doutorados.

Os cursos dessa modalidade passam por avaliações e reconhecimento de dois órgão além do MEC, são eles:

  1. Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior);
  2. CES/CE (Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação).

Além disso, no ato de inscrição o estudante precisa apresentar um projeto de pesquisa na área. 

A procura por trabalho no segmento de educação cresceu bastante durante a pandemia, principalmente no EaD (Ensino à Distância). Segundo o MEC, o número de alunos matriculados nesse campo é de 76 mil e segue crescendo.

Lato Sensu

Se você está buscando diferencial competitivo para o mercado de trabalho, as opções de curso Lato Sensu são as indicadas. Incluindo-se nesse pacote as Especializações, os Aperfeiçoamentos e os MBAs.

Para as instituições que ofertam essa modalidade há necessidade de seguir alguns requisitos definidos pelo MEC:

  • O corpo docente deve ser composto por, no mínimo, 50% de professores com título de mestre ou doutor;
  • A duração mínima precisa equivaler a 360 horas.

Um forte ponto de destaque para esse modelo está associado aos valores de salário. O G1 publicou o resultado de uma pesquisa do Instituto Semesp com o IBGE, mostrando que profissionais com Especialização podem ter até 255% a mais de ganhos mensais.

Diferente da graduação, que aborda diversos campos, aqui você vai se aprofundar em uma área mais específica. Por exemplo, a CESUSC oferece 12 temas no segmento jurídico entre cursos presenciais e online, como Direito Digital e Direito da Família, por exemplo.

Diferença entre Pós-Graduação, MBA e Especialização

Sabemos que a Pós-graduação é o ensino destinado para aqueles que concluíram um curso superior. O principal objetivo envolve oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais em diferentes áreas.

Contudo, existem muitas associações com o MBA e a Especialização que compõem o campo do Lato Sensu. 

Abaixo, vamos detalhar o que é cada um desses cursos e como eles se diferenciam.

MBA – Master in Business Administration

Como o próprio nome sugere, ele está voltado para as áreas de administração e negócios. É ideal para os profissionais que desejam aprender com base na inovação, como dentro do campo de Marketing.

Um bom exemplo é a associação ao espaço virtual. O MBA nesse ramo pode ser cursado por todos que se interessam por letramento digital e aperfeiçoamento em ferramentas tecnológicas.

Especialização

A especialização é indicada para aqueles que procuram se tornar experts em determinado assunto. Devido a isso, não precisa estar diretamente relacionada à primeira formação, sendo também uma boa opção para quem quer trocar de carreira.

Por exemplo, você se formou em Direito, mas quer atuar especificamente no campo digital. A Especialização em Novas Tecnologias e Proteção de Dados Pessoais pode ser concluída em aproximadamente 18 meses, com duas aulas semanais.

Como escolher a melhor para meu perfil profissional?

Escolher a melhor Pós-graduação para seu perfil envolve analisar alguns pontos como:

  • Conhecer o mercado de atuação;
  • Comparar grades curriculares;
  • Definir metas e investir em si;
  • Conversar com profissionais;
  • Procurar a instituição ideal.

Os próximos tópicos vão abordar esses cinco passos para te ajudar nesse momento importante.

Conheça seu mercado de atuação

A pesquisa de mercado permite que você conheça de forma profunda o posicionamento da área em que atua. Se está pensando em trocar de carreira, esse também é um ótimo momento para entender um novo campo de interesse.

Durante a análise você pode fazer comparativos em relação aos salários, níveis de evolução e carga horária disponíveis. Além disso, fica evidente quais profissões estão em alta ou tendem a crescer nos próximos anos.

Compare as grades curriculares

Se você já definiu qual curso deseja, o próximo passo é conhecer as opções disponíveis em instituições de ensino superior. Mas o que considerar na hora de escolher? Compare as grades curriculares e encontre a mais completa para o seu segmento.

Algumas faculdades disponibilizam trilhas de conhecimento para você se preparar com mais assertividade. Uma dica é alinhar esse processo com as competências e habilidades desejadas pela carreira escolhida.

Defina suas metas profissionais e invista em si

Outro fator que pode influenciar na sua decisão são os objetivos que você quer alcançar. Onde você quer chegar com a especialização que escolheu?

Estabilidade financeira, oportunidade de ter mais tempo para lazer, seja qual for a meta, ela deve constar na balança. Considere suas expectativas e se preciso cogite procurar uma orientação profissional.

Converse com suas inspirações profissionais

Conhece alguém que te inspira no setor que deseja atuar? Procure essa pessoa para conversar, para entender como é sua rotina, entre outras dúvidas. 

Essa pode ser considerada uma pesquisa de campo, uma forma de compreender a rotina da área. Ao questionar sobre desafios, vantagens e desvantagens, você poderá comparar seus desejos com a realidade.

Procure a instituição ideal

Ao seguir as dicas até aqui você terá a garantia de tomar uma decisão baseada em dados e informações relevantes. Desse modo, chegou o momento de definir qual será o local ideal para cursar sua Pós-graduação.

Considere, durante sua escolha, uma instituição que ofereça:

  • Ensino de alta qualidade;
  • Infraestrutura nova e moderna, possibilitando aulas remotas e sistema híbrido;
  • Perspectiva diferenciada, voltada para a visão interdisciplinar e transformadora;
  • Atuação ambiental e comunitária, disponibilizando recursos culturais e muito mais.

Seguindo essas ideias, a CESUSC se posiciona como referência de especialização no Sul do país. Atuando desde 2000, a instituição já acumula diversas premiações e reconhecimentos em seus cursos.

Conheça todas as Pós-Graduações CESUSC e descubra que seu caminho profissional vai “Muito Além do Diploma”!