4 Tendências de tecnologias de comunicação para 2023!

  • Data de publicação
    20 de dezembro de 2022
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Estar alinhado com as tendências para tecnologias de comunicação é fundamental para seu crescimento como profissional de marketing. Confira algumas aqui!

Antes da pandemia, o uso de tecnologias de comunicação já era crescente por meio das empresas para se relacionar com o cliente e seus colaboradores. Nos anos seguintes, se tornou uma necessidade para continuarem ativas no cenário competitivo devido às restrições que surgiram.

Alguns exemplos de ferramentas aplicadas nessa área são o uso de inteligência artificial para alcançar mais consumidores. Assim como a aposta em conteúdos omnichannel e em estratégias para busca por voz.

Desse modo, os profissionais que desejam se destacar na área de Marketing e conquistar o emprego dos sonhos precisam estar qualificados para esses procedimentos. Ou seja, eles devem possuir um conhecimento sólido sobre todos os recursos tecnológicos ligados ao Marketing e à Comunicação.

Pensando nisso, nós preparamos esse conteúdo com as principais tendências do mercado que vão te dar vantagem competitiva. Continue a leitura e descubra como melhorar seu planejamento digital nos próximos anos.

Boa leitura!

A importância das tecnologias de comunicação no setor de Marketing

O uso das tecnologias têm impactado positivamente a área de Marketing e Comunicação, melhorando a relação entre marca e consumidor. A transformação digital está mudando a forma como muitas empresas se comportam e se comunicam.

Segundo uma pesquisa realizada pela parceria de Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas utilizam o meio virtual como estratégia. Principalmente como meio de dialogar com o seu público-alvo, através de redes sociais (91,1%), e-mail marketing (68%) e blog (52,5%).

Os resultados do Global Interconnection Index (GXI) 2023 apontam para macrotendências que farão toda a diferença nos próximos anos:

  • Presença digital: será responsável por 55% de todo o investimento em TIC até 2024.
  • Participação digital: mais de 40% das receitas empresariais serão oriundas de produtos e serviços digitais até 2023;
  • Proximidade digital: o alcance da edge global  será de 40 gigawatts, com suporte à saúde, energia, etc.;
  • Sustentabilidade: apenas 60% das organizações possuem estratégias atuando em prol da sustentabilidade, mesmo que 90% defendam o tema como importante.

Ou seja, uma companhia que deseja se manter firme entre os concorrentes deve apostar em estratégias digitais. Sempre visando a procura por tecnologias de comunicação assertivas e eficientes, para reduzir custos e atrair/fidelizar os clientes.

O crescimento desse segmento e a evolução tecnológica do marketing são evidências de que é preciso estar cada vez mais conectado. Assim, se você quer se destacar na área, precisa somar seu conhecimento com habilidades do futuro.

Como melhorar meu planejamento digital?

Com tantas mudanças e novidades tecnológicas, é importante o profissional considerar planejamentos que possibilitem o uso das tendências. Atualmente, diversas técnicas já são usadas na rotina do marketing digital.

Em nossa publicação sobre a importância de estar atento à inovação tecnológica, apontamos avanços como:

  • Machine learning;
  • Blockchain;
  • Computação em Nuvem;
  • Internet das Coisas.

Para tornar sua experiência ainda mais completa, estamos trazendo esse conteúdo com 4 tendências de tecnologia de comunicação para 2023. Se mantenha atualizado e decole em sua carreira!

Data Driven

A construção de estratégias baseadas em dados não é nenhuma novidade, contudo segue sendo tendência para 2023. Isso porque muitas empresas e profissionais não estão dando a devida importância para esse recurso.

Desse modo, separe um tempo para aprofundar seu conhecimento sobre essa tecnologia, entenda as possibilidades de informações que podem ser coletadas. Estude seu público-alvo, conheça as principais formas de contato com ele, redes sociais, e-mail ou telefone?

Você pode conseguir esses registros com pesquisas rápidas com o próprio cliente ou fazendo um brainstorm com seus colegas, por exemplo. O propósito é que essas ideias colaborem para que o consumidor continue avançando pela jornada de compra da empresa.

Conteúdos Omnichannel

Em 2021, uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas apontou que existem mais de 440 milhões de dispositivos digitais em uso. Os números variam entre computadores, notebooks, tablets e smartphones, e estima-se que cada brasileiro possui pelo menos dois dispositivos digitais.

Visando a interação máxima com seus clientes, as organizações estão adotando a estratégia de estar em diferentes canais para se comunicar. Ou seja, o profissional de marketing precisa estar preparado para lidar com conteúdos de blog, redes sociais, e-mails, etc

Além disso, as pessoas costumam acessar de diferentes dispositivos, logo, deve haver responsividade nos diferentes meios. O importante é sempre estar próximo do consumidor e facilitar a comunicação com todos os públicos.

Vídeos Sob Demanda

TikTok e Instagram estão se tornando ferramentas estratégicas para manter a comunicação entre a marca e o cliente. Os vídeos curtos são a escolha de muitos na hora de procurar algumas distrações ao longo do dia.

Quem trabalha com marketing precisa estar preparado para ingressar nesse universo e desenvolver ações nas redes. O conteúdo deve ser versátil, apostando em tom humorístico e educativo na hora da produção.

Buscas por Voz

O famoso “Ok, Google” está perto de revolucionar o SEO, assim como as assistentes digitais (Alexa e Siri). A facilidade de fazer pesquisas apenas utilizando a voz vem ganhando espaço e é uma grande aposta para 2023.

Essa tendência está desencadeando a necessidade de adaptarmos as estratégias de ranqueamento para as buscas serem mais assertivas. Inclua no seu cronograma um tempo para analisar o assunto com a dedicação que ele merece.

Dessa forma, você vai estar mais preparado para novos desafios, além de ter uma vantagem contra seus concorrentes.

Tenha um MBA em Comunicação Digital e prepare-se para o futuro!

Se você atua na área de Marketing, mas ainda não tem uma Pós-graduação focada em comunicação digital, essa é sua chance. Invista no seu crescimento profissional cursando o MBA da CESUSC.

Com o formato de ensino a distância, esse curso foi feito especialmente para quem quer se aprofundar no letramento digital. Dividido em seis trilhas de conhecimento, você vai encontrar, na grade curricular, disciplinas como:

  • Planejamento de Marketing Digital;
  • Estratégia Data Driven;
  • Ferramentas de Marketing Digital;
  • Canais Digitais de E-CRM;
  • User Experience UX e Plataformas Digitais.

Além disso, são 40 horas de laboratório, todas ministradas por profissionais com autoridade no segmento de atuação. Para quem ainda não se sente pronto para o mercado, o curso oferece orientação prática para desenvolver habilidades e competências.

O MBA também te deixa atualizado com as tendências e novas descobertas tecnológicas que contribuirão com sua carreira. Enriqueça seu currículo e tenha um diferencial competitivo que vai além do diploma.

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