Por que você deve conhecer o curso de pós-graduação em Direito Societário?

  • Data de publicação
    3 de janeiro de 2023
  • Discussão
    Nenhum comentário

Conheça mais sobre a Pós-graduação em Direito Societário e como escolher esse caminho pode te trazer muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Em um país com mais de 1 milhão de advogados registrados pela OAB, ganha espaço aquele que oferecer mais diferenciais no mercado. Logo, se você está se formando e quer se destacar, investir em uma Pós-Graduação em Direito Societário pode ser o cenário ideal para seu desenvolvimento.

Esse curso de especialização traz muitas possibilidades na área jurídica, isso porque estão surgindo muitas startups no Brasil. Esse modelo de organização inovadora e escalável já ultrapassa 11.500 unidades ativas em todo o território nacional.

Diante desse contexto, seguir carreira como especialista no segmento é visto como um caminho promissor. Quer saber por quê? Continue a leitura desse conteúdo e vamos te mostrar as principais vantagens e por onde começar os estudos.

Boa leitura!

As vantagens de se investir em uma Pós-graduação em Direito Societário

O primeiro ponto que precisamos levantar é que: as melhores oportunidades sempre serão daqueles que se especializam. Essa já deve ser considerada uma das principais vantagens de cursar uma Pós-graduação, pois agrega valor e enriquece seu currículo.

Investir em Direito Societário é apenas mais uma das opções, mas que está em ascensão, principalmente com o número crescente das startups, como já falamos. Um levantamento feito pela Cortez e publicado na Gazeta do Povo, mostrou que o Brasil tem 11.562 organizações desse modelo ativas. Só na região Sul, são aproximadamente 2.585, correspondendo a 22% do total.

Assim, esses dados indicam haver espaço para você atuar na formação e manutenção de sociedades empresariais. Claro que, além disso, ainda existem as tradicionais corporações que continuam ativas e se desenvolvendo.

Contudo, são exigidas algumas habilidades do advogado, como bons conhecimentos cíveis, financeiros, contábeis e tributários. Isso porque há necessidade de amparar seus clientes quanto às questões de organização.

Essas e outras competências podem ser desenvolvidas durante a Especialização em Direito Societário. Confira, na sequência, alguns pontos relevantes a serem considerados:

Conteúdo pragmático e objetivo

O curso de Direito Societário tem por objetivo preparar o estudante para compreender o universo corporativo no âmbito de sociedades. Logo, são desenvolvidas questões como: governança corporativa, compliance, fusões e aquisições, direitos e deveres dos sócios e modelos institucionais.

São assuntos que permeiam o meio e ampliam outro segmento do campo, o empresarial. Mais para frente vamos falar sobre semelhanças e diferenças entres essas duas áreas. 

Assim, ser prático e objetivo são dois pontos fortes do curso e isso pode ser notado em sua grade curricular. São cerca de 25 disciplinas divididas em 360 horas/aula, sempre focadas no cenário atual das companhias e nos princípios do ramo. Conforme a grade da CESUSC, estas são algumas das disciplinas que podem ser cursadas:

  • Análise Econômica do Direito de Empresa;
  • Compliance nas organizações;
  • Proteção de Dados;
  • Comércio Eletrônico.

Mercado em alta devido ao aumento de startups

Vale apontar que, mesmo com a pandemia e todas as suas restrições, as startups continuaram aumentando durante 2021. A Revista Exame apontou um crescimento de 300%, fazendo o Brasil atingir o 20º lugar no ranking desse modelo de negócio.

Segundo a Revista Forbes, em relação à economia, esses números mostram um aumento nos investimentos, chegando a US$ 13,7 milhões em 2021.

É este cenário de novos negócios surgindo e ganhando espaço que proporciona novas oportunidades para advogados societários. Por isso cursos de Pós-graduação contam tanto em seu currículo. Pois as pessoas buscam por indivíduos qualificados para orientá-las e dar o suporte necessário durante o início da sociedade.

Networking que te ajuda a aprofundar no segmento

Estar inserido em um curso de Direito Societário vai proporcionar muitas experiências para o advogado. Sua rede de contatos pode aumentar consideravelmente, pois são diversos profissionais como colegas, professores e outras autoridades.

Apesar do público-alvo principal ser preponderadamente graduado em Direito, o estudo no segmento pode contribuir para contadores, administradores e economistas. Sem contar que, ao se destacar no âmbito, você tem mais chances de ser indicado por seus professores. 

O networking é uma ferramenta poderosa para qualquer carreira, pois dela podem surgir muitas oportunidades. Principalmente em um cenário tão amplo quanto o do Direito.

Diferentes ramos devido às inúmeras possibilidades de atuação

O profissional especializado em Direito Societário atua de maneira consultiva e preventiva, assessorando empreendedores e investidores. Entre seus encargos estão a elaboração e registro de sociedades simples e empresárias, aconselhando judicialmente o tipo de modelo adotado. 

Lembrando que são considerados tipos societários, a sociedade em nome coletivo, limitada, anônima, cooperativa e a em comandita simples. 

Dentro desse cenário são desenvolvidas funções relativas a fusões, aquisição de organizações, auditorias legais, blindagem patrimonial e planejamento tributário. Entre outras atividades estão o contencioso em casos de disputas pelo controle da empresa, dissolução, etc.

A importância do Direito Societário

O advogado societário está à frente de todas as questões que permeiam a estruturação e a reestruturação de sociedades no Brasil. Ele direciona as ações a partir dos princípios que regem e norteiam a área. São eles:

  • Liberdade de associação;
  • Princípio da liberdade de iniciativa e de concorrência;
  • Princípio da fundação social da organização e da responsabilidade dos sócios;

Quando duas pessoas decidem criar uma companhia e se tornam sócias, o primeiro passo é procurar um advogado especialista para orientá-las. Essa assessoria vai apontar qual o melhor modelo de organização que eles podem aplicar ao negócio para ter mais sucesso.

Com base no objeto social, nas necessidades e características de cada membro, é possível criar diretrizes assertivas para o projeto. Apesar de parecer uma tarefa simples, temos diversas legislações e aspectos burocráticos que dificultam o entendimento.

Qual a diferença entre Direito Societário e Empresarial?

O Direito Empresarial é um segmento que aborda todas as atividades voltadas para a criação de uma organização, desde a relação entre membros até questões de propriedade e domínio intelectual. 

Por outro lado, o Societário é uma ramificação dessa área com atuação focada no estudo de sociedades. Ademais, é esse profissional o responsável por orientar as fusões, assessorar investimentos e guiar a relação entre sócios.

Conheça mais sobre a CESUSC!

Agora que você já entendeu a importância de uma Pós em seu currículo, vamos te dizer onde estudar para crescer profissionalmente

A CESUSC é sinônimo de qualidade de ensino remoto e excelência acadêmica no Sul do país.

Com cursos alinhados ao seu momento profissional, trilhamos com objetivo de tornar o aprendizado mais prático. Portanto, a oferta de Pós-Graduação em Direito Societário e Empresarial é híbrida com uma carga horária de 360 horas/aula.

Se especialize em um mercado que está em constante crescimento e recheado de oportunidades. Assim, você vai se destacar oferecendo um serviço de qualidade para seus clientes.

Conheça mais sobre o curso acessando a CESUSC!