A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação (questionários) constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação. Esses questionários permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando os setores ou áreas que requerem melhorias.
Entre as atribuições da CPA podemos destacar: a condução dos processos de avaliação internos da instituição, tabular e divulgar os resultados da avaliação interna, bem como elaborar relatório para consulta da comunidade acadêmica e externa.
Os principais objetivos da CPA são: promover a participação de toda a comunidade no processo de avaliação institucional; apontar as potencialidades e as limitações do Centro Universitário em suas políticas acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão), políticas de gestão e infraestrutura.
No Centro Universitário, a CPA é composta pelos diferentes segmentos da comunidade acadêmica como, corpo técnico-administrativo, corpo docente, corpo discente e representante da sociedade civil.
Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Portaria GR nº 71/2024 – Processo Eleitoral Representação Discente CPA
♦ Ampliar o percentual de respondentes, no processo de Avaliação Interna em todos os Cenários;
♦ Atualizar o site do Centro Universitário referente às informações da CPA;
♦ Disseminar semestralmente as atividades e ações da CPA através de capacitações com Direção, Gestores, Coordenadores, Docentes, Discentes e técnicos -administrativos;
♦ Aprimorar o sistema de Avaliação institucional, seus formulários de coleta de dados, assim como seus relatórios de desempenho, contendo tabelas, quadros e gráficos informativos, para facilitar a gestão, junto a todos os envolvidos: Direção, Gestores, Coordenadores, Docentes, Discentes e técnicos administrativos e sociedade;
♦ Aprimorar a campanha para ampliar a divulgação do papel da avaliação institucional, dos resultados das avaliações e atividades e ações da CPA;
♦ Participar de todos os eventos internos e externos do Centro Universitário informando e coletando informações relevantes para melhorias;
♦ Acompanhar melhor os setores de pós, pesquisa e extensão para criar e atualizar as formas de avaliação e relatórios de tomada de decisão;
♦ Continuar com a avaliação dos setores junto ao planejamento do Centro Universitário;
♦ Aprimorar a confecção do Relatório de Autoavaliação Institucional postado em março de cada ano;
♦ Atualizar o mural da CPA no centro de Convivência e/ou corredores/sala;
♦ Dar continuidade e melhorar a Pesquisa de Clima Institucional;
♦ Revisar e atualizar o Regulamento da Comissão Própria de Avaliação;
♦ Esclarecer sobre os conceitos dos cursos (CPC e/ou CC) que estão na página da Faculdade para a comunidade acadêmica, estabelecendo a relação com a Avaliação Institucional;
♦ Aprimorar o Portal do Egresso;
♦ Dar continuidade aos WorkShops de apresentação das avaliações institucionais à comunidade acadêmica e à sociedade;
♦ Disponibilizar as avaliações institucionais por semestre (Docentes e Coordenadores) e anuais (Infraestrutura) e as demais conforme demanda.
Os instrumentos de Autoavaliação têm por finalidade verificar, por meio de seus 5 (cinco) Eixos Estruturantes, as dimensões, as categorias e os indicadores presentes no Projeto de Avaliação Institucional da Faculdade (PAIF), que são eles: Planejamento e Avaliação; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; Infraestrutura.
As orientações e os instrumentos propostos na Autoavaliação fundamentam-se na legislação educacional vigente (Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a Lei 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES) e reforçam o compromisso da Faculdade Cesusc com a qualidade de todos os serviços que oferece para a sociedade.
Para atingir os cinco Eixos Estruturantes da Autoavaliação a Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem realizado avaliações semestrais e anuais com a comunidade acadêmica. Confira abaixo os processos de coletas de dados das Avaliações Institucionais.
Envolvidos
Modalidade
Periodicidade
Envolvidos
Modalidade
Periodicidade
Envolvidos
Modalidade
Periodicidade
Envolvidos
Modalidade
Periodicidade
Envolvidos
Modalidade
Periodicidade
Veja abaixo os resultados das Avaliação Institucionais:
RESULTADO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2023
RESULTADO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2022
RESULTADO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2021
RESULTADO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2020
Resultado Avaliação Institucional 2019
Resultado Avaliação Institucional 2018
Resultado Avaliação Institucional 2017
Resultado Avaliação Institucional 2016
Resultado Avaliação Institucional 2015
Resultado Avaliação Institucional 2014
Resultado Avaliação Institucional 2013
A CPA tem adotado um processo de divulgação que consiste em 4 (quatro) momentos importantes, além da divulgação à comunidade acadêmica e externa do período de Avaliação Institucional:
Após a conclusão da coleta de dados das avaliações realizadas pelos discentes, docentes e técnico-administrativos, verifica-se a validade quantitativa das respostas e disponibiliza os seus resultados aos gestores, num período concomitante ao procedimento de análise dos resultados, a fim de possibilitar a participação dos mesmos no processo de análise parcial e de viabilizar medidas de resolução em tempo hábil;
Após a etapa de validação das respostas/resultados preliminares e da análise parcial, disponibiliza-se os resultados aos segmentos avaliados em tempo hábil para que os mesmos, particularmente o corpo docente, possam de posse dos resultados ter uma referência para buscar melhorias na sequência do desenvolvimento da dinâmica acadêmica;
Elaboração de relatório anual da Autoavaliação que consiste em analisar todos os resultados estabelecendo parâmetros de inter-relações entre os resultados obtidos pelos diversos segmentos da comunidade interna e externa envolvida no processo;
Tornar público à comunidade acadêmica uma síntese do relatório anual destacando os principais pontos positivos e aqueles aspectos que requerem ações de melhorias institucionais.
EXAME NACIONAL DO DESEMPENHO DO ESTUDANTE (ENADE)
Curso | Conceito 2009 | Conceito 2012 | Conceito 2015 |
---|---|---|---|
Administração |
4 |
4 |
4 |
Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
- |
- |
- |
Design de Interiores |
- |
- |
3 |
Direito |
3 |
4 |
5 |
Psicologia |
- |
4 |
5 |
ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC)
Período | IGC Faixa | IGC Contínuo |
---|---|---|
2009 |
3 |
2,814 |
2012 |
4 |
2,998 |
2015 |
4 |
3,073 |
A Avaliação Institucional para os Discentes, Docentes, Colaboradores e Egressos ocorrerá entre os dias 24 de outubro até 08 de dezembro de 2024.