Como melhorar seu planejamento de marketing digital e se destacar como profissional?

  • Data de publicação
    13 de dezembro de 2022
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O planejamento em Marketing Digital é indispensável para um serviço de qualidade. Descubra, aqui, como otimizar esse processo e se destacar como profissional!

Trabalhar com marketing digital não é nada simples ou que pode ser feito sem preparo pelo profissional. Antes de inserir seu cliente ou empresa na internet, é ideal que você faça um planejamento de marketing digital e ofereça serviços de qualidade para o nicho correto.  

Com mais de 4,62 bilhões de pessoas ativas nas redes, elaborar um plano de ação e encontrar seu público-alvo é indispensável. Ao apostar em estratégias assertivas você se destaca entre os demais.

Quer entender como fazer um bom planejamento? Continue a leitura e descubra a importância de focar em planos digitais e como melhorar as suas estratégias. 

Por que devo focar em um planejamento de marketing digital?

A proposta de uma campanha de marketing bem planejada garante bons resultados para a empresa. Como profissional da área, é sua função desenvolver estratégias assertivas, alinhadas à realidade e que gere lucro para o cliente.

O ambiente digital será seu campo de atuação e todas as decisões devem ser tomadas com base em análises do mercado. 

Vamos mostrar, na sequência, alguns números com base em algumas pesquisas, confira:

  • Segundo relatório da Digital 2022, 34,4% dos brasileiros utilizam as mídias sociais em prol do seu trabalho;
  • Ainda, 27,6% das pessoas entre 16 e 64 anos descobrem novas marcas por meio de anúncios online;
  • A pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, mostra que 94% das empresas adotaram estratégias baseadas no digital para seu crescimento;
  • Contudo, 95% reconhecem a necessidade de melhorar em alguns aspectos para aumentar os resultados.

Analisando essas informações, você precisa estar alinhado com as expectativas do mercado. Veja alguns pontos relevantes para focar no planejamento antes da ação.

Estratégia assertiva e otimizada

Quando uma campanha de marketing é jogada nas redes sem um direcionamento estratégico, as chances de dar errado são muito altas. Traçar um planejamento possibilita que as ações sejam mais assertivas e baseadas em dados.

Ademais, com um caminho definido você também estará otimizando o processo e reduzindo gargalos e custos desnecessários.

Maior lucro

Conseguindo alinhar as ideias com a estrutura de um plano, além de reduzir os custos, há um aumento no lucro. Isso porque há uma persona definida, logo, fica mais fácil gerenciar os leads que são ou não qualificados.

Desse modo, mais pessoas seguiram por todas as etapas do funil de vendas até adquirir o produto ou serviço.

Análises condizentes com a realidade

Informações são a maior vantagem de qualquer empresa, pois permitem uma visão mais realista do mercado. Ao planejar sua estratégia, os resultados obtidos estão mais alinhados com o que está, de fato, acontecendo.

Você passa a conhecer mais daqueles que estão engajados nas campanhas e consegue mais insumos para novas abordagens.

Como melhorar meu planejamento digital?

Se você já conseguiu definir persona, objetivos, responsabilidades e ações, talvez precise de algumas tarefas extras. Estar alinhado com as atualizações dos algoritmos vai favorecer seu trabalho, assim como conhecer as ferramentas certas para utilizar.

As análises e relatórios devem vir para entender os indicadores e encontrar pontos de melhoria. Veja algumas dicas de Marketing Digital para dar um upgrade em seu planejamento.

Alinhe-se às tendências do mercado

Estar atualizado é uma das principais tarefas do profissional de marketing, isso porque criar conteúdos interessantes requer conhecimento. Pensando nisso, separamos seis das tendências que mais se destacam para os próximos anos:

  1. Data Marketing: desenvolvimento de estratégias para ações de marketing baseadas em dados;
  2. Diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambiental: legendas em vídeos, campanhas ilustrando pessoas reais de diferentes etnias e posicionamento em relação às causas ambientais são peças-chave para o planejamento digital;
  3. Experiências híbridas: a utilização de diversos canais (omnichannel) é uma aposta alta para empresas que desejam ser vistas, mas que necessita de infraestrutura e tecnologia para funcionar;
  4. Marketing de Influência: os famosos influenciadores digitais assumem a função de promotores de algumas marcas;
  5. Vídeos Marketing: o formato vem ganhando força com o crescimento de plataformas como Tik Tok, Instagram e YouTube;
  6. Profissionais tecnológicos: isso mesmo, quanto mais versados em tendências tecnológicas, maiores serão as oportunidades para esse profissional.

Voltando à pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas, cerca de 31,32% das empresas utilizam ferramentas da área para a atração de novos clientes. Logo, você precisa dominar esses recursos para ser ainda mais assertivo em suas estratégias.

Tenha as ferramentas certas para seus projetos

Se você optou seguir o caminho do Marketing Digital, certamente compreende que a execução dos planos pode ser automatizada e otimizada. Isso porque existem uma série de ferramentas específicas para ajudar na rotina do profissional.

Ainda sobre a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas, a média de recursos utilizados pelas empresas é 10. Entre as principais escolhas estão:

  • Disparo de e-mail marketing (Automação de marketing): 59,2%;
  • Agendamento de postagens em redes sociais: 53,0%;
  • Mídia Paga (Ads): 39,4%;
  • Pop-ups e Landing pages: 38,5%.

Por se tratarem de muitos recursos, você pode sugerir a utilização de um CRM para a companhia, como forma de integrar alguns. O que importa é ter a tecnologia como aliada e saber direcionar suas atividades para alcançar resultados positivos.

Análise SWOT

A matriz de análises procura identificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, entendendo o posicionamento da empresa frente ao mercado. Os principais objetivos de aplicar esse método podem ser percebidos como:

  • Identificação dos elementos fundamentais para uma gestão efetiva;
  • Preparação de ações estratégicas;
  • Fortalecimento de pontos positivos e redução dos negativos;
  • Indicação de melhorias ou de problemas que precisam ser resolvidos;
  • Criar uma visão ampla de análises internas e externas.

Essa perspectiva do cenário externo e interno permite que as decisões tomadas estejam baseadas em informações reais. Veja um exemplo de como a matriz é construída e combina os dados do seu negócio:

  • Fraquezas + Ameaças = Sobrevivência;
  • Fraquezas + Oportunidades = Crescimento;
  • Forças + Ameaças = Manutenção;
  • Forças + Oportunidades = Desenvolvimento.

Mantenha relatórios e métricas atualizados

Os indicadores de performance precisam estar ativos e atualizados durante todo o desenvolvimento de uma campanha. Desse modo, o foco deve estar nas principais métricas que surgem a partir de métricas de:

  • Resultado;
  • Processo.

Lembre-se que os KPIs bons podem ser mensurados e analisados com facilidade por meio de gráficos e números. O objetivo aqui é gerar atratividade para a marca e assim ter mais pessoas engajadas com o produto.

Logo, para acompanhar de perto os indicadores, mantenha um gerenciamento de relatórios eficientes. A organização das informações vai contribuir para você continuar aperfeiçoando a estratégia do seu cliente.

Dica extra: Tenha um MBA em Comunicação Digital

Uma forma de se manter atualizado com as tendências do mercado é investindo em uma Pós-Graduação. O MBA em Comunicação Digital trata-se de um curso essencialmente abordado na prática com fundamentação teórica e vivência de mercado. 

O ensino aqui é destinado para todos que possuem diploma de graduação e desejam se aprofundar em questões de comunicação e letramento digital.

Mas onde estudar? A CESUSC se coloca como referência em educação e oferta especializações alinhadas ao seu momento. Conheça os diferenciais do nosso MBA:

  • Corpo docente composto de profissionais autoridades em seu segmento;
  • Possibilidade de inserção imediata no mercado;
  • 40 horas de laboratório.

Além disso, o programa está dividido em trilhas de conhecimento:

  • Marketing Digital – Overview, tendências e estratégias;
  • Negócios e Ciências de Dados;
  • Dados e Pessoas;
  • Comunicação Criativa;
  • Alta Performance Digital;
  • Alto Desempenho em Negócios Digitais.

Muito mais que um diploma, a CESUSC te dá a oportunidade de se colocar como um profissional qualificado e se destacar entre os demais. 

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