Qual a importância de se aprofundar no Direito das Famílias na atualidade?

  • Data de publicação
    25 de novembro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

A aquisição de novos conhecimentos é fundamental para a oferta de serviços melhores a seus clientes. Destaque-se  com uma Pós em Direito das Famílias!

O Direito das Famílias é um segmento extremamente amplo e com muitas possibilidades para atuação do advogado. Lidar com as relações familiares é um trabalho que precisa de muito estudo, entendimento das leis e atualização constante.

Para quem está se formando na graduação e ainda não sabe qual caminho seguir, ingressar nesse mercado pode ser muito vantajoso. São milhares de casos envolvendo casamento, divórcio, adoção, guarda dos filhos, partilha de bens, entre outros.

Contudo, é preciso estar ciente da necessidade de lidar com a complexidade de cada causa e saber direcionar o cliente da melhor forma. Uma Pós-graduação em Direito vai te dar o suporte necessário para se destacar na área.

Pensando em te ajudar a compreender mais sobre o assunto, a CESUSC preparou esse artigo. Continue a leitura para conhecer as principais mudanças do ramo e todas as possibilidades que você vai encontrar neste nicho.

Boa leitura!

VOCÊ CONHECE AS MUDANÇAS NO DIREITO DAS FAMÍLIAS?

Ao longo dos anos aconteceram muitas mudanças na prática jurídica atrelada ao campo familiar. Com isso, a necessidade dos profissionais em se atualizar para o mercado cresceu consideravelmente.

Tipificação do crime de perseguição pela internet, divórcio unilateral, aumento dos casamentos, são apenas algumas das alterações nas normativas e legislações. 

De janeiro a novembro de 2022 foram registrados mais de 765.000 casamentos em todo o país. Esses dados foram coletados por meio do Portal da Transparência do Registro Civil, no ARPEN.

Segundo o Artigo 226, da nossa Constituição Federal: “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”. Contudo, o que está escrito no documento deve considerar as mudanças sociais, como os inúmeros tipos de famílias que se tornaram visíveis.

Por exemplo, podemos citar algumas como: união estável, monoparental, homoafetiva e homoparentalidade. Vale lembrar que esse segmento possui seis princípios norteadores:

  1. Solidariedade familiar;
  2. Igualdade entre os filhos;
  3. Igualdade entre cônjuges e companheiros;
  4. Não intervenção ou liberdade;
  5. Maior interesse da criança ou adolescente;
  6. Afetividade.

Assim, o advogado que seguir por esse caminho deve ter consciência sobre a carga emocional que as causas carregam.

QUAIS AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NESSE RAMO?

Existem muitas possibilidades para quem atua no ramo de Família e Sucessões, e elas são divididas em três formas:

  • Consultiva: com o propósito de dar orientações para seus clientes em relação a ações jurídicas;
  • Conciliadora: seu intuito é conciliar as causas litigiosas, visando a tomada de decisões mais objetivas;
  • Contenciosa: atuação focada no único recurso  para solucionar o problema, a ação judicial.

Um profissional capacitado tem em suas mãos os recursos necessários para defender os interesses de seus clientes. Para elucidar melhor as possibilidades da área vamos mostrar alguns casos que podem ser encontrados enquanto advogado nesse segmento:

  • Separação judicial consensual, extrajudicial ou litigiosa;
  • Execução e ação de alimentos;
  • Medidas cautelares;
  • Investigação de paternidade;
  • Testamento e doações;
  • Inventário e partilha de bens judicial ou extrajudicial.
POR QUE DEVO ATUAR NESSE SEGMENTO?

O segmento do Direito que envolve a convivência familiar é um mercado amplo para profissionais que desejam crescer. Se você procura por estabilidade financeira, aquisição de novos conhecimentos e melhor qualidade de serviço, essa é uma boa opção.

O advogado com interesse em apresentar um diferencial competitivo ao mercado nesse setor deve investir em uma Pós-graduação de Direito. A especialização no ramo tem o potencial certo para alavancar a carreira e manter uma carteira de clientes ativa.

Ademais, se aprofundar nos conteúdos envolvendo Direito de Família e Sucessões traz alguns benefícios. Confira, na sequência, as principais razões para atuar nesse segmento: 

  • Maior área de atuação;
  • Mercado estável;
  • Adaptação e flexibilidade de perfil profissional.
MAIOR ÁREA DE ATUAÇÃO

O profissional formado em direito possui um leque amplo para atuação no mercado. Algumas das principais atuações: relações oriundas do casamento, trabalhos com relações de parentesco, adoção, testamentos e relação monoparental.

Com uma formação complementar focada no assunto, o advogado se desenvolve, tornando-se mais preparado para lidar com processos familiares. Por exemplo, habilidades de mediar e negociar, responsabilidades, ética e a aplicação prática das normativas do segmento.

MERCADO ESTÁVEL

A constante evolução de pensamento das pessoas abriu as portas para novas configurações que vão surgindo. Desse modo, o mercado de trabalho do setor procura profissionais cada vez mais especializados, para atender as exigências do público.

O advogado que deseja ter sucesso na carreira precisa de qualificações que gerem autoridade para seu nome. O processo de aprendizado contínuo permite um melhor atendimento ao cliente e a atualização das últimas tendências no ramo.

ADAPTAÇÃO E FELXIBILIDADE DE PERFIL PROFISSIONAL

O Direito das Famílias é uma área mutável que precisa de pessoas adaptáveis para lidar com diversas situações. Um exemplo é a falta de providências específicas na lei para relações monoparentais e a necessidade de ser assertivo nos processos.

Assim, se escolher esse caminho é preciso desenvolver algumas habilidades como:

  • Capacidade de negociação em conflitos familiares;
  • Compreensão de linguagem verbal e comunicação não violenta.
A CESUSC TE AJUDA NESSA!

A Pós-graduação em Direito das Famílias e Sucessões oferecida pela CESUSC é indicada para advogados, bacharéis e operadores do Direito. O curso de especialização é totalmente remoto e seu foco está nas relações familiares e as mudanças do novo CPC.

O objetivo está associado com uma qualificação profissional em dupla vertente de formação. Entre os diferenciais que a CESUSC apresenta podemos destacar: 

  • Referência em educação no sul do país;
  • Aprendizado voltado para a prática;
  • Excelência acadêmica;
  • Prêmios e notas de excelência em relação ao Enade e OAB.

Com o lema “Muito além do diploma”, a instituição oferece ensino de qualidade, investindo continuamente na qualificação dos docentes.

Venha conhecer mais sobre nossa Pós em Direito das Famílias e invista no seu crescimento profissional com quem acredita em você!