O que você precisa para ter bons rendimentos como síndico profissional

  • Data de publicação
    16 de novembro de 2021
  • Discussão
    Nenhum comentário

A expansão dos condomínios é uma realidade e oferece inúmeras oportunidades, a mais evidente delas é o crescimento da profissão de síndico profissional

Não é de hoje que a administração nos condomínios passa por mudanças. Ela vem se moldando ao mercado e sofre mudança de rota. Esses novos rumos são consequência de muitos acontecimentos e fatores interligados.

E, sem a menor sombra de dúvida, a pandemia tem seu papel de destaque nesse cenário. Ela não foi a causadora das mudanças, entretanto ajudou a acelerar tendências e ações que já estavam em curso no que se refere à administração de condomínios.

Ou seja, o que antes era um segmento amador, se viu forçado a buscar profissionalização! Principalmente com o dinamismo desse mercado e a expansão de unidades condominiais. E, para contribuir com as mudanças, o eterno sonho do brasileiro de ter sua casa própria ganhou reforço com a ajuda de incorporadoras e com o aquecimento imobiliário.

Síndico profissional – profissão com altos salários

Estamos falando de condomínios, então precisamos falar do papel do síndico. Na sua opinião, como fica o síndico nessa história toda? Você ainda pensa que o síndico é o morador do condomínio aposentado que dispunha de tempo para tal função? Reveja seus conceitos. Ou seja, “aquele senhor aposentado que queria se ocupar de alguma forma” – cedeu espaço para o síndico profissional..

O que antes era um mercado amador e incipiente, cresceu. E se profissionalizou! Segundo algumas pesquisas, em São Paulo, cidade com demanda de moradia e muitos condomínios, há cerca de 10 anos menos de 0,05% dos condomínios eram administrados profissionalmente. Hoje não é mais assim!

A realidade atual é que de 12 a 14% dos condomínios em São Paulo contam com a administração de um síndico profissional. E a capital da Bahia, Salvador, segue o mesmo caminho. Com 8 a 10% de seus condomínios sendo administrados profissionalmente. Para confirmar esse fato, a estimativa é que em um futuro bem próximo, e estamos falando de, no máximo 03 anos, 50% dos condomínios sejam administrados por um síndico profissional.

Um outro dado que vai ao encontro dessas informações foi apresentado na primeira edição do CondoConta Summit, evento totalmente virtual realizado no último dia 06 de novembro. Em um dos painéis, o foco foi a pesquisa “Os desafios do cotidiano na gestão condominial“. A boa notícia é o salário desse síndico profissional. Para 25,20% dos respondentes da citada pesquisa, sua renda mensal é superior a oito salários mínimos e 34,19% dos síndicos profissionais ocupam o atual cargo entre dois e cinco anos.

Também, segundo a mesma pesquisa, 8,2%, o que é quase metade dos pesquisados, concluíram  um curso de pós-graduação. Essa informação  não foi surpresa para nós, aqui da pós-graduação da Faculdade Cesusc. Atentos para o crescimento desse mercado, nós acabamos de iniciar a primeira turma, agora, no fim do mês de agosto, do curso de pós-graduação em Direito e Administração de Condomínios, o primeiro do sul do Brasil.

O curso foi planejado justamente para atender esta demanda crescente do mercado, situação que já chamava a nossa atenção aqui na Faculdade Cesusc. O curso complementa uma tradicional pós-graduação na área de negócios imobiliários que já está na 9° turma e cuja demanda é crescente, ano após ano.

Seja um síndico profissional – requisitos básicos

Além de tempo e preparo, conhecimento é primordial.  As novas normas, a mudança da CLT, as questões ambientais,precisam ser revistas. Além disso, o uso crescente da tecnologia como ferramenta básica de auxílio na gestão demanda a profissionalização do síndico. Por isso a necessidade do síndico profissional.

Esta é uma profissão como qualquer outra, que apresenta uma curva ascendente de consolidação e aprendizado. Dentre as habilidades mais urgentes do profissional que aspira tornar-se síndico profissional estão as conhecidas, e indispensáveis, soft skills. Entre elas destacam-se a gestão e otimização do tempo e a formação de equipes de alto desempenho.

Quando se fala em soft skills, a resiliência e a destreza na mediação de conflitos são essenciais.  Além disso, um outro aspecto muito importante para o síndico profissional é conhecer seus atributos, seus valores e mapear o seu perfil profissional.

Ao fazer isso, ao conhecer suas possibilidades de atuação e de ter domínio de si, o profissional tem inúmeras vantagens. Adiciona-se, também, desenvolver a liderança e montar uma boa equipe de apoio. Desse modo o síndico profissional consegue dar conta de administrar vários condomínios em sua carteira de clientes e atender a todos de forma qualificada.

Saiba diferenciar o síndico profissional e os oportunistas

Um dos aspectos que demanda atenção nesse novo mercado, da mesma forma que em outras áreas de atuação profissional, é o cuidado com os oportunistas. Aqueles falsos profissionais, na verdade, nada preparados. Por isso é importante buscar qualificação, ou seja, cursos reconhecidos, de instituições sérias e com tradição no mercado. Dessa forma, a teoria, aliada com a prática profissional e a experiência no mercado em que atua são pré-requisitos essenciais para o síndico profissional.

Assim, você abre portas para novas possibilidades profissionais. A recomendação do serviço do síndico, da mesma forma que no mercado corporativo, é a chave para a aquisição de novos clientes. Assim como existem CEOs reconhecidos e disputados no mercado corporativo, o síndico profissional garante sua reputação e aumento de clientes por ser recomendado pelo bom serviço prestado.

Os desafios da profissão de síndico profissional

Muitos são os desafios na administração condominial na atualidade. Um deles, por exemplo, é a locação de imóveis usando aplicativos. Como o síndico vai gerenciar isso? Pense na situação de ter moradores eventuais em seu condomínio. Como preparar os colaboradores, os prestadores de serviços e até mesmo os condôminos, para lidar com visitantes vindos de diversos lugares. Ou, até mesmo, visitantes de fora do país e que ficam por alguns dias somente.

Além disso, uma outra situação é o uso cada vez mais consolidado da tecnologia. Este é o caso das assembleias virtuais, adaptação gerada pela pandemia, que veio para ficar e já foi reconhecida legalmente.

Outro aspecto, também importante, é a permanência das pessoas mais tempo em casa. Com isso houve o surgimento de minimercados e comércio dentro do condomínio. Como gerenciar a situação? E o que fazer quando há conflitos a serem solucionados e mediados? O síndico profissional saberá lidar com essas circunstâncias?

Se ele estiver bem amparado teoricamente, sim! Por isso a importância da qualificação e aperfeiçoamento profissional. Cursos que ofereçam teoria e prática e que sejam estruturados. Ainda, com professores atuantes na área e conteúdo específico para atender profissionais de diversas profissões que decidiram aproveitar a oportunidade de bons ganhos nesta área condominial.

Este é o tipo de situação em que o investimento em pós-graduação vale a pena.  Cursos feitos para atender o mercado, como é o caso da pós-graduação em Direito e Administração de Condomínios, oferecido pela Faculdade Cesusc.

Saiba sobre as tendências para condomínios e a profissão de síndico profissional

O surgimento de novos empreendimentos, tais como os condomínios clube pedem uma administração capacitada, ou seja, um síndico profissional.

Outro aspecto, também importante, é a substituição de alguns serviços e atividades antes desempenhadas por um funcionário. Atividades transformadas pelo uso cada vez maior da tecnologia, como é o caso da portaria remota. Essa medida reduz custos, aumenta a segurança e a confiabilidade do resultado oferecido.

Ainda, seguindo nessa linha de novidades, vamos falar de economia colaborativa dentro dos condomínios, com espaços compartilhados, como lavanderia compartilhada e coworking.

E por último, outra tendência, igualmente em alta, é um app exclusivo para o condomínio. Com ele, por exemplo, é possível selecionar para quem enviar os avisos. No app você opta por enviar para todo o condomínio, apenas um bloco, um apartamento ou morador específico. Da mesma forma, por ali os moradores têm autonomia na hora de reservar áreas comuns do condomínio e conseguem ter em mãos o controle financeiro.

Estas e outras demandas reforçam a necessidade de uma gestão de condomínios profissional, compartilhada, com uma equipe bem liderada, otimização do tempo e eficácia nas soluções, de um modo geral, e em todos os aspectos.

Por isso, o síndico profissional precisa contar com o suporte de uma rede de prestadores de serviço. O seu desafio é gerenciar o tempo para que consiga atender várias unidades condominiais, prestar serviço de qualidade e fazer a interligação com os condôminos, a administradora e sua equipe de apoio. Um desafio e tanto! Contudo, perfeitamente executável para aqueles que estão bem preparados, munidos da informação precisa e, mais importante, instruídos para usá-la adequadamente.

Aumento da participação feminina

Por fim, uma boa notícia para as mulheres! De acordo com a já citada pesquisa realizada pelo CondoConta, a participação feminina neste ramo de atuação segue em alta. Isto porque (e você deve perceber isso)  as mulheres estão, cada vez mais, investindo em capacitação e apostando em áreas que antes eram de domínio exclusivo da população masculina.

A administração feminina, de um modo geral, é mais detalhista e mostra uma escuta mais eficaz. Então, principalmente, quando se trata de mediar conflitos, receber reclamações e resolver pendências – situações comuns em condomínios – as mulheres se mostram mais assertivas e melhores ouvintes do que os homens.

Outrossim, experientes na administração doméstica, o desafio para elas é reproduzir o microambiente familiar em uma gestão macro e formar uma rede de apoio que realmente funcione. Com o adicional de informação, capacitação para, finalmente, aproveitar os benefícios de um salário acima da média de mercado.

Reflita sobre isso. Quem sabe esta é a oportunidade que você estava procurando para dar aquela guinada na carreira? Prepare-se e encare esse novo caminho. Quer saber mais sobre capacitação? Nós preparamos você, com nosso curso de pós-graduação.  

Nossos professores são experts nesse mercado e estão por dentro das inovações na área. Acesse nosso ambiente e veja as informações do curso de pós-graduação em Direito e Administração de Condomínios.