Descubra oportunidades de carreira com a Avaliação Psicológica

  • Data de publicação
    23 de novembro de 2021
  • Discussão
    Nenhum comentário

Você é psicólogo e quer fugir do generalismo da profissão? Invista nas muitas possibilidades de atuação com a Avaliação Psicológica

Todos sabemos que testes e avaliações são parte do dia a dia. Antes mesmo de iniciar a escola estamos sendo testados. E no momento que começamos os estudos o processo se intensifica. E não é só na escola, também em casa, com os amigos, em situações de convívio social. Já deveríamos estar habituados. Porém, avaliação é uma palavra que intimida.

Como os psicólogos tiram proveito da Avaliação Psicológica?

A avaliação psicológica é um processo, que usa diferentes e variadas técnicas. E, é muito importante salientar: só pode ser realizada por um profissional da psicologia. Ou seja, somente um psicólogo graduado pode realizar uma avaliação psicológica.

Você percebe um nicho de mercado para os psicólogos? Sim, e esse nicho cresce cada vez mais. Muitos profissionais viram sua demanda de atuação aumentar com o advento da pandemia do Covid-19. Em muitas frentes de atuação.

Este processo, que tem base científica, usa muitos instrumentos para alcançar seu fim. Pode ser uma entrevista somente. Podem ser aplicados testes. A avaliação pode acontecer somente em 01 encontro ou pode demandar várias sessões.

E, vale salientar, após a avaliação psicológica deve ser feita uma devolutiva do processo. Pode ser um laudo ou uma entrevista de devolução. Mas o feedback é mandatório. Existe regulamentação para isso. É a lei.

No próprio site do Conselho Federal de Psicologia, é possível encontrar uma cartilha para orientar os profissionais. É possível entender os passos mínimos para fazer uma avaliação psicológica. Além dos seus limites e as resoluções a respeito.

Ainda, foi criado, pelo CFP, o SATEPSI, que é um sistema de avaliação dos testes psicológicos. Vale a pena investir na área. O retorno financeiro é grande para aqueles profissionais qualificados.

Muitas possibilidades de atuação

Quem demanda uma avaliação psicológica? Como entrar nesse mercado profissional?

Você que é psicólogo e está lendo esse texto, pode estar se perguntando. Como começar? Por onde iniciar nessa área?

Um dos caminhos mais fáceis é atuar no ambiente escolar. Atualmente há uma procura por avaliação psicológica seja da escola ou dos pais. Talvez porque estamos falando mais, e mais abertamente, sobre transtornos de aprendizagem. Também se discute a respeito de crianças com déficit de atenção. E, ainda, crianças autistas inseridas na sala de aula. Outro viés é a  orientação vocacional na escola. Além do atendimento especializado e humanizado. Feito por profissionais qualificados. É aqui que entra o psicólogo e a avaliação psicológica.

Outro campo de atuação são as avaliações para obter a CNH (a tão sonhada carteira de motorista). É preciso um psicólogo para fazer a avaliação psicológica desse futuro condutor. Da mesma forma para conseguir o porte de armas. Precisa de avaliação psicológica.

Se você gosta da área da saúde, pode encontrar caminhos por ali. Você sabia que os pacientes que são submetidos a uma cirurgia bariátrica passam, necessariamente, por avaliação psicológica? E situações traumáticas? Acidentes graves. Também demandam esse tipo de ajuda profissional.

Na pandemia, muitos profissionais de saúde se viram submetidos a situações limite de esgotamento profissional e precisaram dessa ajuda especializada. Por isso, nesse campo, houve uma procura imensa pelo atendimento psicológico.

Nas grandes organizações em seus processos de recrutamento e seleção de colaboradores também se usa avaliação psicológica. Principalmente quando do isolamento social, com a necessidade de contratação das empresas – que não paralisaram suas atividades – e conduziram entrevista e seleção de forma remota.

O psicólogo judiciário também usa a avaliação psicológica. É um dos primeiros instrumentos de suporte neste contexto. O profissional se depara com muitas questões. Caso de interdição. Alegação de danos psíquicos. Entre outros.

E este profissional pode atuar de forma autônoma. Ou não! Quer dizer que pode ser contratado para atender um projeto específico. Por um determinado período. Com delimitação de tempo e/ou sessões. Ou pode ser um profissional efetivado. Um servidor público ou privado.
 

Onde buscar conhecimento na área?

Uma pergunta para você que é psicólogo. Lembra da disciplina de avaliação psicológica no seu curso de graduação em Psicologia? Você lembra do seu professor?

Sem dúvida, todos sabemos, a graduação é um curso generalista. E deve ser assim. É o momento de o estudante analisar e talvez escolher seu caminho profissional. Por isso deve ser apresentado a todos os aspectos e miríades de possibilidades profissionais.

Feita a escolha, então é o momento de partir para a especialização. Um curso de pós-graduação é a melhor escolha.  Aqui a urgência de tempo vai definir se você faz uma pós strictu sensu, ou seja, um programa de Mestrado. Ou parte para algo mais rápido, porém igualmente eficiente, uma pós-graduação latu sensu.

Qual o mais recomendado? São escolhas.

O importante é verificar os professores do curso, sua atuação e expertise. Aqui na Faculdade Cesusc, por exemplo, oferecemos um programa de pós-graduação lato sensu.

O nosso curso acontece em 18 meses, tem 400 h/a. Destas, 10% do curso, ou seja, 40h acontecem em laboratório. São aulas práticas. Além disso oferecemos a comodidade de ter todas as aulas de modo remoto e, necessariamente, ao vivo. E os professores que ministram a grade curricular? Nosso corpo docente é formado, quase que 100%, por doutores.

E a coordenadora do curso é referência no assunto. Isto é o que falamos sobre cursos com autoridade, com credibilidade de ensino e garantia de uma experiência produtiva de aprendizado.

Você conseguiu vislumbrar um campo novo de atuação? Então agora é o momento de buscar mais conhecimento e tirar vantagem dessa demanda de mercado.

Normalmente esta época do ano é o momento de planejar o próximo. De buscar aquela mudança de carreira ou descobrir nichos no mercado.

Reinventar-se e redescobrir a profissão. Acesse nosso site e veja O curso de Pós-graduação em Avaliação Psicológica oferecido pela Faculdade Cesusc e saia na frente.

Bora lá??