LOCAL DO CURSO: SEDE SC-401
O profissional formado no Curso de Produção Multimídia estará habilitado para fazer a captação, a edição, a pós-produção, o tratamento e a animação de conteúdos digitais para uma gama diversa de aplicações. O curso também se preocupa em formar profissionais críticos, capazes de construir um projeto de vida e profissional baseado em valores éticos e de cidadania.
DIFERENCIAIS
VOCÊ VAI SE PREPARAR PARA
◦Trabalhar com design gráfico e digital: criação de logos, peças gráficas, Branding, identidade visual, diagramação, ilustração, produção e edição de imagens
◦Edição de vídeo com os softwares utilizados do mercado .
◦Animação de design.
◦Captação de vídeo, direção e fotografia.
◦Trabalhar com Marketing Digital e Social Media, realizando a gestão de conteúdo para Instagram, Facebook e YouTube.
◦Desenvolvimento de plataformas web como blogs, portais de comunicação e landing pages.
◦Design de interfaces web e mobile com foco em soluções de mercado
◦Storytelling para séries, cinema, animações, TV e publicidade.
◦User Experience & User Interface (UX/UI).
◦Animação 2D e 3D para diversas mídias, como web, cinema, publicidade e outros.
◦3D Digital Arts para diversos fins como design, vídeos, conceitos, criação de marcas, realidade virtual, aumentada e efeitos especiais.
◦Produção de conteúdo para portais web de comunicação, redes sociais, YouTube e outros.
◦Processo de desenvolvimento softwares mobile em plataforma assistida
PERFIL DO EGRESSO
◦O mundo está cada vez está cada vez mais multimidiático e a junção das mídias com a tecnologia é cada vez mais urgente. Consumimos arte digital todos os dias, ao consumir redes sociais, vídeos no Youtube e conteúdos em plataformas de streaming como Netflix, Disney + e outros. As empresas investem cada vez mais na comunicação e design tal como na divulgação nos diferentes meios de comunicação e mídia e o audiovisual cresce cada dia mais.
◦O profissional da área de multimídia nunca foi tão requisitado. Para você se destacar nesse mundo cada vez mais conectado e interativo, o curso de Produção Multimídia da Faculdade Cesusc multiplica suas possibilidades de atuação, preparando você para produzir para o Youtube, para as redes sociais, portais de comunicação e muitos outros meios e plataformas. Desenvolvendo skills como Ilustração, Design Digital, Marketing Digital & Social Media, Edição de Vídeo, User Experience, Storytelling, Animação, 3D Digital Arts, Branding, Realidade Virtual, entre outras. Seja um profissional que utilize essas habilidades e conhecimentos para a criação dos mais diversos conteúdos, desde publicidade para as mídias tradicionais, até novas formas de entretenimento audiovisual e em diferentes redes sociais.
◦Alinhado com as novas tendências de tecnologia e entretenimento, como Realidade Virtual e Realidade Aumentada , você vai se tornar um profissional hands-on e dominar design, imagem, som, vídeo e conteúdo, com uma capacidade de produção multiplataforma e digital. E, ainda, no final do seu curso, você pode criar a sua própria startup, desenvolvendo soluções reais para um produto ou serviço nas áreas de multimídia, e utilizando as novas tecnologias, softwares e mais avançadas técnicas de produção.
FAÇA SUA INSCRIÇÃOEsta característica faz com que o aluno possa se adaptar rapidamente ao mercado de trabalho cursando as matérias que forem mais propícias para a sua trajetória e sem a exigência de pré-requisitos.
O curso enfatiza as atividades interdisciplinares buscando uma forte associação entre a teoria e a prática. Os alunos também participam do Projeto Multidisciplinar Integrador, que permite que eles entendam o processo completo de uma produção multimídia.
O corpo docente do curso têm experiência acadêmica e vivência do mercado. A sintonia fina do curso com o setor também é desenvolvida através da parceria com o Projeto Link Lab da Acate e com a análise contínua das demandas das empresas e instituições da Grande Florianópolis.
Carreira
A Produção Multimídia vai muito além das mídias digitais ou do marketing digital. A atuação do profissional desta área abre uma série de oportunidades em organizações públicas e privadas que demandam profissionais qualificados na produção multimídia.
Mercado de Trabalho
Houve uma explosão na demanda por profissionais do segmento de Tecnologia em Produção Multimídia por conta das transformações tecnológicas e de consumo. O profissional multimídia é preparado para atuar na área de comunicação na mesma medida em que ele pode empreender em seu próprio negócio.
O profissional formado nesta área pode atuar em empresas público e privadas que utilizam produtos e serviços de mídias digitais e suas tecnologias, como é o caso de empresas de comunicação e as três esferas de governo.
Outra área de atuação deste profissional é trabalhar em empresas do setor de TIC com o desenvolvimento de websites assim como na alimentação e na atualização de conteúdos pertinentes para estas empresas e os seus clientes.
O egresso da graduação Produção Multimídia da Faculdade Cesusc também poderá atuar na criação e no gerenciamento de ambientes digitais de comunicação, desenvolvendo mídias linguagens e suportes para este tipo de ambiente.
Os profissionais desta área também podem integrar equipes multidisciplinares que vão gerar e desenvolver interfaces para setores como o de telemedicina, EAD (educação a distância), produção de softwares e conteúdos para dispositivos móveis.
Outro campo de atuação para os profissionais formados na graduação Produção Multimídia é a dos jogos eletrônicos. O egresso pode formar as equipes de desenvolvimento e contribuir com a concepção e o desenvolvimento do design dos jogos levando em conta as suas diferentes características e destinações.
O profissional da área também pode atuar como mediador em projetos multidisciplinares, aplicando os seus conhecimentos com atitude empreendedora e com perfil de gestão. Outra alternativa é o próprio profissional empreender e criar a sua própria empresa multimídia.
Sem taxa de matrícula.
A bolsa de 40% é concedida apenas para alunos novos, ou seja, os ingressantes na primeira fase do curso através de processo seletivo realizado no ano 2023/1.
Todos os descontos não são cumulativos e estão condicionados ao pagamento do boleto no prazo.
Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.
Matriz curricular
Horário das disciplinas
ementas do curso
Aspectos de planejamento de design, projeto de interfaces gráficas (GUI) e ambientes digitais, arquitetura da informação, card sorting, ergonomia de software, interatividade em multimídia, metodologias de projeto, noções de análise de requisitos.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Planejamento visual, noções de composição, gráficos vetoriais e bitmap, tipografia, ferramentas digitais de criação e edição 2D, editoração digital, produção para design gráfico e digital.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Criação de modelos e objetos 3D, edição de surfaces, técnicas de texturização, iluminação, background. Aspectos de visualização, criação de ambientes para animação, criação de câmeras, planos e paths de câmera, renderização simples e avançada.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Roteiros lineares e narrativas não-lineares, redação para locução, trilhas sonoras e foleys, ambientação de personagens, planos de câmera, pré-visualização de cenas e contextos, análise de briefings e técnicas de apresentação de storyboard.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Gestão de projetos, planejamento audiovisual, noções de interatividade. Criação de projeto integrador que envolva aspectos da cultura digital contemporânea e a questão da inclusão social nas TICs.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Introdução à gameficação e uso de jogos digitais na aprendizagem. Interatividade e didáticas. Ferramentas de simulação, contextualização e resolução de problemas. Uso de recursos audiovisuais e multimídia como apoio à aprendizagem. Edutainment, educomunicação. Aprendizagem baseada em jogos digitais.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Planejamento de EaD, design instrucional, percursos de aprendizagem, produção multimídia. Gestão de equipes. Produzindo para diferentes plataformas. Criação, produção e gestão de curso EaD completo sobre sustentabilidade.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Técnicas cinematográficas, pré e pós-produção avançada em vídeo digital. Ferramentas de edição e pós-produção de vídeo. O áudio em multimídia. Formatos, arquivos, resoluções e suportes para áudio digital. Captação, edição, mixagem, masterização e pós-produção em áudio. Trabalhando com trilhas sonoras e foleys. O áudio como suporte ao vídeo, animação e interatividade.
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Princípios da animação digital, ferramentas de animação vetorial, bitmap em 2D. Criação e modelagem de personagens, ambientes e backgrounds 3D. Modelagem avançada 3D. Animação de personagens 3D. Renderização avançada.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Noções de lógica e algoritmo / noções de programação orientada a objetos / html 5, responsividade, recursos e métodos. Editando páginas html5. Servidores, protocolos e métricas web.
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Planejamento de marketing digital, empreendedorismo, marketing digital para pequenas e médias empresas. Direção de arte. Metodologias ativas. Criação de campanha digital sobre cidadania.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Estudos de interface, cognição e aprendizado em ambientes digitais. Usabilidade, seus métodos e testes. Aspectos culturais de IHC. A experiência do usuário nas interfaces gráficas, criação de interfaces em diferentes dispositivos e suportes. Design de interfaces, legibilidade, arquitetura da informação e acessibilidade.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Noções de programação de webapp e aplicativos nativos / html 5, responsividade, recursos e métodos. Sistemas operacionais, plataformas e ambientes gráficos. Uso dos recursos.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Introdução ao Inbound e Outbound marketing, conversão, remarketing, integração dos diferentes recursos de marketing digital. Criação de conteúdo relevante, ciclos de vida, personalização e contextualização. Gerando tráfego, mensurando resultados em Inbound marketing. Gerando mídia espontânea.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
As mídias sociais e sua importância para as organizações. Marketing nas redes sociais. Presença, feedback, monitoramento em mídias sociais. Campanhas de sucesso em mídias sociais. A importância da análise de dados. Web analytics, google analytics, análise de dados em redes sociais. Medindo resultados, gerando tomada de decisão.
Carga Horária: 40
Créditos: 4
Introdução ao marketing digital, principais elementos do marketing digital, SEO, SEM, mail-marketing, Adwords e campanhas online. Buscadores. Cases de campanhas de sucesso. Criação e monitoramento de campanhas adwords.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 80
Créditos: 4
coordenação
DIOGO GONÇALVES MARTINS
Graduado em Publicidade e Propaganda e Mestre em Design Gráfico, atua no ensino superior desde 2011, como professor e, mais recentemente, como coordenador de curso. Paralelo a isso, atua na área de publicidade e propaganda e de marketing, desde 2003. Em 2018 concluiu o Mestrado em Design Gráfico, especializando-se na área de UI/UX aplicados a Jogos Digitais Educacionais Infantis. Atualmente, além da área acadêmica, é integrante da equipe de marketing da FIESC, cofundador e organizador do CCQ (Circuito Catarinense de Quadrinhos) e presta consultoria em UI/UX para Startups.
Currículo lattescorpo docente
A palestra “Disrupção & Mercado – Gestão de Centros de Inteligência” faz parte de um programa de extensão criado a partir de uma parceria entre os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marketing,…
leia mais
Se você gosta de ouvir boas ideias sobre negócios, tendências, gestão, tecnologia, marketing, inovação e meio ambiente, não perca a palestra “Disrupção & Mercado – Gestão de Centros de Inteligência”, que acontecerá no dia 24…
leia mais
Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidades de Estágio em Administração Oportunidades de Estágio em Direito Oportunidades de Estágio em Gestão Comercial Oportunidades de…
leia mais
Na última quinta-feira (04), o professor Diogo Martins, coordenador do curso de Produção Multimídia do UNICESUSC, esteve na sede da Adobe, em São Paulo, para participar do programa de parcerias da empresa com universidades. O…
leia mais
Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidades de Estágio em Marketing Oportunidades de Estágio em Direito Oportunidades de Estágio em Administração Oportunidade de Estágio…
leia mais
Palestrantes de altíssimo nível, trajetórias de sucesso, ideias e reflexões pra lá de inspiradoras, conhecimento de sobra, oportunidade de networking, entrada gratuita, conforto, animação, clima bom, gente boa e muito mais: haja criatividade pra inventar…
leia mais