Gestão de Recursos Humanos – EAD

MEC CONCEITO 4
  • Até 50% de desconto
  • Duração
    2,5 Anos
  • Modalidade
    Online

CURSO ON-LINE

Um dos grandes desafios das organizações atuais é montar, desenvolver e manter equipes de excelência. O Curso de Gestão de Recursos Humanos foi desenvolvido para atender a demanda por profissionais que atuem na gestão de suas equipes ou nos setores de Recursos Humanos, desenvolvendo competências tanto em Processos de RH e em Legislação Trabalhista, quanto em Gestão de Pessoas e Equipes. Com base em sólida fundamentação e muita aplicação, o curso formará profissionais aptos a conduzir o capital humano nas organizações.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

SINTONIA FINA COM O MERCADO

Com uma matriz curricular elaborada com base nas demandas do mercado e com professores qualificados e com ampla experiência profissional, o curso prepara o estudante para atuar como protagonista no mercado contemporâneo, cada vez mais exigente.

FLEXIBILIDADE PARA ESTUDAR

Como esta Graduação é oferecida na modalidade Online, o estudante pode adaptar a sua agenda com os estudos, sabendo que cada aula tem previstas 10 horas de atividades.

CARREIRA

Amplo campo de atuação, já que as empresas de todos os setores e portes demandam profissionais para atuar na Gestão de Pessoas ou nas áreas de Recursos Humanos. O curso formará profissionais aptos a gerenciar pessoas, equipes e processos de Recursos Humanos nas organizações.

MERCADO DE TRABALHO

A globalização, a rápida evolução tecnológica e instantaneidade das comunicações obrigam as empresas a se reinventarem e inovarem continuamente e o fator humano torna-se decisivo nas organizações de todos os portes. O profissional da área que domina os fundamentos e as técnicas da Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos, e consegue montar, desenvolver e manter equipes que atuem com sinergia, é altamente disputado e valorizado no mercado de trabalho.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Gestão de Pessoas

Atuar como gestor de pessoas, motivando talentos e alinhando competências humanas às estratégias e objetivos da organização.

Liderança de Equipes

Transformar grupos de indivíduos em equipes de alta performance, promovendo sinergia para alavancar a criatividade e a inovação na organização.

Gestão de Processos de Recursos Humanos

Atuar nas atividades inerentes à Gestão de Recursos Humanos, como Recrutamento e Seleção, Treinamento, Qualidade de Vida no Trabalho, Remuneração e Carreiras, Gestão do desempenho.

Departamento de Pessoal

Atuar nas atividades do Departamento de Pessoal, gerenciando e operacionalizando rotinas de pessoal, com forte embasamento em Legislação Trabalhista e Previdenciária.

Consultoria de Recursos Humanos

Prestar consultoria interna e externa, atuando como Business Partner, alinhando as áreas de negócio e o setor de Recursos Humanos e orientando líderes nas funções de Gestão de Pessoas e Equipes.

Desenvolvimento Humano e Organizacional

Promover a desenvolvimento individual e organizacional, gerenciando processos de aprendizagem e mudança e promovendo a diversidade e a inclusão.

Sem taxa de matrícula.

A bolsa de 50% é concedida apenas para alunos novos, ou seja, os ingressantes na primeira fase do curso através de processo seletivo realizado no ano  2023/1.

Todos os descontos não são cumulativos e estão condicionados ao pagamento do boleto no prazo.

Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.

PARA INFORMAÇÕES DE VALORES CLIQUE AQUI

Matriz curricular

Portaria Ministerial nº 835 de 29/11/2018, publicado no DOU de 30/11/2018

Horário das disciplinas

ementas do curso

Comportamento Organizacional

As pessoas nas Organizações: a psicologia do trabalho humano. O Relacionamento Humano nas Organizações. O papel do Gestor: liderança e poder. Motivação no Trabalho. Teorias Motivacionais. Diversidade nas Organizações. Interação Social.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Direito Empresarial

Conceito e Princípios do Direito. Direitos Humanos. Direito Empresarial. Estabelecimento Empresarial. Teoria da Empresa. Estabelecimento Empresarial. Empresário Individual. Sociedades não Personificadas. Sociedades Personificadas. Noções de Crédito. Função dos Títulos de Crédito. Conceitos e Princípios do Direito do Consumidor. Conceitos e Princípios do Direito Tributário. Tributo: conceito, espécies, classificações. Sistema Constitucional Tributário. Conceitos e Princípios do Direito do Trabalho. Direito Individual do Trabalho. Empregado e Empregador. Compliance.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Introdução à Administração

Evolução do Pensamento Administrativo. Fundamentos da Administração: o Administrador, as organizações, ambiente organizacional, processo administrativo, áreas funcionais, processo decisório, cultura organizacional. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Fundamentos de Marketing

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Fundamentos da Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas: importância, origem e desenvolvimento. A área de Recursos Humanos: funções, objetivos, políticas. Os subsistemas de Recursos Humanos. Gestão por Competências. Gestão Estratégica de Pessoas. Tendências na Gestão de Pessoas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Empreendedorismo e Inovação

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Liderança e Gestão de Equipes

Teorias da Liderança. Estilos de Liderança. Liderança, Poder e Influência nas Organizações. Liderança e Confiança. Grupos e Equipes de Trabalho nas Organizações. Tipos de Grupos e Equipes. Estágios de Desenvolvimento de Grupos. Características dos Grupos de Trabalho Eficazes. Equipes de Alta Performance. Intervenções com Grupos de Trabalho nas Organizações.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Comunicação empresarial

Fundamentos Gerais da Comunicação. Comunicação Empresarial Estratégica: comunicação interna e externa, tendências. Habilidades Comunicacionais Verbais e não Verbais no Âmbito Empresarial: objetividade, clareza, coerência, precisão. Redação Técnica: correspondências comerciais e eletrônicas. Endomarketing. Argumentação.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Cultura e Sociedade

Temas Fundamentais de Economia, Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Revolução industrial. Industrialização brasileira. Sociedade moderna segundo pensadores clássicos. Empresas, Estado e Sociedade Civil. Reflexões sobre capitalismo, democracia e autogestão. Direitos Humanos. Aspectos culturais da sociedade atual. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Estratégia e Gestão de Projetos

O campo da Estratégia Empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias. O Conceito de Estratégia, as Forças Competitivas, a Vantagem Competitiva e os Recursos, a Estratégia e a Concorrência, o Processo da Estratégia, o Controle Estratégico, Análise do Ambiente Empresarial e dos Stakeholders, os Cenários. Conceitos Básicos do Gerenciamento de Projetos. O Contexto da Gestão de Projetos: fases e ciclo de vida de projetos, gerenciamento de stakeholders, O PMI – Project Management Institute. Os Processos de Gestão de Projetos: conceitos de processos de Gerenciamento de Projetos, processos e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento: Gestão da Integração, Início de um Projeto, Gestão do Escopo, Gestão de Prazos, Gestão de Custos, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Comunicação, Gestão de Riscos.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Ética no Mundo Contemporâneo. Ética nos Negócios. Estado, Mercado e Sociedade. Terceiro Setor. Responsabilidade Social Corporativa. Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade e educação ambiental.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Fundamentos de Sistemas de Informação

Sociedade da Informação e do Conhecimento. Dado, Informação e Conhecimento. Componentes, Papéis e Categorias dos Sistemas de Informação. Fundamentos dos Sistemas de Informação; Conceitos Fundamentais. Tipos de Sistemas de Informação nas Empresas. Como as Empresas Usam os SI. Vantagem Competitiva com os SI. Solução de Problemas com SI. A segurança dos SI. Aplicação da Tecnologia da Informação; Sistemas para Vantagem Estratégica. Planejamento e Desenvolvimento de Sistema de Informações; Integração de Sistemas; Ferramentas para Integração de Sistemas. Questões Éticas Relacionadas ao Uso de Sistemas de Informação.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Recrutamento e Seleção

Desenho de Cargos: importância, objetivos e características da análise e descrição de cargos. Recrutamento e Seleção de Pessoal: importância e objetivos. Planejamento de Pessoal. O processo de Recrutamento: atração interna e externa, fontes de recrutamento. O processo de Seleção: perfil do selecionador, modelos e métodos de seleção. Seleção por Competências. Tendências em Recrutamento e Seleção.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Carreiras

Carreira: natureza e evolução. Planejamento de Carreira. Trajetórias de Carreira. Desenhos de Carreira. Carreiras Paralelas. Sucessão. Mentoria. Tendências na Gestão de Carreiras.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Rotinas de Pessoal

Rotinas de Admissão. Documentos e Registros. Folha de Pagamento: modalidades, formas e meios de pagamento do salário. Cálculos de Descontos, Benefícios e Encargos Sociais. Férias. Obrigações Trabalhistas. Rescisão de Contrato de Trabalho.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Negociação

Conflito: conceitos e características. Origem e Evolução dos Conflitos. O conflito visto como um processo. O conflito nas Organizações: principais elementos envolvidos. Fontes de Conflitos nas Organizações. Visão Tradicional e Moderna dos Conflitos. O Papel dos Líderes na Resolução de Conflitos. Estratégias de Resolução de Conflitos com Públicos Internos e Externos. Competências para evitar e Resolver Conflitos. Conflitos com Públicos Externos: a importância de zelar pela imagem da empresa. Criação de um Clima Favorável à Solução do Conflito. Aplicação das Técnicas de Resolução de Conflitos. A importância das Atitudes Profissionais. Conflitos Laborais. Os Diferentes Conflitos Laborais. A Natureza, as Causas e as Diferentes Expressões de Conflito. Estilos de Comunicação e a Gestão e Prevenção de Conflitos. O que é Negociação: processos, objetivos e resultados. Fases do Processo de Negociação. Variáveis que determinam a eficácia na negociação. Modelo Sistêmico do Processo Negocial. A Escalada na Negociação. Impasses na Negociação. Métodos "Ganha-Ganha", "Perde-Perde", "Ganha-Perde". Respostas que facilitam a Resolução de Problemas. Obstáculos à Resolução de Problemas. Técnicas de Persuasão.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Remuneração e Benefícios

Remuneração: natureza e importância. Plano de Cargos e Salários. Avaliação de Cargos. Pesquisa Salarial. Política de Remuneração. Cálculo das Estruturas Salariais. Benefícios. Planos de Incentivo. Remuneração por Competências. Tendências em Remuneração e Benefícios.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Legislação Trabalhista e Previdenciária

Das Normas Trabalhistas: espécies, classificação, critério hierárquico versus aplicação da norma mais favorável ao empregado. Panorama Geral da Reforma Trabalhista. Do Contrato de Prestação de Serviços e o Instituto da Terceirização. Contrato Individual do Trabalho: período de admissão, contrato de experiência, contrato por prazo indeterminado, contrato intermitente, contrato por tempo parcial, teletrabalho. Alterações Contratuais. Acúmulo de Função e Desvio Funcional. Da Jornada de Trabalho: normas legais, regras do registro de jornada, dos intervalos intrajornada e interjornada, descanso semanal, horas extras versus banco de horas, sistemas de compensação da jornada, sobreaviso. Do Salário e Remuneração: composição, regras salariais, parcelas que não integram o salário do empregado; dos descontos salariais. Participação em Lucros e Resultados: legalidade da implantação e exposição das normas legais de sua adoção. Estágio: principais regras normativas. Contrato de Trainee: aspectos destacados. Jovem Aprendiz: conceito, idade, regras protetoras, obrigatoriedade da contratação. Práticas Discriminatórias no Ambiente de Trabalho. Do Dano Moral: modalidades e mensuração. Extinção do Contrato de Trabalho: modalidades; aviso prévio; regras do pagamento das verbas rescisórias. Plano de Demissão Voluntária. Das Estabilidades Provisórias. Da Negociação Coletiva: unicidade sindical; contribuições sindicais; acordos coletivos de trabalho e convenções coletivas de trabalho.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento de Equipes para Inovação e Aprendizagem

Intraempreendedorismo. Fundamentos da Gestão do Conhecimento. Organizações de Aprendizagem. Fundamentos de Inovação. Gestão de Mudanças e Planejamento Estratégico da Inovação. Conhecimento como Fator de Inovação. Mindset e Cultura de Inovação. Abordagens, Metodologias e Ferramentas Emergentes e Ágeis para Inovação e Resolução de Problemas. Design Thinking aplicado à Gestão de Pessoas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Desempenho

Gestão do Desempenho Humano: natureza, importância e objetivos. Responsabilidade pela Gestão de Desempenho. Métodos de Avaliação e Gestão de Desempenho. Etapas da Avaliação de Desempenho. Avaliação de Desempenho por Competências. Gestão de Resultados em Gestão de Pessoas (People Analytics). Tendências em Gestão do Desempenho Humano.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Qualidade de Vida no Trabalho, Clima e Cultura Organizacional

Qualidade de Vida no Trabalho: natureza, importância, evolução. Modelos de Qualidade de Vida no Trabalho. Programas de Qualidade de Vida. Clima Organizacional: natureza, importância e diagnóstico. Absenteísmo e Rotatividade: conceitos, causas e cálculo. Cultura Organizacional: natureza, importância e diagnóstico. Mudança Organizacional: causas, impactos e gestão. Relação entre QVT, Clima e Cultura Organizacional.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento: conceitos, objetivos e importância. Aprendizagem Organizacional. Estratégias de Treinamento e desenvolvimento. Etapas do Treinamento. Socialização organizacional. Educação corporativa. Tendências em treinamento e desenvolvimento.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

DISCIPLINA OPTATIVA

Saúde e Segurança no Trabalho

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão de Canais de Distribuição

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Promoção de Vendas e Merchandising

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Negócios Eletrônicos

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Marketing de Relacionamento

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Planejamento de Marketing e Vendas

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Microeconomia

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Macroeconomia

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão de Custos e Formação de Preços

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Matemática para Negócios

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Finanças Comportamentais

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Finanças Corporativas e Valor

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Mercado de Capitais

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Indicadores Financeiros

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Estatística

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Direito Tributário

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Administração Orçamentária

Carga Horária: 80

Créditos: 4

    MAIS INFORMAÇÕES

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 24/04/2024

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de estágio em Administração Oportunidade de estágio em Marketing Oportunidade de estágio em Direito Oportunidade de estágio…

    leia mais

    Aula Aberta: para falar sobre Violência Doméstica e Familiar.

    23 de abril de 2024

    Aula Aberta: para falar sobre Violência Doméstica e Familiar.

    Na próxima quinta-feira, dia 25/04/2024, às 8h, vamos receber Anna Nienkotter (@direitoeinformacao10 e @annanienkotter) para falar sobre Violência Doméstica e Familiar. A capacitação interdisciplinar é promovida pela Projeto de Extensão Universitária ‘Famílias e Interseccionalidades do…

    leia mais

    A 4ª edição do Cesulaw chega ao fim já deixando saudades.

    19 de abril de 2024

    A 4ª edição do Cesulaw chega ao fim já deixando saudades.

    Foram 3 dias de auditório cheio, sucesso de público, presenças ilustres e conteúdos de primeiro nível relacionados às mais diversas e atuais perspectivas jurídicas. Nesta semana, a Faculdade Cesusc foi palco do Cesulaw, um evento…

    leia mais

    Que tal começar o seu sábado com boas ideias e reflexões?

    18 de abril de 2024

    Que tal começar o seu sábado com boas ideias e reflexões?

    Esse é o convite que o curso de Pós-Graduação em Psicologia Existencialista tem pra você. Neste sábado, dia 20 de Abril, das 9h às 12h, acontecerá uma aula aberta, online e gratuita, relacionada à disciplina…

    leia mais

    #CESULAW – 4ª EDIÇÃO – Cinema e reflexão! 🎬🍿

    #CESULAW – 4ª EDIÇÃO – Cinema e reflexão! 🎬🍿

    Na tarde de terça-feira (16/04), o #CESULAW trouxe para os nossos alunos um CINE-DEBATE, onde eles mergulharam no filme ‘Que Horas Ela Volta?’, seguido de um debate enriquecedor com as professoras Gabriela Jacinto Barbosa e…

    leia mais

    A 4ª edição do Cesulaw começou em grande estilo!

    17 de abril de 2024

    A 4ª edição do Cesulaw começou em grande estilo!

    Começamos a 4ª edição do Cesulaw com chave de ouro! Confira os melhores momentos da manhã do primeiro dia 16/04, com destaque para a abertura sobre a Reforma do Código Civil e o painel sobre…

    leia mais