Administração

ENADE CONCEITO 4
  • Duração
    3 Anos I 6 Períodos
  • Presencial
    Santo Antônio de Lisboa
  • Horário das Aulas
    Período Noturno

LOCAL DO CURSO: SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

CONHEÇA AS ÁREAS DE ATUAÇÃO:

ÁREA FINANCEIRA

Você aprenderá, planejamento pessoal e corporativo, controle do orçamento, fluxo de caixa, investimentos e desinvestimentos, avaliação de mercados, custos e auditoria entre outras ações para que o negócio seja sustentável a longo prazo.

GESTÃO DE OPERAÇÕES (LOGÍSTICA E PRODUÇÃO)

Você aprenderá o planejamento de aquisição das matérias primas e mão de obra associada ao processo produtivo, o processo de compras e sua logística associada e distribuição de produtos acabados, com gerenciamento e controle de estoque e o próprio processo produtivo.

GESTÃO DE PESSOAS

Você aprenderá sobre as rotinas burocráticas e sobre a gestão moderna e as tendências de gestão de recursos humanos nas organizações, sobre os processos e a elaboração de estratégias de desenvolvimento e qualificação dos profissionais, no contexto pessoal e organizacional. 

GESTÃO DE PROJETOS

Você aprenderá simulando gerenciamento de projetos, suas métricas, gestão ágil na coordenação de projetos e a aplicação de habilidades e conhecimento específico, para  atividades pré-definidas,a serem executadas em determinado prazo. Compreender como a gestão de projetos suporta o projeto estratégico da empresa, atuando na definição dos escopos e das estratégias que influenciarão o negócio e suas entregas

GESTÃO DE MARKETING

Você aprenderá como atuar no planejamento e gestão de projetos de marketing, conectando-os às estratégias organizacionais sempre na busca da maximização de valor através da consolidação da marca e a interlocução com os stakeholders. Compreenderá a importância das métricas, conceitos e práticas acerca do sucesso e da jornada do cliente.

TOMADA DE DECISÃO

Você a aprenderá sobre estrutura e modelos de tomada de decisão com definição de critérios quantitativos e qualitativos e o estudo de formas de dar objetividade a tomada de decisões subjetivas.

CERTIFICAÇÕES

  • ANALISTA DE DADOS E DE DECISÕES ESTRATÉGICAS (Módulos de Dados E Estratégia)
  • ANALISTA FINANCEIRO (2 Módulos De  Finanças)
  • ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ( 3 Módulos Concluídos)

confira o e-book do curso

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

CURSO MAIS ENXUTO

Bacharelado com conclusão em 3 anos

FÁBRICA DE NEGÓCIOS

Seu trabalho de conclusão é desenvolver o projeto de uma empresa

FORTE PEGADA TECNOLÓGICA

Ligada ao ecossistema em que a faculdade está inserida em Florianópolis

EXPLORA O FOCO DATA-ANALÍTICO

As maiores e melhores oportunidades no mercado

REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO APLICADA

Com ensino e uso de ferramentas de análise de dados

CARREIRA

O profissional de Administração tem um campo amplo de atuação. Você pode tanto trabalhar em funções estratégicas em empresas de pequeno, médio e grande porte quanto empreender em seu próprio negócio.

MERCADO DE TRABALHO

Compreende todas as áreas da economia, desde o setor privado até o setor público. Você pode atuar tanto em empresas quanto nas três esferas de governo ou em ONGs. De acordo com o Conselho Federal de Administração, um profissional recém-formado pode receber salário de R$ 2,7 mil e um profissional com dois anos de atividade receber R$ 6,5 mil.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

DEPARTAMENTO FINANCEIRO

Trabalha com controle do orçamento, fluxo de caixa, entre outras ações para que o negócio seja sustentável a longo prazo.

GESTÃO DE LOGÍSTICA

Cuida da gestão de compras das matérias-primas e dos insumos e administra o estoque conforme as vendas ocorrem.

GESTÃO DE PESSOAS

Gerencia o relacionamento da empresa com os seus funcionários adotando políticas para melhorar do clima organizacional.

GESTÃO DE PROJETOS

Auxilia o projeto estratégico da empresa, atuando na definição dos escopos e das estratégias que influenciarão o negócio.

GESTÃO DE MARKETING

Atua na gestão de projetos de marketing, cuidando de estratégias que visam a consolidação da marca e a interlocução com os clientes.

GESTÃO EMPRESARIAL

Planeja, aloca e gere recursos, promove ações e iniciativas, valores e estratégias para consolidar os objetivos de uma organização.

Sem taxa de matrícula.

A bolsa de 30% é concedida apenas para alunos novos, ou seja, os ingressantes na primeira fase do curso através de processo seletivo realizado no ano 2023/1.

Todos os descontos não são cumulativos e estão condicionados ao pagamento do boleto no prazo.

Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.

para informações de valores clique aqui

Matriz curricular

Portaria Ministerial nº 949, de 30/08/2021, publicado no DOU de 31/08/2021

ementas do curso

Marketing e Comportamento

Características Individuais e dimensões individuais do comportamento. Adaptação do homem ao trabalho. O estudo da personalidade. Aspectos motivacionais no trabalho. O relacionamento humano na empresa. Comunicação interpessoal. Comportamento humano, ajustamento e produtividade. Grupos e Influência Interpessoal. Risco psicossocial e acidentes no trabalho.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Pesquisa de Mercado

Introdução à Microeconomia; Teoria Elementar da Oferta e da Demanda; Equilíbrio de mercado; Elasticidade; Teoria da Firma (custos, receita, produção; Lei dos Rendimentos Decrescentes); Teoria do Consumidor (Teoria da Utilidade e da Escolha); Estruturas de Mercado.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Planejamento Estratégico de Marketing

Fundamentos do Empreendedorismo. Empreendedorismo no Brasil e no mundo. Competências, habilidades e atitudes empreendedoras. Intraempreendedorismo. Empreendedorismo por necessidade e por oportunidade. Educação Ambiental. Empreendedorismo em contextos específicos. Empreendedorismo social e contextualização dos Direitos Humanos. Inovação e criatividade. Ferramentas que auxiliam o empreendedor.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Customer Experience and Success

Fundamentos da Administração: o Administrador, as organizações, ambiente organizacional, processo administrativo, áreas funcionais, processo decisório, cultura organizacional. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Consumer Insigths and Analytics

Marketing: Conceitos e Configurações. Segmentação e Análise Qualitativa e Quantitativa dos Consumidores. Contextualização dos Direitos Humanos aplicados a temas mercadológicos. Sociodiversidade, Cultura Afro-Brasileira e Indígena aplicadas à Análise de Segmentos. Tipos de Demanda, sob a luz da Microeconomia. Composto mercadológico.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão de Vendas e Política Comercial

Teoria dos Conjuntos; Conjuntos Numéricos; Sistemas e Matrizes; Funções do 1º e 2º grau; Aplicação da função do 1º grau.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Métricas e Indicadores de Gestão

Comportamento do consumidor em marketing. Influências internas e externas no comportamento do consumidor. Processo de decisão do consumidor final e organizacional.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Data Analytics Lab-Dados

A comunicação nas organizações: elementos, tipos, situações, funções, níveis, importância. Comunicação integrada: Comunicação interna, Comunicação mercadológica e Comunicação institucional. Texto escrito, oratória e informática (Word, Excel, Power point e Prezi) aplicada à administração.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Data Analytics Tools–Python

Evolução do pensamento filosófico. A importância da filosofia para o Ser Humano e para a Administração. Relação da filosofia com a vida em sociedade e nas organizações. Abordagem das Relações Étnico-Raciais e da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena aplicadas ao contexto social e ético. O conhecimento e as diferentes formas de agir. Ética nas organizações. Ética profissional.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Data Analytics Tools–GoogleStudio / QlikSense/Excel

Fundamentos da Inovação e Criatividade. Técnicas e exercícios que potencializam a criatividade e inovação em produtos e serviços. O processo de gestão criativo e de inovação na empresa. Características da pessoa criativa e inovadora. Como estimular a inovação e a criatividade na empresa.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Data Analytics Tools - Power BI

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão de Projetos

Juros Simples e Desconto; Juros Compostos e Desconto; Taxa Equivalente; Taxa Efetiva; Equivalência de Capitais; Análise de Investimentos; Séries de Pagamentos; Sistemas de Amortizações de Empréstimos e Financiamentos; Tir e Vpl.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Eletiva X

Desenvolvimento do autoconhecimento, de competências pessoais e interpessoais. Planejamento da Carreira Profissional. Definição de Coaching; Fundamentos e Pilares do Coaching; Benefícios Múltiplos do Coaching. Ética e Valores.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Estatística Aplicada a Soluções Tecnológicas

Introdução aos Conceitos de Contabilidade, O Patrimônio, Capital, Fatos Contábeis, Escrituração Contábil, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Introdução a Análise das Demonstrações Financeiras: Análise Horizontal, Vertical, Liquidez, Rentabilidade, Atividade e Lucratividade.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Data Storytelling and Reports

O que é Design Thinking. O processo do Design Thinking. Identificação e análise do problema. Contextualização dos Direitos Humanos pela metodologia do Design Thinking. Coleta de informações e desenvolvimento de empatia. Criatividade, geração e cocriação de soluções. Prototipagem e teste de soluções. Ferramentas do Design Thinking.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Tomada de Decisão na Gestão e a Resolução de Problemas Complexos

Gestão de Pessoas: importância, origem e desenvolvimento. A área de Recursos Humanos: funções, objetivos, políticas. Gestão por Competências. Subsistemas de Recursos Humanos: desenho de cargos, recrutamento e seleção, sistemas de remuneração, gestão do desempenho, demissão. Tendências em Gestão de Pessoas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Estratégia Corporativa e de Negócios

Conceitos fundamentais de estudos de mercado, principais metodologias (quantitativas e qualitativas), estratégias para obtenção de informação (internas, externas, primárias e secundárias), etapas da pesquisa, tipos de pesquisas, elaboração do briefing, elaboração de estudos completos (quantitativo e qualitativo), métodos para coleta de dados e trabalho de campo; análise e desenho de relatório. A pesquisa de mercado pela internet. Estudo de casos aplicados.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Data Analytics Lab – Estratégia

Introdução à Estatística: usos incorretos da estatística. Noções de Probabilidade. Populações e Amostras. Tipos de Amostragens. Fases do método estatístico para pesquisas em Administração/Negócios. Construção e análise de gráficos para aplicações na Administração e em Negócios. Distribuição de frequências e medidas de posição centrais e dispersão. Análise de correlação. Pesquisas estatísticas aplicadas a Administração, Negócios e Marketing.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Comunicação Empresarial

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Eletiva Y

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Finanças Corporativas e Valor

Introdução à Organização, Sistemas e Métodos. Estrutura organizacional: arquitetura, estrutura e configuração. Departamentalização. Delegação, descentralização e centralização. Métodos organizacionais: Layout. Fluxogramas. Organogramas e hierarquia organizacional. Formulários e manualização.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

ESG: Controladoria e Auditoria

Temas Fundamentais de Economia, Sociologia, Ciência Política e Antropologia: Modernidade, globalização, individualização, reflexividade, cultura, etnocentrismo, papéis sociais, tipos de sociedade e mudança social. Governo e Política: Estado, política, governo, poder, tipos de regime político (monarquia, democracia e autoritarismo), cidadania, movimentos sociais, inclusão social e o papel da tecnologia. Aspectos culturais da sociedade atual: Sociodiversidade (raça, etnicidade, migração, homofobia, desigualdade, preconceito); História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Educação em Direitos Humanos. Reflexões sobre capitalismo, democracia e autogestão: Empresas, Estado e Sociedade Civil; Capitalismo (origem do sistema, relações de trabalho e relações de consumo ao longo do processo histórico); Empresas e Organizações: relações de poder, cultura organizacional, terceiro setor, terceirização e Sustentabilidade e Educação Ambiental.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão de Investimentos Corporativos

Introdução ao Estudo do Direito. Fontes do Direito. Direito de Empresa. Noção de Empresa. Empresário. EIRELI. Sociedades. Tipos Societários. Estabelecimento Empresarial. Títulos de Crédito. Noções de Recuperação Judicial e Falência.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Personal Asset Management (finanças pessoais)

Micro e Macroambiente de Marketing. Análise do consumidor e mercado. Análise da concorrência. Posicionamento competitivo. Ciclo de Vida do Produto e Matriz BCG. Previsão de demanda. Decisões estratégicas da oferta (produto/serviço). Decisões estratégicas de distribuição e entrega. Decisões estratégicas de preço. Decisões estratégicas de comunicação. Plano de Marketing.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Gerência de Produção e Operações. Produtividade, competitividade e Estratégia das operações. Previsões de Venda. Projeto de Sistemas de produção: Seleção de layouts e instalações; Planejamento e Análise de Localizações. Operações e Controle dos Sistemas de Produção: Gestão de estoques; Planejamento das Necessidades de Materiais.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Supply Chain Management

Significado e objetivo da administração financeira. Decisões financeiras. Risco e retorno. Administração do capital de giro. Fontes de recursos de longo prazo. Estrutura de capital. Análise das demonstrações financeiras.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Preparação para Certificação

Oportunidades de negócios no contexto empreendedor. Estruturação de novos negócios. Plano de Negócios. Prática de planejamento em marketing, finanças, processos e pessoas. Formalização de negócios.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Comportamento Organizacional

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Desenvolvimento de Pessoas

Conceitos de estratégia; Conceitos da Administração estratégica (Vantagem Competitiva, Stakeholders, Riscos e Retorno); Análise de Cenários; Ambiente Externo (Geral, Setor e Concorrência); Ambiente Interno; Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas; Missão, Visão e Valores; Objetivos, Metas e Ações; Controle e Execução da Estratégia. Balanced Scorecard.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Modelos de Gestão

Natureza e finalidade das equipes. Características de equipes. Estágios de desenvolvimento de grupos. Tipos de Equipes. Fatores determinantes da eficácia nas equipes. Liderança e motivação de equipes. Dinâmica das equipes: estabelecimento de objetivos, comunicação, tomada de decisão, conflitos, avaliação de desempenho.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Teorias da Administração

Sistemas Just-In-Time. Gestão voltada para Análise e Solução de Problemas (Ciclo PDCA; Uso de Ferramentas da Qualidade dentro do Ciclo PDCA). Sistemas da Qualidade.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Planejamento e Desenvolvimento de Carreira

Custo de capital e criação de valor. Alavancagem operacional e financeira. Planejamento financeiro e orçamentário.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Sociedade e Cultura

Noções básicas de Ciência, Conhecimento, Educação e Método. Pesquisa Bibliográfica: fontes de informação impressas e Bases de Dados. Processo de leitura. Normas da ABNT: Resumo, Citação, Referência e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. Trabalhos acadêmicos: tipologia, elaboração e apresentação. Perfil Organizacional: Descrição da Organização, Concorrência e Ambiente Competitivo. Diagnóstico Organizacional: Prêmio de Competitividade da Micro e Pequena Empresa - MPE Brasil, Avaliação da Organização eAnálise da Organização.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Liderança e Gestão de Equipes

Carga Horária: 40

Créditos: 2

People Management - Gestão de Pessoas

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Matemática Financeira

Características no ambiente de negócios. Criação de novos negócios. Inovação e desenvolvimento de novos produtos. CANVAS. Plano de Negócios. Estratégia de posicionamento do produto Abordagens para elaboração das estratégias de marketing. Desenvolvendo novos mercados. Estabelecimento da estratégia. Criando um ambiente favorável às inovações.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão de Operações e Processos

Vivência prática da gestão empresarial por meio da aplicação de técnica computadorizada para tomada de decisão gerencial, envolvendo as áreas de marketing, gestão de pessoas, finanças, materiais, contabilidade e administração estratégica. Esta disciplina pressupõe uma forte relação com conhecimentos desenvolvidos nas seguintes disciplinas: Administração Financeira, Contabilidade Gerencial, Administração Mercadológica, Administração de suprimentos e logística.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Administração Financeira

Serviços na economia. Conceito, classificação e características. Encontro de Serviços e Momentos da Verdade. Gestão da Experiência em Serviços. Processo e design do serviço. Evidências físicas e cenário. Interações humanas. Qualidade em Serviços. Gestão da Capacidade x Demanda.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Economia e Mercado Global

Logística e o Gerenciamento da cadeia de suprimento. Evolução Histórica. Gestão da cadeia de suprimentos como um novo modelo competitivo e gerencial. Suprimentos e fornecedores. Abastecimento. Recebimento e Armazenagem. Modelos, parcerias e integração de processos na SCM - Supply Chain Management. Iniciativa e prática na SCM. Medição de desempenho, logística e tecnologia de informação e comunicação na SCM.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão Contábil

Técnicas de vendas em diferentes tipos de negócios. Qualidade na processualidade das vendas. A importância e processualidade do planejamento de vendas. A integração entre o plano de marketing e o planejamento das vendas. Metodologia para planejamento de vendas. Oportunidades de mercado e previsão de vendas. Projetos em vendas e promoção de vendas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Direito Aplicado ao Empreendedorismo

Conceitos, papel, estrutura e funções da Controladoria. O Controller. Conceitos, classificações e nomenclaturas de custos; departamentalização e centro de custos; definição de bases de rateio e metodologia de aplicação de custos indiretos; custos de materiais diretos; custos de mão de obra; Efeitos dos Tributos sobre custos e preços, formação de preços.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

    Ao clicar no botão "ENVIAR", você concorda com a Política de Privacidade da Cesusc.

    III Conferência Catarinense da Lei Geral de Proteção de Dados na Cesusc

    18 de novembro de 2022

    III Conferência Catarinense da Lei Geral de Proteção de Dados na Cesusc

    Diversas empresas estão passando pela conformidade com a LGPD em nosso País e Estado. Dentro deste contexto algumas organizações e profissionais enxergaram como um nicho de mercado e se especializaram em projetos e soluções na…

    leia mais

    Aula de Empreendedorismo traz super convidado à Cesusc

    10 de outubro de 2022

    Aula de Empreendedorismo traz super convidado à Cesusc

    A última aula de Empreendedorismo dos cursos de Marketing e Administração foi especial. Recebemos um dos maiores empreendedores do ecossistema de inovação de Florianópolis, Eduardo Mattos. Os alunos puderam complementar seus conhecimentos sobre a jornada…

    leia mais

    Disrupção & Mercado irá falar sobre Neurovendas

    O evento de extensão Disrupção & Mercado 2022/2 é uma parceria entre os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marketing, Arquitetura e Urbanismo, Gestão Comercial(EAD) e Gestão de RH(EAD) da Faculdade CESUSC. Ele e ocorre semestralmente…

    leia mais

    Vagas de Estágio e Trabalho da Semana – 03/08

    3 de agosto de 2022

    Vagas de Estágio e Trabalho da Semana – 03/08

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Estágios em Administração Estágios em ADS Estágios em Direito Estágios em Gestão de RH Estágios em Psicologia Estágios em…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA 13/07/2022

    13 de julho de 2022

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA 13/07/2022

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: ESTÁGIO EM ARQUITETURA ESTÁGIO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS OU PSICOLOGIA ESTÁGIO EM DIREITO ESTÁGIO EM MARKETING ESTÁGIO…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA 06/07/2022

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA 06/07/2022 Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Estágios de Arquitetura ESTÁGIO EM GESTÃO COMERCIAL ESTÁGIO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO…

    leia mais