LOCAL DO CURSO: SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
CONHEÇA AS ÁREAS DE ATUAÇÃO:
ÁREA FINANCEIRA
Você aprenderá planejamento pessoal e corporativo, controle do orçamento, fluxo de caixa, investimentos e desinvestimentos, avaliação de mercados, custos e auditoria entre outras ações para que o negócio seja sustentável a longo prazo.
GESTÃO DE OPERAÇÕES (LOGÍSTICA E PRODUÇÃO)
Você aprenderá o planejamento de aquisição das matérias-primas e mão de obra associada ao processo produtivo, o processo de compras e sua logística associada e distribuição de produtos acabados, com gerenciamento e controle de estoque e o próprio processo produtivo.
GESTÃO DE PESSOAS
Você aprenderá sobre as rotinas burocráticas, sobre a gestão moderna e as tendências de gestão de recursos humanos nas organizações, sobre os processos e a elaboração de estratégias de desenvolvimento e qualificação dos profissionais, no contexto pessoal e organizacional.
GESTÃO DE PROJETOS
Você aprenderá simulando gerenciamento de projetos, suas métricas, gestão ágil na coordenação de projetos e a aplicação de habilidades e conhecimento específico para atividades pré-definidas, a serem executadas em determinado prazo. Compreender como a gestão de projetos suporta o projeto estratégico da empresa, atuando na definição dos escopos e das estratégias que influenciarão o negócio e suas entregas
GESTÃO DE MARKETING
Você aprenderá como atuar no planejamento e gestão de projetos de marketing, conectando-os às estratégias organizacionais, sempre na busca da maximização de valor através da consolidação da marca e a interlocução com os stakeholders. Compreenderá a importância das métricas, conceitos e práticas acerca do sucesso e da jornada do cliente.
TOMADA DE DECISÃO
Você a aprenderá sobre estrutura e modelos de tomada de decisão com definição de critérios quantitativos e qualitativos e o estudo de formas de dar objetividade a tomada de decisões subjetivas.
CERTIFICAÇÕES
Bacharelado com conclusão em 3 anos
Seu trabalho de conclusão é desenvolver o projeto de uma empresa
Ligada ao ecossistema em que o Centro Universitário está inserido em Florianópolis
As maiores e melhores oportunidades no mercado
Com ensino e uso de ferramentas de análise de dados
CARREIRA
O profissional de Administração tem um campo amplo de atuação, podendo tanto trabalhar em funções estratégicas em empresas de pequeno, médio e grande porte, quanto empreender em seu próprio negócio.
MERCADO DE TRABALHO
Compreende todas as áreas da economia, desde o setor privado até o setor público. Você pode atuar tanto em empresas quanto nas três esferas de governo ou em ONGs. De acordo com o Conselho Federal de Administração, um profissional recém-formado pode receber salário de R$ 2,7 mil e um profissional com dois anos de atividade receber R$ 6,5 mil.
Trabalha com controle do orçamento, fluxo de caixa, entre outras ações para que o negócio seja sustentável a longo prazo.
Cuida da gestão de compras das matérias-primas e dos insumos e administra o estoque conforme as vendas ocorrem.
Gerencia o relacionamento da empresa com os seus funcionários adotando políticas para melhorar do clima organizacional.
Auxilia o projeto estratégico da empresa, atuando na definição dos escopos e das estratégias que influenciarão o negócio.
Atua na gestão de projetos de marketing, cuidando de estratégias que visam a consolidação da marca e a interlocução com os clientes.
Planeja, aloca e gere recursos, promove ações e iniciativas, valores e estratégias para consolidar os objetivos de uma organização.
Sem taxa de matrícula.
A bolsa de 30% é concedida apenas para alunos novos, ou seja, os ingressantes na primeira fase do curso através de processo seletivo realizado no ano 2023/1.
Todos os descontos não são cumulativos e estão condicionados ao pagamento do boleto no prazo.
Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.
Matriz curricular
Horário das disciplinas
ementas do curso
Histórico, evolução e tendências de Marketing. Fundamentos, tipos de demandas, funções e orientações do marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação. Composto mercadológico. Comportamento do consumidor em marketing. Influências internas e externas no comportamento do consumidor. Processo de decisão do consumidor final e organizacional.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Conceitos fundamentais de estudos de mercado, principais metodologias (quantitativas e qualitativas), estratégias para obtenção de informação (internas, externas, primárias e secundárias), etapas da pesquisa, tipos de pesquisas, elaboração do briefing, elaboração de estudos completos (quantitativo e qualitativo), métodos para coleta de dados e trabalho de campo; análise e desenho de relatório. A pesquisa de mercado pela internet. Estudo de casos aplicados.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Planejamento de Marketing: conceitos; Análise mercadológica (Pesquisa de Mercado, Segmentação, Priorização, Posicionamento); Definição de objetivos e estratégias mercadológicas (Produto, preço, comunicação e logística); Avaliação quantitativa e/ou qualitativa dos Produtos e Serviços; Estudo de segmentação do mercado alvo; Dimensionamento do mercado; Avaliação dos pontos fortes e ameaças dos Produtos e Serviços em relação ao mercado; Análise da concorrência - identificação e comparação.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Conceitos de Customer Experience e Customer Success; Importância do CX e CS para a organização; A Jornada do Cliente; Segmentação de Clientes; Retenção de Clientes; Churn, Life Time Value; NPS; Principais Métricas em CX e CS; Gestão do Relacionamento com o cliente.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Construção de abordagens orientadas por dados para as necessidades de negócios com foco na extração de valor. Categorização problemas de negócios, fluxo de dados e visualização de processos, tipos e propriedades dos dados, requisitos de dados para soluções de análise, oportunidades de negócios com base na disponibilidade de dados. A tomada de decisão orientada por dados, como funcionam modelos de previsão e monetização orientadas por dados. Explorar novas oportunidades por meio de um novo pensamento de design de dados, princípios do Design Thinking, transformando insights em ideias e prototipagem com testes rápidos.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Elementos essenciais da política comercial: conceitos e fundamentos da administração de vendas, relação de marketing e vendas. Formulação da política comercial. Métricas e política de vendas: remuneração, prêmios e comissionamento. Planejamento e gestão da força de vendas. Técnicas de comunicação necessárias ao desenvolvimento do vendedor, sua abordagem ao cliente e postura profissional. Domínio das ferramentas de promoção de vendas e atração de clientes. Análise das necessidades do comprador. Análise da concorrência: forças e fraquezas. Administração de clientes e informações. Tendências e desafios na gestão de força de vendas.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Métricas para Gestão, Definição de OKr´s, Definição de KPI´s, Construção de OKR´s, Medindo KPI´s, Alinhamentos de Metas e KPI´s em ações Operacionais, Gerenciais e Estratégicas, Avaliação de Resultados, Soluções Integradas com Business Intelligence, Implementação de plano de métricas e indicadores em planos de gestão.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Estruturação de Dados. Dados pessoais. Dadaos Públicos. Termos de uso e LGPD. Obtendo dados de distintas origens. Atualizando dados. Associando dados públicos e privados. Insights em dados. Analisando dados. Construindo ações a partir de dados. Associando ferramentas estatísticas e dados.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Contextos de Linguagens de Desenvolvimento. Scripts de obtenção de dados. Repositórios de dados. Noções de lógica com estrutura de desenvolvimento. Variáveis e sintaxes. Implementação de pequenas rotinas.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Uso de ferramentas de análise de dados. Noções aplicadas de ferramenta data analítica. Processo de obtenção, transformação e carregamento de dados. Construção de Dashbords. Foco na integração de dados do excel, google sheets, Google Studio. Introdução a noções de Qlick.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Uso de ferramentas de análise de dados. Noções aplicadas de ferramenta data analítica. Processo de obtenção, transformação e carregamento de dados. Construção de Dashbords. Foco na ferramenta gratuita Power BI da Microsoft.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Conceitos Básicos do Gerenciamento de Projetos. O Contexto da Gestão de Projetos: Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Gerenciamento de Stakeholders; O PMI Project Management Institute. Os Processos de Gestão de Projetos: Conceitos de Processos de Gerenciamento de Projetos; Processos e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento: Gestão da Integração; Início de um Projeto; Gestão do Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Comunicação; Gestão de Riscos. Métodos Ágeis.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Desenvolvimento do autoconhecimento, de competências pessoais e interpessoais. Planejamento da Carreira Profissional. Definição de Coaching; Fundamentos e Pilares do Coaching; Benefícios Múltiplos do Coaching. Ética e Valores.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Introdução à Estatística: usos incorretos da estatística. Noções de Probabilidade com teste de hipótese. Populações e Amostras. Tipos de Amostragens. Fases do método estatístico para pesquisas em Administração/Negócios. Construção e análise de gráficos para aplicações na Administração e em Negócios. Distribuição de frequências e medidas de posição centrais e dispersão. Análise de correlação. Pesquisas estatísticas aplicadas a Administração, Negócios e Marketing.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Apresentação de dados sob forma de apresentações. Noções de cores, tamanhos de fotes e design. Preparação de Relatórios e aspectos a serem abordados em documentos gerenciais e comerciais.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Conflito: conceitos e características. Origem e evolução dos conflitos. O conflito visto como um processo. O conflito nas organizações: principais elementos envolvidos. Fontes de conflitos nas organizações. Visão tradicional e moderna dos conflitos. O papel dos lideres na resolução de conflitos. Estratégias de resolução de conflitos com públicos internos e externos. Competências para evitar e resolver conflitos. Conflitos com públicos externos: a importância de zelar pela imagem da empresa. Criação de um clima favorável à solução do conflito. Aplicação das técnicas de resolução de conflitos. A importância das atitudes profissionais. Conflitos Laborais. Os diferentes conflitos laborais. A natureza, as causas e as diferentes expressões de conflito. Estilos de Comunicação e a Gestão e Prevenção de Conflitos. O que é negociação: processos, objetivos e resultados. Fases do processo de negociação, Variáveis que determinam a eficácia na negociação. Modelo sistêmico do processo negocial. A escalada na negociação. Impasses na negociação. Métodos "Ganha-Ganha", "Perde-Perde", "Ganha-Perde". Respostas que facilitam a resolução de problemas. Obstáculos à resolução de problemas. Técnicas de persuasão. Pesquisa operacional. Cálculo de otimização e minimização.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Conceitos de estratégia; Conceitos da Administração estratégica (Vantagem Competitiva, Stakeholders, Riscos e Retorno); Análise de Cenários; Ambiente Externo (Geral, Setor e Concorrência); Ambiente Interno; Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas; Missão, Visão e Valores; Objetivos, Metas e Ações; Controle e Execução da Estratégia. Balanced Scorecard.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Os exercícios de casos aplicados ao contexto estratégico em busca das melhores soluções dado o contexto através da análise de dados.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
A comunicação nas organizações: elementos, tipos, situações, funções, níveis, importância. Comunicação integrada: Comunicação interna, Comunicação mercadológica e Comunicação institucional. Texto escrito, oratória e informática (Word, Excel, Power point e Prezi) aplicada à administração.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Custo de capital e criação de valor. Alavancagem operacional e financeira. Planejamento financeiro e orçamentário.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Conceitos, papel, estrutura e funções da Controladoria. O Controller. Conceitos, classificações e nomenclaturas de custos; departamentalização e centro de custos; definição de bases de rateio e metodologia de aplicação de custos indiretos; custos de materiais diretos; custos de mão de obra; Efeitos dos Tributos sobre custos e preços, formação de preços.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Análise de Investimentos. Sistema Financeiro Nacional. Ativos financeiros. Investimento no mercado de capitais
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Gestão Pessoal, Controle de Despesas. Plano de Recebimentos. Prevenção a incertezas, Administração do Patrimônio. Tipos de Investimento e sua operação. Previdência Privada, Plano de Aposentadoria
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ética no Mundo Contemporâneo. Ética nos Negócios. Estado, Mercado e Sociedade. Terceiro Setor. Responsabilidade Social Corporativa. Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade e educação ambiental.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Aplicação dos conhecimentos adquiridos nas áreas temáticas: MKT; Dados; Estratégia; Recursos Humanos e Finanças; Logística e Operações. Utilização do método científico para investigação e resolução de problemas na comunidade.Noções básicas de Ciência, Conhecimento, Educação e Método. Pesquisa Bibliográfica: fontes de informação impressas e Bases de Dados. Processo de leitura. Normas da ABNT: Resumo, Citação, Referência e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. Trabalhos acadêmicos: tipologia, elaboração e apresentação. Perfil Organizacional: Descrição da Organização, Concorrência e Ambiente Competitivo. Diagnóstico Organizacional, Avaliação da Organização e Análise da Organização.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Características no ambiente de negócios. Criação de novos negócios. Inovação e desenvolvimento de novos produtos. CANVAS. Plano de Negócios. Estratégia de posicionamento do produto Abordagens para elaboração das estratégias de marketing. Desenvolvendo novos mercados. Estabelecimento da estratégia. Criando um ambiente favorável às inovações.
Carga Horária: 60
Créditos: 3
Negócios e Marketing Eletrônico. Negociação Eletrônica. Varejo no Comércio Eletrônico. Meios de Pagamento Eletrônicos. Legislação sobre o Comércio e o Negócio Eletrônico. Distribuição Física e Logística como Suporte ao Comércio Eletrônico. Anúncios Digitais.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Promoção de vendas e merchandising no contexto de marketing. A ação de promoção de vendas. Conceitos de promoção de vendas e suas relações com as outras formas de comunicação persuasiva. Composto promocional. Promoção de vendas e equipe de vendas: técnicas e recursos criativos. Promoção de vendas e rede de intermediários e promoção de vendas e consumidores finais: técnicas e recursos criativos. Embalagem promocional e respostas diretas. Merchandising no Brasil. Conceitos e diferenciação do Merchandising Editorial e Televisivo e em ponto de venda e técnicas de display. Legislação sobre promoção de vendas.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Logística e o Gerenciamento da cadeia de suprimento. Evolução Histórica. Gestão da cadeia de suprimentos como um novo modelo competitivo e gerencial. Suprimentos e fornecedores. Abastecimento. Recebimento e Armazenagem. Modelos, parcerias e integração de processos na SCM - Supply Chain Management. Iniciativa e prática na SCM. Medição de desempenho, logística e tecnologia de informação e comunicação na SCM.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Certificações e carreiras: Empresas certificadoras. Direferenciando certificações que atendem requisitos legais, Certidões Habilitadoras e Certidões qualificadores.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Conceito de psicologia. Psicologia como ciência. Adaptação do homem ao trabalho. O estudo da personalidade. Aspectos motivacionais no trabalho. O relacionamento humano na empresa. Comunicação interpessoal. Comportamento humano, ajustamento e produtividade. Tópicos especiais de relações humanas. O grupo humano, as organizações e o trabalho. A psicologia do trabalho humano. Aspectos psicológicos das atividades industriais e comerciais. Aspectos psicológicos dos acidentes de trabalho. Aspectos psicológicos de chefia. Técnica de entrevista. Avaliação Psicológica.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Treinamento e desenvolvimento. Qualidade de Vida no Trabalho. Clima organizacional. Gestão por Competências.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Fundamentos da Administração: o Administrador, as organizações, ambiente organizacional, processo administrativo, áreas funcionais, processo decisório, cultura organizacional. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
As Escolas do Pensamento Administrativo: Escola Clássica, Relações Humanas e Abordagem Comportamental, Estruturalismo e Burocracia, Teoria Sistêmica e Contingencial. Perspectivas teóricas contemporâneas.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Desenvolvimento do autoconhecimento, de competências pessoais e interpessoais. Planejamento da Carreira Profissional. Definição de Coaching; Fundamentos e Pilares do Coaching; Benefícios Múltiplos do Coaching. Ética e Valores.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Temas Fundamentais de Economia, Sociologia, Ciência Política e Antropologia: Modernidade, globalização, individualização, reflexividade, cultura, etnocentrismo, papéis sociais, tipos de sociedade e mudança social. Governo e Política: Estado, política, governo, poder, tipos de regime político (monarquia, democracia e autoritarismo), cidadania, movimentos sociais, inclusão social e o papel da tecnologia. Aspectos culturais da sociedade atual: Sociodiversidade (raça, etnicidade, migração, homofobia, desigualdade, preconceito); História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Educação em Direitos Humanos. Reflexões sobre capitalismo, democracia e autogestão: Empresas, Estado e Sociedade Civil; Capitalismo (origem do sistema, relações de trabalho e relações de consumo ao longo do processo histórico); Empresas e Organizações: relações de poder, cultura organizacional, terceiro setor, terceirização e Sustentabilidade e Educação Ambiental.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Teorias da Liderança; Estilos de liderança; Liderança, Poder e Influência nas Organizações; Liderança e Confiança; Grupos e equipes de trabalho nas organizações; Tipos de grupos e equipes; Estágios de desenvolvimento de grupos; Características dos grupos de trabalho eficazes; Equipes de alta performance; Intervenções com grupos de trabalho nas organizações.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Origem e desenvolvimento da administração de recursos humanos. A área de recursos humanos: funções, objetivos, políticas. Recrutamento e seleção de pessoal. Integração organizacional. Administração de cargos e sistemas de remuneração. Avaliação de Desempenho.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Juros Simples e Desconto; Juros Compostos e Desconto; Taxa Equivalente; Taxa Efetiva; Equivalência de Capitais; Análise de Investimentos; Séries de Pagamentos; Sistemas de Amortizações de Empréstimos e Financiamentos; TIR e VPL.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Vivência prática da gestão empresarial por meio da aplicação de técnica computadorizada para tomada de decisão gerencial, envolvendo as áreas de marketing, gestão de pessoas, finanças, materiais, contabilidade e administração estratégica. Esta disciplina pressupõe uma forte relação com conhecimentos desenvolvidos nas seguintes disciplinas: Administração Financeira, Contabilidade Gerencial, Administração Mercadológica, Administração de suprimentos e logística.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Significado e objetivo da administração financeira. Decisões financeiras. Risco e retorno. Administração do capital de giro. Fontes de recursos de longo prazo. Estrutura de capital. Análise das demonstrações financeiras.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Introdução à Microeconomia; Teoria Elementar da Oferta e da Demanda; Equilíbrio de mercado; Elasticidade; Teoria da Firma (custos, receita, produção; Lei dos Rendimentos Decrescentes); Teoria do Consumidor (Teoria da Utilidade e da Escolha); Estruturas de Mercado. Introdução aos fundamentos e Políticas Macroeconômicas; Contabilidade Social (Contas nacionais; PIB e PNB; Renda Nacional; Demanda e Oferta Agregadas; Inflação; Emprego); Instrumentos da Política Macroeconômica (Políticas Fiscal, Monetária, Cambial e de Rendas); Desenvolvimento Econômico. Estrutura do Comércio Exterior brasileiro: instituições intervenientes; Mercado internacional: regras, marketing e política comercial; Internacionalização da empresa e do produto; Principais operações comerciais, formas contratuais; Administração de exportações; Administração de importações; Práticas cambiais e principais modalidades de pagamentos internacionais; Operações de câmbio e pagamentos internacionais; Conceitos e práticas de transportes internacionais; Contratação de seguros no comércio exterior.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Introdução aos Conceitos de Contabilidade, O Patrimônio, Capital, Fatos Contábeis, Escrituração Contábil, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Introdução a Análise das Demonstrações Financeiras: Análise Horizontal, Vertical, Liquidez, Rentabilidade, Atividade e Lucratividade.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Introdução ao Estudo do Direito. Fontes do Direito. Direito de Empresa. Noção de Empresa. Empresário. EIRELI. Sociedades. Tipos Societários. Estabelecimento Empresarial. Títulos de Crédito. Noções de Recuperação Judicial e Falência.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
coordenação
corpo docente
Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidades de Estágio em Administração Oportunidades de Estágio em Marketing Oportunidades de Estágio em Direito Oportunidade de Estágio…
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Na última terça-feira, 10 de setembro, o Auditório da UNICESUSC recebeu o “E-Commerce em Foco: Marcas, Logística e Expansão Global”, uma iniciativa conjunta dos cursos de Marketing e Administração. O evento contou com a presença…
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O professor Bruno Bergmann conquistou a Certificação CFG (Certificação de Gestores de Fundos) da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), um credenciamento destinado a profissionais que atuam na gestão de…
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É com muito orgulho que anunciamos a aprovação de dois artigos no Congresso Internacional de Administração 2024, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Os trabalhos foram originados de defesas de TCC do curso…
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