Como um Curso de Direito Processual Civil pode impactar sua profissão?

  • Data de publicação
    23 de novembro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

Para oferecer qualidade aos clientes é preciso atualizar-se com as mudanças do mercado. Saiba como o curso de Direito Processual Civil pode te ajudar a crescer!

Assim como acontece nas demais áreas, os graduados na área jurídica também precisam buscar formas de se destacar no mercado. Logo, ingressar em um curso de Direito Processual Civil pode ser aquele diferencial que você estava procurando para o seu currículo.

A pós-graduação vem sendo procurada por muitas pessoas que desejam estabilidade financeira, pois ela ajuda na busca pelo emprego dos sonhos. Sem falar, que a constante atualização dos seus conhecimentos permite a oferta de um serviço melhor aos seus clientes.

Quer entender mais sobre o direito processual? Continue a leitura desse conteúdo e descubra as principais tendências do setor e como escolher a melhor especialização para seu momento.

Ao longo do conteúdo você vai encontrar:

  • Como funciona um curso de Direito Processual Civil
  • Como o advogado atua no segmento
  • 3 motivos para se especializar em Direito Processual Civil

Ademais, vamos apresentar as principais vantagens de escolher a CESUSC como instituição de ensino para seu crescimento no mercado de trabalho.

Boa leitura!

Como funciona um curso de Direito Processual Civil?

Antes de responder à pergunta direcionada ao curso vamos relembrar o que é Direito Processual Civil. Essa é uma parte do setor jurídico que existe para fazer com que os códigos normativos sejam aplicados corretamente no dia a dia. 

A sua base de aplicação segue o Código Processual Civil e, como complemento, utiliza o Código Civil Brasileiro. Mesmo sendo um documento antigo, recentemente houveram algumas atualizações e os profissionais precisam estar alinhados com as mudanças.

O processo é dividido em três partes que são consideradas as principais: conhecimento, execução e cautelar. Esse último é advento no Novo CPC, muito abordado em cursos de especialização para deixar o advogado ainda mais atualizado. Além disso, é composto por 13 princípios básicos que norteiam sua prática, entre eles, citamos cinco:

  • Constitucionais;
  • Da imparcialidade;
  • Da igualdade;
  • Do contraditório e ampla defesa;
  • Da ação ou demanda.

Mesmo procurando por desenvolvimento livre e conhecendo o básico ao longo da graduação, quem se identifica com a área deve procurar especializações. Somente dessa forma conseguirá ter uma imersão mais profunda no conteúdo e enriquecer seu currículo para o mercado.

Um curso de pós-graduação em Direito com direcionamento para o Processual Civil vai desenvolver o profissional para atuar com excelência. Seu público-alvo envolve advogados, bacharéis e operadores do segmento que procuram por qualificação.

Algumas das principais disciplinas que compõem a grade do curso são:

  • Princípios Constitucionais do Processo Civil;
  • Negócios Jurídicos Processuais;
  • Ações Impugnativas Autônomas;
  • Sentença e Coisa julgada.
Como o advogado atua no segmento?

Como advogado, o profissional especializado em Direito Processual Civil pode atuar nos tribunais em primeira e segunda instância

Uma das principais atuações está associada com soluções de contencioso cível, podendo representar as Varas Cíveis, de Fazenda e Registros Públicos. Em segunda instância as atividades estão relacionadas com os tribunais estaduais, federais e até mesmo superiores.

Também há a possibilidade de atuar em empresas privadas, sendo consultor, conselheiro autônomo ou especialista contratado para compor o setor jurídico. 

Esse curso é bastante recomendado para aqueles que desejam seguir carreira no setor público, como juiz, procurador ou defensor. E, ainda existe a possibilidade de o profissional seguir a carreira acadêmica.

Independente de qual seja a opção, as possibilidades para exercer um cargo são bem variadas. Os estudos constantes mantêm o indivíduo preparado, na prática, para lidar com processos com sustentação.

3 Motivos para se especializar em Direito Processual Civil

Ao se especializar em um curso de Direito Processual Civil, você irá conhecer as principais tendências da área. Desse modo, suas habilidades são aperfeiçoadas e qualificadas para o cenário competitivo do mercado de trabalho.

Confira três motivos que separamos para te ajudar a entender a importância de investir em uma Pós em Processual Civil.

Virar especialista no assunto

De acordo com registros da OAB, estão atualmente cadastrados mais de 1 milhão de advogados em nosso país. A atualização das competências técnicas torna o profissional especialista no assunto, dando ao seu nome grande relevância.

Ou seja, em meio a tantos é preciso se destacar, tornar-se visível para conseguir alcançar a posição desejada. As habilidades desenvolvidas no ramo contribuem para salários maiores, podendo chegar em uma média de R$ 30.000,00 para juízes e magistrados.

Mais oportunidades no mercado

Para entender as inúmeras possibilidades que surgem para quem se especializa nesse setor é preciso entender o dinamismo da área toda. O ramo jurídico vem exigindo profissionais cada vez mais completos.

A maioria dos demais segmentos, como Direito Tributário, Administrativo e Civil, necessitam de suporte da área em destaque neste artigo. Ou seja, a gama de oportunidades será mais abrangente.

Se manter atualizado no setor

O aprendizado contínuo é um fator de grande importância para profissionais do Direito, pois sempre há mudanças que precisam ser estudadas. Por exemplo, as atualizações do CPC nos últimos anos que impactaram o segmento e as novas mudanças que podem ocorrer.

Além disso, o conhecimento aprofundado permite que seu trabalho seja feito com excelência. Produzindo processos com chances efetivas de sucesso e oferecendo aos clientes um serviço de maior qualidade.

Por que escolher a Cesusc?

A CESUSC oferece Pós-graduação em Direito Processual Civil com foco no Novo CPC e na prática da advocacia. Contudo, ele também interessa a magistrados, promotores e professores de direito. 

Mas quais são os diferenciais que a Especialização da CESUSC confere aos seus alunos? Nós respondemos:

  • A instituição é referência em Educação no Estado de SC;
  • Ela possui uma infraestrutura completa para sua formação;
  • Parcerias internacionais e aprendizado guiada pela prática;
  • Conceito 4 no Enade;
  • Boa relação/parceria com a OAB.

O curso é presencial e possui duração de 360 h/a com aulas quinzenais nas sextas e sábados.

Quer saber mais sobre? Entre em nosso site, clicando aqui, e descubra como crescer profissionalmente e se destacar na área.