Como ser um engenheiro em segurança do trabalho?

  • Data de publicação
    7 de outubro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

Você sabe por onde começar para ser um Engenheiro em Segurança do Trabalho? Sabe quais habilidades precisa desenvolver para se destacar? Descubra neste artigo!

Manter o ambiente de trabalho seguro deve ser a prioridade de qualquer organização para proteger seus colaboradores. E para isso, é importante investir em profissionais capacitados. Um engenheiro em Segurança do Trabalho, por exemplo, atua com o propósito de garantir a proteção dos associados da empresa.

O mercado para esse setor está crescendo e se aperfeiçoando nos últimos anos. Com os avanços da tecnologia, cada vez mais oportunidades e ferramentas surgem nesta área.

Para que você saiba mais sobre esse cargo, qual o seu futuro e as principais atribuições, continue lendo esse conteúdo.

Engenheiro em Segurança do Trabalho: qual o futuro dessa profissão?

As oportunidades para pessoas que atuam nessa área vem surgindo em um cenário promissor. Essa situação se deve ao fato de que muitas companhias estão se conscientizando sobre a importância de fornecer um ambiente seguro para seus funcionários.

Isso porque as organizações estão investindo em profissionais que possam gerir a segurança dos colaboradores. Manter o local seguro deve ser uma das principais preocupações dos gestores.

Para se ter uma breve noção, até os anos 70, no Brasil não existia Segurança do Trabalho. E durante essa década foram registrados mais de 1,5 milhões de acidentes. Esse número foi reduzido à metade nos anos 2000.

Mesmo que os dados apontem uma melhora, os custos com multas, auxílios e indenizações ainda são altos. Em 2021, o INSS gastou mais de R$ 17 bilhões com auxílio-doença acidentário e R$ 70 bilhões com aposentadorias provenientes da mesma causa.

Além de gastos prejudiciais aos negócios, estamos falando de vidas, ainda em 2021 os registros apontaram 2,5 mil mortes. Foram 4,1 mil pessoas beneficiadas pela previdência por invalidez e 153,3 mil concessões de afastamentos por doenças. Os números assustam e  norteiam um pensamento inovador para combater essas situações. 

Com as novas ferramentas e metodologias, o profissional já consegue prever possíveis intercorrências e simular acontecimentos. As tendências atuais envolvem o uso de drones, realidade virtual e robôs.

Ademais, as Normas Regulamentadoras (NR’s) estão passando por revisões e atualizações constantemente quanto ao regimento das atividades de Saúde e Segurança.

Afinal: o que faz um engenheiro em Segurança do Trabalho?

O engenheiro técnico neste setor é responsável pela análise de projetos com o intuito de minimizar os riscos aos funcionários da empresa. Logo, o foco de atuação está na segurança dos associados contra acidentes e doenças ocupacionais.

Nos últimos anos, essa profissão vem se diversificando bastante a ponto de as atividades serem desenvolvidas para reduzir os danos contra o meio ambiente. Também é atribuída a ele a garantia de que os produtos para consumo e aquisição estejam 100% alinhados aos padrões de segurança.

Seu trabalho é feito por meio de análises rigorosas, fiscalizações de integridade e controle de requisitos. Assim, são criadas medidas para mitigar os riscos e orientações voltadas à ergonomia.

Cabe ao engenheiro assegurar que as normas regulamentadoras estão sendo cumpridas. Entre outras, destacam-se:

  • Validação dos sistemas para combate de incêndios;
  • Análises de escopos técnicos para emissão de laudos e pareceres;
  • Contribuir para a elaboração de manuais, normas, procedimentos e treinamentos voltados para segurança e prevenção.
Quais competências o profissional deve ter?

Quando falamos sobre as funções exercidas nessa área, tudo parece se resumir à elaboração de diretrizes para proteção. Contudo, existem algumas competências que precisam ser trabalhadas para o sucesso do setor.

Entre elas, quatro se destacam, confira:

  • Gestão de Pessoas: é fundamental que o engenheiro de segurança do trabalho saiba lidar com pessoas para executar suas tarefas com maior assertividade;
  • Planejamento: a maioria das atividades são voltadas para a prevenção de situações de risco, logo, você precisa antecipar ações;
  • Orientação: além de coordenar projetos de segurança, esse profissional deve orientar os envolvidos, desde colaboradores a terceiros;
  • Conhecimento técnico-científico: o aprendizado nunca será em excesso e você precisa saber tudo sobre como fazer avaliações críticas, além de compreender e interpretar normas.
Quem pode fazer Engenharia de Segurança do Trabalho?

Todos que possuem um diploma de graduação reconhecido pelo MEC nos cursos de Engenharia e/ou Arquitetura podem seguir essa especialização. Isso foi definido pela Lei nº 7410/85.

Existem diferentes níveis de profissionais nesta área, incluindo formações com o Ensino Médio. Porém, para se tornar engenheiro de segurança o requisito citado deve ser seguido.

Uma pessoa com Pós-Graduação nesta função pode seguir outras carreiras disponíveis no mercado além de engenheiro. São elas:

  • Coordenador de Segurança de Trabalho: ele deve coordenar, supervisionar e orientar os processos da área visando que todas as atividades estejam conforme a legislação brasileira;
  • Gestor de Projetos: encarregado da elaboração, instalação e coordenação de projetos e programas de segurança.
Como ser um profissional dessa área?

Com estudo, tendo foco, atenção e conhecendo as normas e regulamentações. Esses são os passos que contribuem para sua construção como engenheiro em Segurança do Trabalho. Confira agora:

Tenha foco em metas de curto, médio e longo prazo

Para que seu trabalho seja feito com excelência é preciso domínio para estabelecer metas de segurança a curto, médio e longo prazo.

Mas como fazer isso? Simples, você precisa avaliar os principais indicadores de performance aplicados no setor e estabelecer objetivos que aumentem a segurança.

Desse modo, será fácil acompanhar os progressos e resultados para qualificação das políticas de prevenção.

Estude a legislação

Normas técnicas, legislações e regulamentações, essas são palavras que diariamente estarão em seu vocabulário. E não é novidade que esses documentos costumam sofrer alterações ou adição de novos componentes.

Logo, você precisa estar atento e estudar com periodicidade as leis, assim passa a dominá-las e desenvolver um trabalho eficaz.

Esteja atento e ouça os outros

A capacidade de ouvir o que os outros estão falando também é essencial, assim como um olhar atento. Só dessa forma vai conseguir entender o que a empresa precisa e determinar estratégias baseadas nos problemas centrais.

Onde estudar Engenharia de Segurança do Trabalho?

A Cesusc oferece Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho EAD para que você aprenda e construa habilidades profissionais. Com valores que cabem no seu bolso e condições que se adaptam a sua rotina. Conheça os diferenciais do nosso curso:

  • Possui um corpo docente composto por especialistas qualificados e com vasta experiência de mercado;
  • A legislação sobre Especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho é seguida rigorosamente por nossa instituição;
  • São aulas híbridas: disciplinas online (síncronas), encontros presenciais, visitas técnicas e atividades práticas;
  • Você flexibiliza seus horários para encaixá-los em sua rotina: escolha entre ter duas aulas na semana ou apenas uma nos sábados.

Vem garantir seu diploma de Pós-Graduação na Cesusc, conte com um ensino de alta qualidade.