Como o curso de neurociências pode impactar a sua profissão?

  • Data de publicação
    20 de outubro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

Descubra, neste artigo, como o curso de neurociências pode impactar a sua profissão de psicólogo ou psicanalista, e como começar a se especializar na prática!

O curso de Neurociências possibilita ao psicólogo a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas e abordagens de investigação com o paciente. A junção desses dois campos permite que você aprenda, aprofundadamente, o que está por trás das emoções

Essas áreas possuem uma relação estreita e complementar estudando duas faces do cérebro em si: a mente e o sistema nervoso. 

Quer adquirir novos conhecimentos e oferecer ainda mais qualidade e assertividade no seu atendimento? Continue a leitura desse material e vamos te apresentar todas as informações necessárias sobre Pós-Graduação de Psicologia na área de estudo das neurociências.

O impacto do curso de neurociência na sua profissão

Antes de começarmos, precisamos mostrar a importância deste ensino para os seus aprendizados de psicologia e psicanálise. Os estudos psicológicos, como você já deve saber, procuram entender o comportamento da mente e das emoções no ambiente abstrato. 

Já a neurociência busca respostas por processos concretos, ou seja, a partir das reações do sistema nervoso e de suas estruturas. 

Por exemplo, através de ressonância magnética e/ou eletroencefalograma é possível observar as alterações na região cerebral e compreender o que está acontecendo. Um exemplo são os transtornos mentais, a partir das imagens fornecidas por exames você consegue identificar as modificações em um paciente com:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Vícios;
  • Delírios;
  • Fobias;
  • Alucinações;
  • Esquizofrenia;
  • Transtornos de personalidade.

Essas definições ocorrem porque nosso cérebro reage a diferentes comportamentos em áreas distintas. Logo, os estímulos e desestímulos aplicados são reconhecidos e associados para um diagnóstico mais preciso e assertivo.

Para exemplificar melhor, podemos pensar em alguém com um quadro depressivo. Um profissional do setor vai identificar a condição por meio dos sintomas e dos relatos do indivíduo. Os neurocientistas vão definir a ausência de um neurotransmissor chamado serotonina, ou seja, a causa física para o transtorno.

Desse modo, quanto mais você estudar sobre o comportamento da mente e as reações biológicas que ela proporciona, mais conseguirá:

  • Compreender as ações sabotadoras e trabalhar para eliminá-las;
  • Desenvolver a inteligência emocional e social da pessoa como profissional e ser humano.

Procure saber mais sobre o curso de Neurociências e os impactos positivos que ele pode proporcionar para o seu ramo. Nas próximas linhas vamos trazer mais informações e tendências que devem estar no seu radar para o desenvolvimento de novas habilidades.

O impacto das neurociências no mundo

Os estudos voltados para o comportamento do cérebro atraem o interesse de muitas pessoas em diferentes áreas. Isso porque compreender as ações e comandos também permite entender como funciona a tomada de decisões em diferentes ramos.

Desse modo, são utilizados recursos tecnológicos em conjunto com o conhecimento biológico para solucionar problemas em qualquer segmento. Por dispor de uma abordagem multidisciplinar, a área foi dividida em cinco campos para definir sua finalidade.

  1. Comportamental: existe uma busca que desafia os profissionais em relação aos fenômenos da mente e suas individualidades para o desenvolvimento da personalidade e da memória;
  2. Cognitiva: os estudos são centralizados no pensamento, memória e dinâmica de aprendizado, mas também investiga as interações dos cinco órgãos dos sentidos;
  3. Neurofisiologia: trata-se do monitoramento do organismo e sua interação, ou seja, se o sistema nervoso está transmitindo as informações e comandos para os músculos;
  4. Neuroanatomia: essa subárea está integrada a avaliação da anatomia, buscando conhecer a estrutura do cérebro, medula, etc., principalmente após impactos de lesões e experimentos;
  5. Neuropsicologia: busca em estímulos biológicos as respostas para atitudes complexas como distúrbios cognitivos, emocionais e comportamentais.
Conheça os novos ramos da Neurociência

Atualmente, existe uma valorização maior sobre o bem-estar e a qualidade de vida dos indivíduos. Nesse ponto, podemos considerar os estudos em volta da neuropedagogia, que propõe a descoberta de como aprendemos e ganhamos autonomia em vários momentos da nossa vida.

As pesquisas para compreender o ser humano também se expandiram para o comércio. O neuromarketing, por exemplo, prevê, com base em pesquisas, como funciona o processo de decisão dos consumidores. E, é a partir desses resultados que são traçadas estratégias de vendas mais assertivas.

Já a neurociência computacional utiliza as máquinas para compreender as funções e reações do nosso sistema. Esta se tornou uma grande aliada nas pesquisas e estudos sobre o funcionamento do cérebro.

Tendências em neurociências para ficar de olho

O surgimento de novas tecnologias está revolucionando a forma como estudamos a mente humana. Logo, não há dúvidas quanto ao futuro promissor que existe para quem trilha essa área.

Em uma entrevista para a Forbes, Leandro Mattos, cofundador da startup CogniSigns, diz que o propósito de usar novas técnicas é impactar socialmente. Ou seja, nos campos da neurociência a interação entre máquinas e pessoas está além de romper limitações. 

“Elas também avançam em investigações sobre como motivações coletivas em torno de uma causa em comum funcionam, podem alimentar propósitos e fazer com que transpor o impossível possa ser uma questão de conhecimento, gestão e união”.

Desse modo, para você que é psicólogo e está considerando investir nesse campo, é importante conhecer mais sobre as habilidades que se destacam.  Em agosto desse ano foi publicado pelo G1 um resumo do relatório feito pelo Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (Unicamp).

Confira, a seguir, cinco principais tendências da neurociência para 2023:

  • Big Data;
  • Robótica e Inteligência Artificial;
  • Neuro estimulação de implantes e dispositivos eletromagnéticos;
  • Implantes cerebrais como biossensores, eletrodos e implantes;
  • Computação cerebral.

Se manter atualizado com as inovações que surgem diariamente é um bom passo para se diferenciar no mercado. Além disso, quanto mais souber sobre tecnologia e técnicas, você poderá desenvolver atendimentos mais assertivos aos seus pacientes.

Buscar especializações é essencial para o seu desenvolvimento

Não podemos discordar da ideia que formação continuada impacta no sucesso profissional. Se tratando de psicólogos, o aperfeiçoamento é essencial para atender pessoas com qualidade.

Além disso, se você já atua por algum tempo, mas está sentindo que é hora de seguir por outro caminho, como abrir a própria clínica, talvez seja a hora de inovar. Conheça os principais benefícios de investir em uma Pós-Graduação no ramo:

  • Seja especialista: um curso amplia seu repertório teórico e técnico e aprimora suas habilidades para cuidar das pessoas;
  • Melhore o currículo: ter uma especialização dá mais destaque a sua imagem, desde estar buscando relocação no mercado ou deseja dar mais um passo, como a criação do seu próprio consultório;
  • Amplie seus horizontes: além das possibilidades que a Graduação em Psicologia oferece, a Pós te direciona para um aprendizado específico;
  • Aumente o networking: estar em um ambiente acadêmico também contribui para a construção de uma rede de relacionamentos entre profissionais;
  • Agregue valor: a aquisição de conhecimento aprofundado gera autoridade para seu nome, logo, um indivíduo que marcar consulta com você se sente mais tranquilo e confiante quanto aos processos que você tomar.

Se o campo das Neurociências, Comportamento e Cognição te interessa, conheça nosso programa de pós e se especialize na área. 

Descubra como pensar nas melhores estratégias de atendimento por meio e proporcione novas experiências aos seus pacientes. 

A Cesusc é referência em Educação no sul do país e oferece uma metodologia de ensino remoto baseada nesse segmento. São quatro módulos divididos em:

  • Bases da Neurociência e do Sistema Nervoso;
  • Percepção, Aprendizagem e Memória;
  • Emoção, Motivação e Cognição;
  • Bases da Neurociência e do Sistema Nervoso.

Saiba mais sobre o curso, clicando aqui, e se torne excelência no setor!