Como escolher uma pós-graduação em psicologia que mais se adeque ao meu segmento?

  • Data de publicação
    17 de novembro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

Está procurando uma pós-graduação em psicologia, mas não sabe escolher a melhor para seu perfil profissional? Descubra, neste artigo, algumas opções!

A Pós-Graduação em Psicologia é indicada para os profissionais que desejam buscar formas diferentes de atender seus pacientes e também para se manter atualizado no seu segmento. 

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, o número de psicólogos registrados ultrapassa os 430 mil, o que mostra que ter um diferencial competitivo é muito importante para o mercado.

Contudo, escolher um campo para se especializar pode ser complicado. Por isso, trouxemos esse artigo para você. Separamos aqui, as principais informações sobre o ramo e as possibilidades de estudos e especializações para você decidir a que mais combina com seu perfil.

Quer saber qual é a melhor pós-graduação para você? Continue a leitura e encontre um novo caminho para sua profissão!

O que uma Pós-graduação em Psicologia me agrega no mercado?

O título de especialista em determinado segmento confere ao profissional uma maior credibilidade, enriquecendo seu currículo. Somando a sua experiência de mercado, você se torna autoridade e, consequentemente, atrai novos pacientes.

Ademais, estar inserido no âmbito acadêmico também contribui para um maior networking com professores e outros colegas.

Outro fator que justifica o valor agregado à pós-graduação são os pontos relativos a concursos públicos e programas de mestrado e doutorado. Lembre-se de que um profissional generalista é apenas mais um entre muitos outros. 

Como já dito, mais de 430 mil psicólogos estão registrados no Conselho Federal de Psicologia, quantos desses possuem um nicho direcionado?

Além de tudo isso, uma Pós possibilita que você retome conteúdos que não foram aprofundados na graduação. Por exemplo, um curso direcionado para estudos de neurociências e cognição. 

Esse entendimento intenso sobre a relação entre cérebro e os comportamentos só é possível com cursos especializados no campo.

Quais as opções de Pós-graduação do setor?

Existem muitas opções de áreas dentro da Psicologia para você analisar, entre elas podem estar a psicologia organizacional e escolar. Conheça as possibilidades de atuação, abaixo:

Neurociências

Os estudos da Neurociência agregam ao profissional conhecimento em relação ao comportamento dos indivíduos e o corpo. 

Em conjunto com a Psicologia, ela ajuda a compreender o comportamento humano a partir de seu sistema nervoso. 

Algumas disciplinas da grade curricular:

  • Neurodesenvolvimento
  • Sensação e Percepção
  • Neurociência da Aprendizagem e Memória
Psicologia Organizacional

O intuito de cursar Psicologia Organizacional está atrelado às constantes mudanças no mercado de trabalho e seus impactos nas pessoas. 

Logo, além do olhar individual é pensado também no coletivo, em um ambiente saudável para todos. Nesse campo de estudo, o profissional no segmento procura um melhor espaço de trabalho para os colaboradores de uma organização.

Recentemente, por exemplo, a Síndrome de Burnout foi incluída entre as doenças associadas ao meio profissional e já atingiu cerca de 30% dos brasileiros. Percebe a importância de se especializar nesse campo?

Algumas disciplinas presentes na grade curricular:

  • Inovação e Criatividade nas Organizações
  • Gestão da Cultura e Clima Organizacional
  • Liderança, Gerenciamento de Conflitos e Negociações
Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Destinada aos profissionais da Psicologia e da Psiquiatria, essa especialização aposta na prática de psicoterapia, sendo uma das mais tradicionais. 

Ela une conceitos de Behaviorismo com teorias cognitivas e procura entender os acontecimentos e como eles afetam o ser humano.

A procura por psicólogos especializados nessa área cresceu muito após a pandemia. Pesquisas apontam que mais de 120 milhões de indivíduos desenvolveram ansiedade ou depressão nesse período.

Algumas disciplinas da grade curricular desse segmento:

  • Terapia Cognitiva com crianças e adolescentes
  • TCC nos Transtornos de Ansiedade e Transtorno Obsessivo Compulsivo
  • TCC nos Transtornos do Neurodesenvolvimento
Psicologia Escolar

Entrelaçada com a educação, a Pós-graduação em Psicologia Escolar ou Educacional atua no processo de aprendizagem infantil, infantojuvenil e adultos. 

A pessoa especialista nesse campo precisará agir em situações envolvendo adaptação social, convivência e outros aspectos atrelados com alunos e funcionários.

Algumas disciplinas da grade curricular:

  • Transtornos de Aprendizagem
  • Avaliação Educacional
  • Intervenções Psicológicas no Ambiente Escolar
Dicas essenciais para escolher a melhor para sua abordagem clínica

Afinal, como escolher uma Pós-Graduação para seu perfil profissional? Separamos algumas dicas que são essenciais nesse momento, confira:

Pesquise as áreas de atuação

Antes de se comprometer com uma especialização, procure conhecer o mercado em volta dela. Se você já atua na área, observe o seu cenário, objetivos e necessidades. O que está sendo mais rentável? Quais questões requerem maior atenção do paciente na hora de procurar um profissional?

Entender quais são as tendências dos ramos ajuda na sua tomada de decisão. Isso porque te dá ciência do que esperar a curto, médio e longo prazo atuando no campo.

Converse com especialistas

Uma ação interessante é contatar antigos colegas de graduação ou especialistas na área de interesse. Procure esclarecer as principais dúvidas que tiver, pergunte se eles estão satisfeitos com o caminho que seguiram e como é a rotina.

As redes sociais são um ótimo lugar para encontrar profissionais e trocar ideias sobre o campo. É um bom momento para analisar as estratégias de marketing que eles utilizam.

Como eles divulgam o trabalho e conferem autoridade para seu nome ao fornecer conteúdos relevantes para o público? Todas essas informações são importantes para compreender o cotidiano deles.

Faça cursos experimentais

Antes de seguir para a Pós-graduação, você também pode optar por cursos menores para ajudar a se decidir. Existe uma gama de opções de aulas direcionadas a temas específicos dentro da Psicologia.

Por exemplo, se seu interesse é na Psicoterapia e Terapia Cognitivo Comportamental, comece procurando por formações livres e de curta duração. O mesmo caminho pode ser seguido em relação a outros segmentos da Psicologia.

Analise a instituição ideal para você

A última dica é escolher a faculdade que mais se adeque ao seu perfil e momento profissional. Uma instituição que ofereça aulas online ou híbridas e um time capacitado e qualificado para ministrar as disciplinas. Não esqueça de verificar se a Pós é reconhecida pelo MEC.

Admissão e premiações também devem ser considerados na hora de avaliar a credibilidade da instituição. Vale lembrar que alguns pacientes consideram o currículo profissional na hora de escolher seu psicólogo.

A CESUSC oferece os melhores cursos de Pós-graduação em Psicologia do Sul do país. O Enade conceituou a área em nota 4 (máximo 5) e o Conceito de Curso também recebeu nota 4.

Veja quais são as grades disponíveis na nossa instituição e seu tempo de duração:

Acesse nosso site e fique por dentro das novidades sobre a área. Saiba mais sobre as Especializações, clicando aqui, para definir o início da sua nova jornada!