Como conciliar o trabalho na clínica com os estudos constantes e otimizar ambos?

  • Data de publicação
    16 de dezembro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

Quer melhorar a gestão de clínica sem parar com os estudos? Confira, neste artigo, boas dicas para gerenciar e alinhar sua carreira e seus estudos!

Fazer uma boa administração do tempo e dos estudos é uma tarefa muito difícil para qualquer profissional. Principalmente na área da saúde, como os psicólogos, que precisam estar em constante atualização e ainda fazer a gestão de clínica.

Quer saber como melhorar sua dinâmica de trabalho e ainda conseguir um espaço na agenda para investir no seu desenvolvimento para o mercado? Continue a leitura desse artigo e vamos te mostrar dicas valiosas sobre produtividade e como otimizar seu tempo.

Boa leitura!

Como otimizar a minha gestão de clínica?

Organização e investimento são palavras essenciais para uma boa administração do tempo. Somente otimizando o gerenciamento da sua clínica, você poderá dedicar algumas horas para seu aperfeiçoamento profissional. 

Para te ajudar a pôr seus planos em prática, separamos algumas dicas com o propósito de adotar uma rotina otimizada. Confira:

Organização em primeiro lugar!

De nada adianta fazer planos e não contar com uma boa organização para executá-los, certo? Assim, o primeiro passo é colocar em ordem todos os seus afazeres para ter uma visibilidade maior da sua agenda.

Organize seu tempo e divida-o em blocos (por exemplo: trabalho, estudo e lazer), sempre medindo as necessidades de cada etapa. Quando você obtiver domínio sobre as horas do seu dia, ficará mais fácil desenvolver todas as atividades.

Otimize a gestão de pessoas

Dedique alguns esforços para um gerenciamento eficiente dos seus colaboradores, como a secretária. Estimule o desenvolvimento dessa pessoa através de feedbacks quanto às atividades executadas por ela.

Procure meios para estabelecer uma comunicação clara entre vocês, evitando ruídos e possíveis equívocos. A oferta de capacitações também é uma excelente forma de otimizar todos os processos da clínica.

Invista em tecnologia para sua clínica

A tecnologia tem se tornado um recurso valioso para quem busca tempo, qualidade e eficiência. Os softwares de gestão são completos e auxiliam em diversas demandas administrativas e financeiras.

Por exemplo, com um sistema de administração é possível fazer agendamentos online e manter um prontuário eletrônico para acompanhamento. Desse modo, a tecnologia te proporciona dados de forma ágil e simplificada.

Tenha um melhor mapeamento do seu negócio

Mapear todos os processos existentes na clínica vai permitir que o profissional entenda a eficiência de cada um. Você consegue essas informações com a aplicação de indicadores de desempenho, assim é possível identificar dados sobre:

  • Número de consultas;
  • Quantidade de procedimentos realizados;
  • Existência ou não de glosas médicas;
  • Perda de materiais e/ou produtos por validade.

Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser mensurado dentro do seu ambiente de trabalho. 

Por que devo focar em continuar estudando após me formar?

Porque aprender nunca é demais e quando se trabalha na área da saúde. Isso serve para te auxiliar a desenvolver novas habilidades, crescer na carreira e manter estabilidade financeira. Leia com mais detalhes, abaixo:

Desenvolvimento de novas habilidades

O aprendizado constante vai permitir que você desenvolva novas habilidades no setor de Psicologia Clínica, por exemplo. Dessa forma, haverá mais insumos para que atenda aos pacientes com mais qualidade e eficiência.

Essa ideia não está direcionada apenas para aqueles que estão se formando na graduação ou procuram a primeira oportunidade no mercado. A mente humana tem passado por muitas tribulações e questões que fizeram as pessoas olharem com ainda mais atenção para ela. 

Ansiedade e depressão são apenas alguns dos problemas que precisam ser enfrentados diariamente. E, você, como profissional do campo, precisa entender cada vez mais técnicas para lidar com essas questões.

Crescimento profissional e pessoal

Ninguém deseja permanecer estagnado em determinado ponto de sua caminhada, seja profissional ou pessoal. O ponto é que a Pós se tornar novos passos para seu crescimento, permite que você avance e conquiste mais metas.

Quando você desenvolve novas habilidades que contribuem para sua carreira, você também aprende mais coisas sobre si. 

Maior equilíbrio financeiro

Você sabia que o salário de quem faz Pós-Graduação pode chegar até 47,2% a mais dos que não fizeram? Esses dados por si já definem um dos benefícios de se especializar para continuar crescendo e ainda se manter estável.

Além de conseguir desenvolver novas competências e alcançar outros patamares profissionais, o psicólogo ainda consegue maior controle financeiro.

E como escolher o melhor curso para minha área?

Após seguir as dicas de organização e compreender o quão vantajoso é continuar estudando, vamos te mostrar o que considerar ao escolher um curso.

  • Entre aquele que mais se adapta a sua rotina, priorize a oferta remota;
  • Saiba definir suas prioridades profissionais e abrir mão de algo quando necessário;
  • Escolha o curso que te dê autonomia.

Veja aquele que se adapta a sua rotina

Com uma boa organização você vai conseguir realizar mais tarefas em menos tempo, logo poderá encontrar um curso de especialização. Ao definir a área em que deseja se aperfeiçoar encontre as melhores opções, priorizando o ensino à distância.

O EAD é a melhor alternativa para os profissionais que buscam conciliar o trabalho com estudos. Isso porque oferece flexibilidade ao estudante, possibilitando que seja feito no lugar e na hora que você puder.

Defina suas prioridades no meio profissional

Com a gestão de clínica otimizada você poderá enxergar com clareza outros pontos de sua vida. Assim, quando queremos alcançar alguns objetivos, é crucial ter ciência de que precisaremos deixar de lado algumas coisas.

Portanto, ao definir suas prioridades profissionais, saiba dosar o que é indispensável e tenha coragem de abdicar do quê não agregará valor.

Opte por cursos que te dão autonomia

A flexibilidade do ensino remoto confere à pessoa autonomia sobre como definir seu método de estudo. Você consegue adaptar as aulas e as atividades com sua rotina profissional sem uma atrapalhar a outra.

Portanto, procure cursos 100% online ou com modelo híbrido que possam ser encaixados no seu dia a dia.

A CESUSC te prepara para esse momento!

Agora que você já está preparado para iniciar seus estudos, basta saber onde fará a Pós-Graduação. A CESUSC é uma faculdade com excelência acadêmica que oferece três Especializações Online em Psicologia.

Na sequência, vamos mostrar um pouquinho de cada:

  1. Neurociências, comportamento e cognição: Esse curso procura apresentar uma nova forma de atuação pelo viés da neurociência. Assim, o indivíduo desenvolve habilidade em relação ao cérebro, o comportamento e a cognição.
  2. Avaliação psicológica: Independentemente da área de atuação, o psicólogo precisa entender uma série de processos e procedimentos. O que foi aprendido de forma básica na graduação é visto com mais profundidade nesta Pós.
  3. Psicologia das organizações e coaching: É a especialização indicada para o profissional que deseja atuar no âmbito trabalhista. Os estudos são focados no entendimento sobre o comportamento humano em contextos de trabalho.

Com encontros ao vivo quinzenalmente, os cursos contabilizam 360 horas/aula que podem ser concluídos em até 18 meses.

Saiba mais sobre as Especializações em Psicologia acessando nossa página de Pós-Graduação. Desenvolva novas habilidades e ofereça atendimentos mais completos aos seus pacientes.