7 Habilidades que você precisa desenvolver em Psicologia Clínica

  • Data de publicação
    29 de setembro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

Quem gosta de estar atualizado com as descobertas do mundo e anseia por mais conhecimento, não pode parar com uma graduação. Os psicólogos, por exemplo, devem ter um aprendizado contínuo para desenvolver seu trabalho e encontrar um ramo específico para seguir. Existem mais de dez áreas de atuação no Brasil e a Psicologia Clínica é uma delas.

Por se tratar de um campo com muitas oportunidades, você pode oferecer serviços de modo autônomo ou em instituições. Há também a possibilidade de abrir seu próprio negócio sozinho ou em sociedade com colegas.

Contudo, é uma profissão que estuda a subjetividade humana, demandando atualização constantemente.

Quer entender mais sobre esse campo da Psicologia? Continue a leitura deste artigo e descubra o que esperar para o futuro. Também separamos sete habilidades que necessitam ser desenvolvidas e a importância de continuar atrás de conhecimento.

O futuro da Psicologia Clínica

Antes, a psicologia era vista como uma prática destinada apenas para aqueles que tinham recursos. Em outros casos, muitos se negavam ao atendimento com os seguintes argumentos: “não sou louco”, “ele vai falar o que já sei”, etc.

Porém, esses pensamentos se tornaram obsoletos a medida em que o mundo evoluiu e a necessidade de cuidados com a saúde mental ganhou mais espaço. Um bom exemplo desse cenário é a pandemia da Covid-19, no qual os casos de ansiedade e depressão cresceram consideravelmente.

Em todo o planeta, mais de 129 milhões de pessoas desenvolveram transtornos psicológicos entre 2020 e 2021. A busca por ajuda foi ressignificada pela necessidade de cuidados com a saúde mental.

Em um cenário em que muitas funções humanas são substituídas por máquinas ou softwares, a psicologia não é impactada negativamente. Pelo contrário, os recursos tecnológicos se tornaram aliados na promoção e progressão da saúde do ser humano.

A era da digitalização permitiu que as consultas pudessem ser oferecidas virtualmente e autorizadas pelos conselhos profissionais. Agora, regiões mais afastadas, que antes não contavam com especialistas da área, podem ter acesso com a ajuda da internet.

Logo, considerar uma Pós de Psicologia Clínica traz relevância e significado para sua atuação. Principalmente em um momento que as novidades e transformações do mercado só tem contribuído para seu crescimento.

7 habilidades que você precisa desenvolver

Você sabia que investir na capacitação profissional é também desenvolver-se pessoalmente? As habilidades comportamentais, ou softskills, possuem grande relevância para setores que envolvem atendimento ao público.

Manter uma boa comunicação e estabelecer um relacionamento com seus pacientes gera confiança. Confira, abaixo, sete competências que vão contribuir para o seu sucesso:

Comunicação

A habilidade em falar assertivamente pode ser vista como a maior força de um psicólogo, isso porque o trabalho não envolve apenas um dialogar. Trata-se de uma formação contínua sobre métodos e formas de abordar o seu cliente.

É uma interação dividida em várias etapas fundamentais que devem ser trabalhadas com criatividade e resiliência. Envolvendo questões como:

  • Saber se expressar com clareza e objetividade utilizando as palavras certas para a comunicação;
  • Ter paciência para ouvir o que o outro está dizendo é tão importante quanto falar;
  • Desenvolver questionamentos pertinentes ao momento é uma consequência de conseguir interpretar as informações fornecidas.
Relacionamento

Ser sociável e gostar de relacionar-se é um fator muito importante para quem atua no ramo. Consegue imaginar o desconforto de alguém que procura ajuda ao chegar em um consultório e encontra alguém fechado ou tímido?

Mesmo que sua intenção seja oferecer o apoio necessário, se não lidar com essas adversidades estará construindo uma barreira entre você e a pessoa do outro lado da mesa. Assim, desenvolver a habilidade de interagir com os outros é importante, mas também um desafio.

Empatia

O trabalho na psicologia precisa ser empático, sem julgamentos ou preconceitos. Faz parte do dia a dia desse profissional acolher e buscar formas de compreender todos os seus pacientes.

Antes de tudo, trata-se de uma área que procura entender o comportamento humano por meio de estudos, análises e pesquisas.

Se você atua em um consultório particular ou está prestes a fazer isso, precisa entender que na sua rotina cada conversa será única. É necessário se reinventar e se colocar no lugar do próximo, só assim estará desenvolvendo seu trabalho com êxito.

Observação

Além de saber estabelecer um diálogo aberto, um profissional de psicologia deve entender as nuances de seu cliente. Conhecer um indivíduo abrange também a sua comunicação não verbal, a capacidade de analisar e decifrar expressões e palavras escondidas nas entrelinhas.

Os seres vivos se comportam de diferentes maneiras e seu olhar precisa estar atento aos detalhes ocultos na fala.

Mesmo que essa seja uma habilidade trabalhada ao longo da graduação, o aperfeiçoamento se dá no dia a dia.

Escuta

Saber escutar alguém com paciência e tranquilidade é uma arte que pode ser inata ou desenvolvida ao longo da vida. As pessoas anseiam por alguém que pare e ouça o que estão dizendo, por isso o psicólogo se torna especial.

Ouvir o que o outro tem em si não é apenas ficar sentado em sua frente, envolve posturas intelectuais e comportamentais. O cliente precisa ter consciência de que está sendo levado a sério, que seu relato é importante.

Despreconceito

Todas as pessoas diferem umas das outras, logo, é preciso ter a mente aberta para lidar com perfis distintos. O importante aqui é auxiliar o indivíduo na busca pelo seu autoconhecimento.

Como já dito no tópico acima, promover a empatia envolve ações sem julgamento, além da necessidade de se despir de qualquer preconceito.

Portanto, se ainda existem questões que você precisa trabalhar, o mais indicado é procurar formas para expandir sua mente.

Autoconhecimento

Conhecer a si próprio é uma das habilidades de referência não apenas neste setor, mas em todas as outras áreas. Como pretende ouvir e buscar entender alguém sem antes se conhecer?

É preciso saber lidar com diversas situações e emoções no dia a dia de um consultório e para isso também cuidar de si.

A aquisição desta softskill é um processo que traz resultados nos ramos profissionais e pessoais. Quando se sabe onde está e para qual lugar pretende ir, direcionar o próximo se torna mais fácil.

Lembre-se que a Psicologia é uma formação contínua, então há necessidade de supervisão clínica em sua trajetória.

Buscar especialização em Psicologia Clínica é fundamental para o seu desenvolvimento

A especialização nesse ramo abre um leque de possibilidades, como abrir seu próprio consultório tanto físico como no meio digital. Escolha desenvolver suas habilidades e buscar por mais conhecimento em uma instituição que pensa em você.

Na Cesusc você encontra a pós que mais combina com seu momento, mensalidades que cabem no seu bolso e horários flexíveis. As aulas são remotas e podem ser acessadas do computador, celular ou tablet.

Não perca mais tempo, invista no seu crescimento profissional com as Pós-Graduações em Psicologia da Cesusc.