3 Principais benefícios do curso Engenharia de Segurança no Trabalho

  • Data de publicação
    28 de outubro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

O curso Engenharia de Segurança no Trabalho traz muitos benefícios para sua vida profissional. Conheça, neste artigo, o futuro dessa área e por onde começar

Muitas pessoas se formam em uma graduação já pensando em maneirasformas de criar diferencial competitivo para ser destaque e referência no mercado. O curso de Engenharia de Segurança no Trabalho, por exemplo, é um caminho cheio de oportunidades aos que possuem diploma na área relacionada.

Essa profissão possui um futuro promissor e cheio de mudanças que requerem domínio técnico, planejamento e outras competências.

Mas a dúvida épode surgir, por onde começar?

Acompanhe esse conteúdo e descubra as principais informações a respeito da especialização e os seus principais benefícios. Você pode alcançar muitas conquistas e realizações, desde que encontre o melhor caminho.

Boa leitura!

Primeiro: onde encontrar o curso Engenharia de Segurança do Trabalho?

Em instituições de ensino superior como a Cesusc, que oferecem cursos de Pós-gGraduação lato sensu voltados para a área. A faculdade dispõe de professores qualificados e com ampla experiência para orientar seu desenvolvimento.

Além disso, atendemos rigorosamente as legislações e leis vigentes que abarcam a  Especialização de Engenheiro e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho.

A capacitação de nossos alunos seguem as diretrizes estabelecidas na Norma Regulamentadora 4 (NR 4) para a formação SESMT.

Na modalidade híbrida, as aulas são ministradas online e também em encontros presenciais. São oportunizadas visitas técnicas e atividades práticas com o intuito de reforçar o aprendizado e experiência ao longo do curso. O ensino não se molda apenas na teoria e promove também a flexibilidade para seus discentes.

Vale lembrar que um dos pré-requisitos para cursar a Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é ter graduação em arquitetura ou em áreas relacionadas. De acordo com a Lei 7410/85, você também precisa estar registrado no conselho referente a formação, CREA ou CAU.

3 Principais benefícios do curso

Para reforçar é bom ter em mente que o setor está cheio de oportunidades vantajosas. O interesse das empresas cresce a cada dia em relação ao colaborador dedicado à proteçãoa proteção dos funcionários.

Isso se deve ao fato de que há uma redução considerável de custos associados com acidentes e doenças ocupacionais.

Para você, um dos principais motivos que podem levar àa espacialização é o diferencial competitivo. Quanto mais experiências e conhecimento somar, maiores são as chances de conseguir uma boa colocação no mercado.

Ademais, estar em um ambiente rodeado de pessoas que já atuam no cenário garante que sua rede de contatos aumente. Em consequência, também crescem possibilidades de indicações e contratações assertivas.

Confira, abaixo, um pouco mais sobre esses benefícios oferecidos.

Diferencie-se com essa especialização

A adição de uma especialização ao currículo permite que você tenha acesso a oportunidades melhores. O mercado está repleto de candidatos ansiosos para se destacarem e essa é sua chance.

Listamos alguns pontos que resultam desse diferencial:

  • Possibilidade de ascender para cargos mais altos dentro de uma organização;
  • Aumento salarial devido a Pós-Graduação pode chegar até 47,5%;
  • Você adquire mais conhecimento e se mantém atualizado quanto às novas práticas, técnicas e conceitos da área.
Contribua com a segurança, produtividade e redução de custos das empresas

Quando o engenheiro de Segurança do Trabalho atua com eficiência e eficácia, a satisfação dos associados aumenta. Ao se sentirem seguros e valorizados, esses profissionais desenvolvem um trabalho mais focado.

Em outras palavras, a companhia se beneficia em conjunto com funcionários mais produtivos e com a diminuição de turnover.

Apesar de inicialmente se tratar de um investimento alto, a médio e longo prazo é possível reduzir custos. Isso porque a corporação gastará menos com indenizações e processos trabalhistas relacionados com acidentes e doenças.

Aproveite o Networking

Estar por dentro do que acontece em todos os setores pode abrir portas para você e manter uma rede de contatos contribui nesse processo. Em um ambiente acadêmico será possível trocar informações relevantes e experiências.

Além disso, os professores são profissionais respeitados e que entendem os melhores caminhos. Logo, se você tiver um bom desempenho nas aulas, você pode ser indicado para alguma vaga com a referência de uma pessoa com destaque no mercado.

Qual o futuro dessa profissão?

O profissional que se forma no curso Engenharia de Segurança do Trabalho encontra diferentes oportunidades no mercado. As vagas podem ser encontradas tanto em empresas de pequeno porte quanto em grande, assim como nos setores público e privado.

Esse fato se dá a partir do reconhecimento da sociedade brasileira em relação à prevenção de acidentes ocupacionais e ambientais. A necessidade de prever e evitar ocorrências também se fortaleceu após o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019.

A partir do surgimento de novas ferramentas e metodologias atreladas a tecnologia, o colaborador consegue agir com mais eficiência. 

Desse modo, além de aprender com os erros do passado, ele também previne outros acidentes criando planos estratégicos e ações. Seu foco sempre está na garantia de proteção das pessoas e na minimização de prejuízos para a companhia.

Para exemplificar a importância desta área, vamos elucidar alguns dados baseados nos registros do TRT4:

  • Em 2021 foram mais 2,5 mil óbitos provenientes de gargalos de trabalho e 571,8 mil CATs;
  • Os gastos com benefícios previdenciários, segundo o INSS, passam de R$ 17,7 bilhões em auxílio-doença e R$ 70,6 bilhões em aposentadorias oriundas do mesmo motivo;
  • No Rio Grande do Sul foram apontados 43,4 mil acidentes, 16,9% CATs que em 2020.
Quais as obrigações desse profissional?

Entre as atribuições designadas para o engenheiro de Segurança do Trabalho podemos destacar algumas:

  • Supervisionar e garantir que as organizações estejam alinhadas aos requisitos de segurança em trabalho impostos pela lei;
  • Contribuir na elaboração de manuais, normas e programas de treinamento para prevenção de acidentes;
  • Acompanhar e participar da criação dos equipamentos de segurança como uniformes e EPIs;
  • Realizar análises de projetos para implementação, apontando mudanças pontuais com a finalidade de eliminar ou minimizar riscos.
Venha se especializar na Cesusc!

Fazer uma Pós é o primeiro passo para sua qualificação profissional.

A Cesusc oferece os melhores recursos para que você tenha acesso a conteúdos completos com docentes experientes. Acesse a página do curso para saber mais sobre nossa especialização e dê mais um passo para o sucesso na sua carreira.