As turmas DID51 e DIN51 tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Florianópolis na última sexta-feira, 06 de setembro. Além de apreciar o patrimônio histórico e cultural da cidade, os alunos discutiram temas importantes como a Responsabilidade Civil Objetiva no contexto da concessão de serviços públicos, especialmente na gestão de museus.
Essa modalidade de responsabilidade impõe ao Estado e às concessionárias a obrigação de reparar danos causados, independentemente de culpa, garantindo assim a proteção tanto do acervo quanto dos visitantes. É crucial que haja um cuidado rigoroso na administração desses espaços, pois a falta de zelo ou a ilicitude na prestação de serviços podem gerar graves consequências. A omissão de deveres ou a negligência em aspectos como a segurança, conservação do patrimônio e acessibilidade podem acarretar danos materiais, morais e até mesmo à integridade física dos visitantes, implicando a necessidade de reparação por parte dos responsáveis.
A visita ao museu foi uma oportunidade para nos aprofundarmos nos desdobramentos dessa responsabilidade, refletindo sobre como a boa gestão e o compromisso com o público contribuem para a preservação de nossa memória coletiva, além de proteger o direito de todos de usufruírem dos bens culturais com segurança e dignidade.