Quer crescer profissionalmente, mas ainda tem dúvidas sobre que caminho seguir? Descubra os motivos para investir no desenvolvimento tecnológico.
O profissional de marketing sabe que o objetivo de sua área é criar valor e chamar a atenção de determinado nicho, portanto ele sempre precisa estar atualizado com o mercado. Com a transformação digital surgiram milhares de formas para vender. Sendo assim, investir no desenvolvimento tecnológico está se tornando uma necessidade.
Assuntos relacionados à inovação ganham mais espaço no dia a dia, principalmente nesse setor, sob a denominação de Marketing Digital.
Se sua vontade é crescer profissionalmente e se destacar no mercado competitivo com habilidades do futuro, continue estudando. Uma Especialização em Comunicação pode influenciar na sua carreira de forma positiva e te tornar referência na área.
Para te ajudar na escolha certa, nós, da Cesusc, preparamos esse artigo com as principais informações do ramo. Nas próximas linhas, você vai encontrar o conceito das inovações tecnológicas e seu impacto no marketing. Além disso, separamos três motivos para te fazer trilhar esse caminho.
Boa leitura!
Conceito de desenvolvimento tecnológico e seu impacto no marketing
A Revolução Tecnológica é a transformação de tudo que conhecemos para a inserção em um ambiente digital. Celulares, computadores, internet e outros ganharam espaço significativo na vida das pessoas e organizações.
São tecnologias voltadas para a informação, processamento e comunicação que proporcionam uma interação entre o real e o virtual. Mais de 60% da população já vive em um mundo digitalizado e espera-se que esse número suba para 75% até 2025.
No marketing, o desenvolvimento de novas ferramentas impacta diretamente em um desempenho estratégico mais pontual e agressivo. As ações vão desde posts em redes sociais ao contato mais pessoal como o e-mail.
Os planejamentos se baseiam em dados colhidos por meio de clientes, sites, pesquisas, estudos de público-alvo, tendências e movimentação econômica. Nessas informações são aplicadas práticas de SEO (otimização de sites para atrair tráfego de forma orgânica), gerenciamento de redes sociais, investimento em anúncios e outras ferramentas.
Uma estratégia do ramo pode ser vista da seguinte forma:
- Criação do conteúdo utilizado para atrair, envolver e converter o cliente;
- Oferta de um contato mais direto e individual a partir de um chat;
- Disponibilizar novos conteúdos que englobam seu produto ou serviço para diversificar a visualização;
- Por fim, convencer o usuário a comprar e conquistar sua fidelidade com a oferta de um bom atendimento.
Técnicas com Inbound Marketing se tornaram sólidas devido à criação de material que entrega autoridade e qualidade ao público.
Como profissional que atua na área e está em busca de aperfeiçoamento, entender as etapas de um funil de vendas é fundamental. São soluções pensadas para cada nível de interesse: atração, conversão, relacionamento, fechamento e encantamento.
Agora que mostramos os impactos que a tecnologia apresenta, queremos reforçar sua importância. Continue lendo e conheça algumas ferramentas relevantes e os benefícios de se desenvolver digitalmente.
A importância de acompanhar as inovações tecnológicas
Se você ainda atua como assistente de marketing e deseja crescer na empresa e se diferenciar dos demais, acompanhe as tendências. Por se tratar de um campo fértil em possibilidades, quanto mais informações, maior seu diferencial.
Abaixo, dispomos três tópicos para reforçar a importância de estar conectado às novidades:
- O conhecimento estimula a competição, pois as empresas vão procurar profissionais qualificados e que estejam atualizados com o que o mercado pede;
- Um colaborador com desenvoltura positiva em relação às ferramentas e recursos digitais se torna mais produtivo;
- A organização vai priorizar o profissional que, a partir do seu trabalho, agregue valor à experiência do consumidor utilizando tecnologia.
Entre as principais tendências que você precisa entender e conhecer, destacam-se:
-
- Big Data: a coleta de dados e informações se tornou o ponto-chave para tomada de decisões mais assertivas e de insights poderosos;
- Inteligência Artificial e Machine Learning: a máquina está se tornando mais autônoma em diversos processos a partir do aprendizado proposto por esses mecanismos;
- Cloud Computing: entre as possibilidades que crescem está a computação em nuvem, essa ferramenta além de armazenar registros na rede também permite o acesso remoto a documentos, softwares e tarefas;
- Internet das Coisas: relógios inteligentes, sistemas de comunicação avançados e muitos outros acessórios estão conectados e proporcionam a automação do nosso cotidiano.
Portanto, investir em conhecimento e desenvolvimento tecnológico se torna uma arma benéfica para sua jornada. O campo de estudo para comunicação digital pode oferecer diversas trilhas, mas sempre serão abordadas ferramentas, metodologias e recursos online.
Três motivos para trilhar esse caminho
Para uma empresa, investir em atualizações traz muitos benefícios como a redução de custo, aumento de produtividade e otimização dos processos. Para você, estudante de Marketing ou recém-formado, os motivos são outros atrelados ao crescimento profissional.
A expertise nessa área contribui para sua própria produção e gera mais oportunidades no mercado. Sobre tudo isso, esse desenvolvimento também possibilita a sua evolução dentro da organização em que está inserido.
Vamos te explicar com mais detalhes, confira:
Expertise em tecnologias contribui com o aumento da produtividade
Quando você domina as ferramentas e os insere em sua rotina, o rendimento tende a aumentar significativamente. Isso porque está utilizando recursos que otimizam seu tempo e permitem maior dedicação para o desenvolvimento de planos e estratégias eficazes.
Mais oportunidades no mercado de trabalho
Esse conhecimento adquirido com a automação também favorece seu destaque no mercado de trabalho. Constar no seu currículo que há uma especialização na área de Marketing Digital e hardskills direcionadas faz com que o recrutador olhe com mais atenção para seu perfil.
Possibilita crescer onde você está!
Agora, se você já atua em uma empresa como assistente e está finalizando a graduação, esse passo pode ser bem-visto para a possibilidade de uma efetivação.
Portanto, faça MBA em Comunicação Digital na Cesusc e garanta seu crescimento onde está! Nosso ensino está dividido em trilhas que vão te direcionar para o ramo que deseja.
Os professores atuam com autoridade nos segmentos e conduzem orientação prática. Também oferecemos 20h de laboratório e estratégias que vão consolidar sua atuação profissional.
Matricule-se já e assista às aulas de casa, o curso é 100% remoto e dura aproximadamente 16 meses.