Tecnologia BIM disponível no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Cesusc

  • Data de publicação
    16 de julho de 2019
  • Discussão
    Nenhum comentário

Tecnologia disponível no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Cesusc será obrigatória nos projetos arquitetônicos a partir de 2021 no Brasil

A tecnologia BIM é a promessa do presente para agregar qualidade, eficiência e economia aos projetos arquitetônicos. Sistema que impacta na construção civil, o BIM (Building Information Modeling) é o compartilhamento de informações entre colaboradores envolvidos em uma construção.

O sistema tecnológico é utilizado para o planejamento mais eficiente de qualquer tipo de obra e pode reduzir custos em até 15%. O uso da plataforma otimiza o orçamento e o alinhamento entre áreas como planejamento, design, edificação, gestão da construção civil e também viabiliza melhor comunicação entre engenheiros e construtores.

Fonte Imagem: temsustentavel.com.br

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) fomenta o uso do sistema nos projetos e, para unificar dados, lançou a plataforma BimBR, que hospeda uma biblioteca pública como referência para o acesso aos objetos do BIM. Tudo o que compõe uma obra como portas, blocos de concreto, janelas, encanamento e outros materiais é transformado do formato físico para o digital através da plataforma, o que facilita a visualização do projeto em todas as etapas.

– As vantagens da plataforma BIM envolvem todo o ciclo de vida da obra, desde os estudos de viabilidade até a demolição. Por conta da padronização das construções e da integração dos projetos, é possível que arquitetos e engenheiros trabalhem juntos, o que melhora a execução de tarefas e detecta possíveis erros desde o início do projeto – explica Pery Segalla, Coordenador do Curso de Arquitetura e Design de Interiores da Faculdade Cesusc, uma das poucas no Estado que disponibiliza o sistema BIM em sua grade curricular.

– A adesão plena do BIM pelo mercado da construção civil provavelmente será um processo mais lento, mas será mais viável a partir do momento em que as universidades acrescentarem a plataforma como ferramenta nas graduações dos cursos de Arquitetura e Engenharia. Estudar o BIM já é um diferencial na vida do futuro arquiteto , sobretudo diante das perspectivas de futuro deste setor – acrescenta Pery Segala.

Uso obrigatório a partir de 2021

Por meio da publicação do Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018, o governo federal oficializou a Estratégia Nacional para a Disseminação do Building Information Modeling (BIM) com o objetivo de promover um ambiente adequado ao investimento na metodologia e sua difusão no País.

E diante de tantas funcionalidades positivas, o BIM avança gradualmente no setor, tanto que algumas concorrências públicas já exigem que os projetos sejam elaborados e entregues na plataforma.

Para Pery Segala, os projetos públicos serão mais eficientes com a obrigatoriedade do uso da tecnologia.

– Serão melhor desenvolvidos e as construções terão mais qualidade. O setor sofrerá com menos desperdício e retrabalho, o que fará com que o recurso público seja melhor aplicado e que isso se reflita em melhorias para a sociedade. Ao diminuir problemas e riscos, a tecnologia automaticamente ajudará nos prazos e oferecerá maior credibilidade aos projetos por meio de um controle mais preciso das obras, da maior produtividade e da economia de recursos – finaliza.

Confira os benefícios do uso da Plataforma BIM:
* Maior qualidade do projeto
* Redução de divergências durante a construção
* Redução da quantidade de alterações durante a execução do projeto
* Aprovação mais eficaz por parte dos clientes
* Controle mais eficiente dos custos