A tecnologia está transformando profundamente o comércio. Não só a atividade em si mas, principalmente, o comportamento dos consumidores. A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estimou que, em 2017, o gasto em compras online tenha sido de R$ 59,9 bilhões. Esse número é três vezes maior que o faturamento da Via Varejo (holding que reúne a Casas Bahia e o Ponto Frio) em 2016.
Caso essa estimativa se confirme, as vendas do e-commerce no acumulado de 2017 serão 12% superiores ao que foi registrado no ano de 2016. Só para comparar, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o comércio tradicional cresceu 1,4% no comparativo entre os dez primeiros meses de 2017 com o mesmo período de 2016. E essa tendência de crescimento maior do comércio online tende a perdurar por vários anos, exigindo qualificação profissional de quem atua ou pretende atuar nessa área.
Grandes oportunidades em um mercado crescente para quem tem qualificação profissional
Atualmente, a tecnologia tem um impacto decisivo na forma com que as pessoas consomem e também na maneira com que elas buscam a qualificação profissional. Um estudo divulgado em 2016, pelo FMI (Fórum Econômico Mundial), aponta para a necessidade urgente da formação de um novo tipo de profissional – e isso vale também para quem atua ou pensa em atuar com Gestão Comercial.
Confira quais eram as cinco habilidades mais cobiçadas pelo mercado de trabalho em 2015 e quais devem ser as mais exigidas em 2020, em sua respectiva ordem de importância:
2015 | 2020 |
Solução de problemas complexos | Solução de problemas complexos |
Relacionamento interpessoal | Pensamento crítico |
Gestão de pessoas | Criatividade |
Pensamento crítico | Gestão de pessoas |
Negociação | Relacionamento interpessoal |
É justamente de olho nesse mercado em permanente transformação que a Faculdade Cesusc, de Florianópolis, criou o seu primeiro curso de graduação online: o de Gestão Comercial. Um dos objetivos dessa nova formação, além de fornecer qualificação profissional, é preparar profissionais protagonistas para atuarem no ambiente de trabalho comercial.
Conheça mais sobre a Graduação Online em Gestão Comercial
Entre as principais vantagens de fazer o curso online de Gestão Comercial da Faculdade Cesusc estão o foco interdisciplinar, a sintonia com o mercado de trabalho e a flexibilidade que o aluno tem para estudar.
O foco interdisciplinar desse curso propicia uma visão integral da gestão comercial, abrangendo não só os conceitos básicos da área, como também os conhecimentos que são adjacentes a essa qualificação profissional – como é o caso das disciplinas de Cultura e Sociedade, Empreendedorismo e Inovação, Comunicação, Direito e Legislação.
A sintonia com o mercado de trabalho nessa formação é observada por meio dos seus professores e tutores, que são extremamente qualificados e combinam o que há de melhor da prática acadêmica com a experiência que eles têm no mercado de trabalho.
Por ser uma graduação online, o curso de Gestão Comercial facilita a rotina do estudante, que tem flexibilidade para estudar e pode facilmente adaptar a sua agenda de atividades cotidianas às necessidades do curso. A estimativa é que cada disciplina dessa formação exija dez horas de atividades e de dedicação por parte dos alunos.
Com duração de quatro semestres, a graduação inicia com uma série de matérias importantes para a área, como Introdução à Administração, Marketing, Empreendedorismo e Inovação, Cultura e Sociedade, Comunicação Verbal e Escrita, entre outras.
Os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre são aprofundados na segunda fase. A qualificação profissional ganha mais força com disciplinas como Estratégia e Gestão de Projetos, Legislação Aplicada e Promoção de Vendas e Merchandising.
Já no terceiro semestre, é hora de aprofundar os conhecimentos da área e reforçar ainda mais a qualificação profissional dos estudantes. Nessa etapa, os alunos vão estudar disciplinas como Administração Financeira, Gestão de Canais de Distribuição, Liderança e Gestão de Equipes, Marketing de Relacionamento, Sistemas de Informação e CRM.
Finalmente, no quarto semestre, o momento é de encarar disciplinas cruciais e decisivas para os negócios. Uma das mais importantes é a de Formação e Gestão de Preços, na qual o aluno aprende os contextos e as estratégias de precificação. Outras matérias relevantes dessa fase são Gestão de Vendas e Política Comercial, Negociação, Negócios Eletrônicos e Planejamento de Marketing e de Vendas.
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