Projeto de Extensão “Saúde no Território’’ é selecionado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina

  • Data de publicação
    6 de dezembro de 2024
  • Discussão
    Nenhum comentário

No dia de ontem, quinta-feira, foi realizada solenidade no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com a entrega de cheques ‘’simbólicos’’ às entidades públicas e privadas com finalidade social, que foram contempladas pelo Edital do Programa ‘’PJSC+Social’’, que destina recursos para o patrocínio de projetos de alcance social e comunitário em áreas como a educação, a saúde, a assistência social, entre outras. São valores referentes a penalidades aplicadas em processos judiciais penais, em situações em que houve a homologação de acordos, a imposição de penalidades pecuniárias ou a suspenção condicional de processos.

O projeto de extensão “Saúde no Território”, que iniciou suas atividades no ano de 2021 e é coordenado pelo professor do Curso de Psicologia do UNICESUSC, José de Araújo Filho, foi um dos selecionados. A iniciativa conta com a parceria com o Consultório de Rua mantido pela psicóloga Vivian Fontana, no chamado “circuito redução de danos” e tem os seguintes objetivos: 1) Sensibilizar a população em situação de rua para a importância da criação de recursos subjetivos que permitam a redução de danos na saúde mental; 2) Criar espaços de escuta acerca de impasses e dificuldades subjetivos; 3) Possibilitar a incorporação, por meio da elaboração, de recursos subjetivos para fazer frente aos impasses e dificuldades cotidianas.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador Francisco Oliveira Neto, contando com a presença de entidades contempladas de todo o Estado de Santa Catarina. Entre os 1039 projetos inscritos na seleção do PJSC+Social, somente foram selecionados 94 projetos. A entrega simbólica foi feita diretamente ao professor José de Araújo Filho, sendo que também participou da solenidade a aluna do Curso de Psicologia e integrante da equipe de extensionistas, Nicole Lazzari.

O apoio assegurado pelo Tribunal de Justiça representa um importante reconhecimento público da importância, a seriedade e o alcance social do “Saúde no Território”, garantindo os recursos financeiros e humanos para a continuidade do projeto no decorrer de todo o ano de 2025. Na forma que já vem ocorrendo nos últimos anos, são realizadas ações de campo no centro da cidade de Florianópolis para dar suporte à população em situação de rua, com o fornecimento de kits de higiene pessoal e redução de danos para quem vive ao relento, além da escuta e acolhimento psicológicos.

Na primeira foto, da direita para a esquerda: o Reitor do UNICESUSC, professor Maurício Pereira Gomes; o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador Francisco Oliveira Neto; a Coordenadora do Pró-Comunidade, professora Cláudia Lazcano Vázquez; a aluna do Curso de Psicologia Nicole Lazzari e o professor responsável pelo projeto “Saúde no Território”, José de Araújo Filho.