Profissionais que atuam com metodologia ágil ganham destaque no mercado de trabalho

  • Data de publicação
    6 de julho de 2021
  • Discussão
    Nenhum comentário

O mundo está cada vez mais acelerado, principalmente no que diz respeito à geração e consumo de informações, vendas online e principalmente gestão e criação de produtos. Essa pressa natural demanda agilidade nas produções, e esta é justamente uma das principais competências requisitadas nos profissionais atuais e do futuro.

VUCA e SCRUM

A sigla VUCA, que reúne as iniciais das palavras volátil, incerto, complexo e ambíguo, representa bem o contexto atual do mercado. Outra palavra que virou figurinha fácil no mundo corporativo é o famoso SCRUM, método de gerenciamento de projetos que acelera a produtividade nas empresas de tecnologia.

Empregos do Futuro

Com essa visão da economia e dos negócios, o Fórum Econômico Mundial publicou o relatório Jobs of Tomorrow (“Empregos do amanhã”), elaborado por cientistas de dados de empresas como LinkedIn, Coursera e Burning Glass Technologies. Segundo o documento, entre as seis primeiras carreiras mais promissoras, três estão diretamente relacionadas com as metodologias ágeis e desenvolvimento de produtos: product owner, agile­coach e scrum master.

O professor Sérgio Murilo Schütz, um dos coordenadores do curso de pós-graduação em GESTÃO E DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE PRODUTOS da Faculdade Cesusc, que está em sua 2ª turma, completa: “Neste novo mundo os métodos ágeis são um dos mais importantes direcionadores estratégicos, uma vez que a agilidade permite que uma empresa passe a responder às mudanças de forma a criar e entregar valor para seus clientes. Para acompanhar essa constante transformação, o desenvolvimento de produtos e serviços teve de evoluir, necessitando entregar mais rápido para o cliente o que foi demandado, sem prejuízo para a qualidade. Ser ágil é trabalhar com mais inteligência ao invés de trabalhar mais. Não se trata de fazer mais trabalho em menos tempo, e sim de gerar mais valor com menos trabalho.”