Social Media
As mudanças e as novas possibilidades de comunicação vindas com o uso crescente da tecnologia já são parte da rotina de cada um de nós. Isso não é novidade! A disrupção vem com as novas profissões, novas formas de convívio e interação oferecidas pela proximidade das redes sociais, realmente, algo inimaginável há menos de 20 anos. Se te contassem, por exemplo, lá em 1999/2000 que você poderia ganhar dinheiro gerenciando as redes sociais, você acreditaria? Com certeza, a primeira pergunta que você faria é “o que são redes sociais?”
Surpreendentemente, ou nem tanto assim, em 2020 a profissão de Social Media foi considerada a mais promissora dentre 15 escolhidas pelo LinkedIn. Muito mais do que conectar pessoas, as redes sociais passaram a aproximar marcas e empresas com o seu público-alvo. Essas ferramentas possuem um potencial enorme quando se trata de reconhecimento de marca e de criar relacionamento e autoridade no mercado.
Ainda, segundo pesquisa feita pelas empresas Hootsuite e We Are Social, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais, e dentre estas, o YouTube é a plataforma líder do ranking, que concentra 60% dos acessos, o Facebook vem em segundo lugar com 59% e o WhatsApp em terceiro com 56%, seguido pelo Instagram, com 40%.
Não importa qual é a rede social preferida de cada um, é inegável que estamos, a cada dia e cada vez mais, muito mais conectados e digitais. Por meio desses canais recebemos uma avalanche de informações, realidade já percebida pelas empresas mais atentas ao mercado, que usam estratégias diferenciadas a fim de aproveitar esta nova realidade do mercado de consumo e criar conexões com os consumidores.
Afinal de contas, o que é um Social Media?
Podemos definir o Social Media ou, se você preferir, de modo mais formal, o Analista de Redes Sociais, como o profissional responsável pela administração das redes sociais e pelo desenvolvimento de estratégias de comunicação digital, como criação de conteúdo, interação com o público e acompanhamento de métricas.
Entre os principais desafios e vantagens dessa profissão estão o de estar sempre conectado com as novas tendências do mercado e com as novidades que surgem. A atualização é importante para que se consiga produzir conteúdos relevantes para o público e, desta forma, que se crie um engajamento.
Dentre as múltiplas “skills” requeridas, o profissional deve planejar, desenvolver, publicar, divulgar novos produtos, reforçar a identidade da marca, gerenciar crises de imagem, criar anúncios, e muito mais. As habilidades necessárias para se tornar um bom Social Media são: relacionamento interdisciplinar, planejamento, multidisciplinaridade, liderança, boa redação, além de bom senso de design.
De acordo com a demanda da empresa, este profissional tende a trabalhar sozinho, podendo exercer seu trabalho em home office ou em vários outros locais, de forma remota, necessitando para tanto, somente de uma boa conexão de internet. Há a possibilidade, ainda, do profissional ser autônomo ou freelancer.
Como se tornar um Social Media?
Pode ser um sonho para quem ama mexer nas redes sociais, seja por lazer ou diversão, transformar a “brincadeira” em profissão e ser remunerado por isso. O fato é: para ser um profissional qualificado é necessário estudo e dedicação. Geralmente quem trabalha neste ambiente são egressos de Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo, Letras, Relações Públicas, Produção Multimídia e ainda de carreiras corporativas, como Administração de Empresas, por exemplo. Existem diversas formas de começar e de abrir caminho na área, uma delas, e talvez a mais fácil, é escolher um curso de graduação afim, e estabelecer networking, seja com a ajuda de professores ou dos próprios colegas.
A profissão de Social Media em si não exige uma formação específica, isto também depende de quem contrata, já que é possível investir em aprender as habilidades necessárias para exercê-la de várias formas. Obviamente, e não podemos negar os fatos, aqueles que já são da área de comunicação começam com um passo à frente.
O curso de Marketing é uma ótima porta de entrada por ser um Tecnólogo, ou seja, direcionado especificamente para o mercado de trabalho e com conclusão em pouco tempo. O curso de Marketing da Faculdade Cesusc é uma ótima escolha , já que utiliza estratégias de ensino e aprendizagem que buscam desenvolver profissionais éticos e socialmente responsáveis, capazes de estabelecer diagnósticos para a área de marketing, propor soluções para problemas específicos da área e mostrar as ferramentas adequadas para tal. Além disso, os docentes do curso têm atuação prática no mercado, são experientes e estão atentos às suas principais tendências. Para resumir a nossa conversa, a formação oferecida pela Faculdade Cesusc equilibra conhecimentos teóricos e a prática necessária para preparar os alunos e capacitá-los a analisar o cenário atual e propor soluções eficazes para os desafios e demandas de seus futuros clientes.