Professores participam de capacitação envolvendo temas sobre Inclusão e Acessibilidade

  • Data de publicação
    12 de fevereiro de 2018
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Professores participam de capacitação envolvendo temas sobre Inclusão e Acessibilidade

Entre os dias 1º e 9 de fevereiro de 2018 a Faculdade Cesusc realizou o Programa de Capacitação Docente 2018.1 com diversas atividades de planejamento didático-pedagógico, palestras e oficinas com diferentes temáticas que contribuem com o trabalho docente desenvolvido na Faculdade Cesusc.

Segundo a Assessora Pedagógica, Silviane Ávila, “buscamos sempre, neste período, também trazer discussões que envolvem o tema Inclusão e Acessibilidade, compreendendo esta como parte integrante da permanência de nossos alunos e de responsabilidade de uma instituição de ensino. A escolha dos temas também foi baseada nos resultados das avaliações da CPA (Comissão Própria de Avaliação), que apontaram sugestões dos acadêmicos, além de demandas oriundas da direção, coordenadores e professores. Nessa primeira capacitação focamos na questão do Enade e promovemos uma preparação para o exame, que será realizado neste ano”, explica a Assessora Pedagógica, Silviane Avila.

Neste ano, os professores puderam ter uma experiência sobre o tema Inclusão e Acessibilidade com os Professores Marcos Luchi e Juliana Tasca Lohn com a palestra “Fundamentos da Educação de surdos no Brasil: uma conversa sobre inclusão”. O objetivo foi instrumentalizar teórico-prática os presentes com conhecimentos sobre os fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos da Educação de Surdos no Brasil, bem como das políticas e legislações sobre a surdez vigentes no Brasil.

“E como entendemos a inclusão como parte do trabalho de todos os envolvidos na Faculdade Cesusc, além dos professores também foram convidados para a palestra os colaboradores da Instituição. O que tornou a discussão sobre o tema ser mais rica e significativa”, ressaltou Silviane Ávila.

Entre as atividades ocorreram ainda: Roda de Conversa sobre Gestão Educacional com os Coordenadores de Curso e Coordenadores de Núcleos; Reuniões de Planejamento Didático-Pedagógico; Oficina Planejando Aulas Inovadoras com o Professor Henrique Versteeg-Vedana; Encontro com os Grupos de Pesquisa e Estudo, além do Planejamento da Semana de Iniciação Científica com Coordenador de Pesquisa e Extensão, Professor Fernando R. Lengler.

Sobre os palestrantes:
Juliana Tasca Lohn
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2006, graduado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011, Especialista em Educação de Surdos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) em 2008. Formação de Materias Didáticos Bilíngues (LIBRAS/português) pela IFSC em 2012. Mestra em Educação – CED/UFSC em 2015. É a professora – Linguística Aplicada/Ensino – Aprendizagem de LIBRAS na UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: LIBRAS, educação de surdo, comunicação de LIBRAS, interprete de LIBRAS e aprendizagem em LIBRAS. Certificação de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, em Proficência em LIBRAS na categoria Usuários da LIBRAS, surdos, com escolaridade de nível superior (2006).

Marcos Luchi
Possui graduação em Letras LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estudos da Tradução/ Interpretação de Libras/Língua Portuguesa.