No mês de junho, a professora do Curso de Psicologia e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Estudos Decoloniais da Faculdade Cesusc, Ilze Zirbel, participou de uma série de atividades envolvendo as temáticas do cuidado, da filosofia, dos afetos e das políticas públicas.
No dia 17 de junho, Ilze participou de duas mesas redondas na UFSC, no evento “Encontros para uma filosofia dos afetos”. Já no dia 20, ela foi palestrante da abertura do I Seminário Paulista de Política de Cuidados, organizado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual.
O tema da palestra foi Ética do Cuidado, e o Seminário teve como objetivo contribuir para a construção da política nacional de cuidados no estado de São Paulo, com ênfase especial nas demandas de pessoas idosas, pessoas com deficiência e suas famílias. Durante todo o dia, foram compartilhadas experiências de políticas públicas de cuidados já em funcionamento, além de discutir formas de fortalecer o tema do direito ao cuidado na agenda pública, bem como elaborar um documento norteador para a implementação de uma política de cuidados no estado, a partir da articulação de políticas setoriais e movimentos sociais.