Professora de Pós-Graduação em Direito Ambiental participa de força-tarefa de acidente na Serra Dona Francisca

  • Data de publicação
    30 de janeiro de 2024
  • Discussão
    Nenhum comentário

A professora de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Faculdade CESUSC e presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC), Sheila Meirelles, participou ontem (29) de uma força-tarefa do Governo do Estado para acompanhar o acidente de um caminhão carregado de bombonas de ácido sulfônico, que tombou na Serra Dona Francisca, em Joinville.

Entre os órgãos que participaram da ação estão a Polícia Militar Ambiental, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Científica, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária. A primeira etapa foi a remoção do material derramado na pista e monitoramento do rio Seco para avaliação dos danos ambientais. Também foi constatada a morte de peixes no ponto mais próximo do derramamento e, possivelmente, há uma contaminação do solo. A empresa responsável pelo seguro fará o monitoramento das águas até a foz, na Baía da Babitonga.

Segundo a professora, o acidente gerou um dos crimes ambientais mais alarmantes e preocupantes de Santa Catarina. “Com o derramamento do ácido sulfônico, que estava sendo transportado em bombonas, cerca de 80% da carga acabou vazando e afetou o manancial próximo. Esse episódio afeta, imediatamente, toda a fauna silvestre e a população de Joinville e região, que tiveram o abastecimento de água suspenso. Muitas questões deverão ser avaliadas agora, como o transporte de produtos químicos, seguro de cargas e passivos ambientais, legislação quanto à circulação e forma de transporte desses produtos químicos etc”, explica Sheila Meirelles.
De acordo com os primeiros levantamentos da força-tarefa, levará cerca de uma semana para remover todo o material derramado no local.

O abastecimento de água na região está suspenso até saírem todos os relatórios e análises necessários que não coloquem em risco a saúde da população.