Produção MultiMídia
A cada ano que passa percebemos um mundo em evolução rápida e constante e as pessoas mais conectadas. A pesquisa Video Viewers, do Think with Google mostra que houve um crescimento de 135% no consumo de vídeos pelos usuários na web.
O mercado de trabalho mostra um crescimento gradual da procura por profissionais polivalentes, ou seja, aqueles que conseguem atuar em diferentes áreas. E, com os processos de intensa revolução tecnológica e convergência digital, o profissional da área de Produção Multimídia encontra um campo de atuação em alta e repleto de oportunidades.
Quem escolhe essa carreira deve manter-se atento aos novos recursos tecnológicos e tendências digitais. Os jovens criativos, usuários assíduos das redes sociais e apaixonados pelas novas formas de se comunicar por meio da internet, possuem grande chance de dar certo como profissionais de Produção Multimídia.
Entretanto, mesmo com o mercado em alta, é de suma importância a escolha de uma instituição de ensino conceituada e com credibilidade, para que o estudante, ao final da graduação, saia capacitado e apto para atender as demandas do setor. Critérios como grade curricular, infraestrutura e os materiais oferecidos pela faculdade são relevantes para uma formação profissional compatível com as demandas da área e de rápida absorção pelo mercado..
Raio x da profissão
O termo Multimídia significa a multiplicidade de mídias on-line e offline que podem ser utilizadas e combinadas. Além dos formatos de comunicação que podem ser texto, áudios, sons, animações, vídeos, imagens para criar websites, jogos eletrônicos, aplicativos de celular, podcasts, DVDs, totens interativos e outros meios de interação digital.
Já o termo Produção retrata exatamente o colocar a mão na massa para desenvolver conteúdos, visto que o curso e a carreira são muito práticos. Mesmo as disciplinas que possuem um pouco mais de teoria são desenvolvidas em projetos.
Áreas de atuação
O campo de atuação de um profissional formado em Produção Multimídia é muito vasto, o que possibilita a atuação em diversos segmentos. Pode ser até difícil tomar uma decisão e definir qual caminho seguir, entretanto é importante destacar que a profissão não fica restrita somente às mídias sociais ou ao marketing digital, veja algumas opções de carreira:
- Direção de arte: graças ao conhecimento de design e conteúdos visuais atraentes, o profissional pode se tornar um grande diretor de arte, definindo a cara dos materiais produzidos por agências de publicidade e departamentos de marketing dos mais variados tipos de empresas.
- Direção e edição de áudio: uma ótima opção é explorar o universo do áudio, seja em rádios, na internet ou mesmo no cinema, sendo responsável por captar, editar e trabalhar criativamente com o som dos canais de comunicação.
- Operação de câmera e edição de imagem: existe espaço no mundo audiovisual para um produtor criativo e capacitado, que possua habilidade com câmera e com programas de edição para atuar em emissoras de televisão, produtoras de vídeo, agências ou mesmo de forma independente.
- Consultoria: adquirir know-how e poder oferecer todo esse conhecimento orientando empresas, órgãos públicos, profissionais liberais e autônomos no desenvolvimento e execução de projetos multimídia, pode ser muito gratificante.
- Fotografia: essa é uma das opções mais viáveis e atraentes dessa carreira, pois o profissional pode trabalhar por conta própria ou em estúdios, desde que saiba fazer belos cliques e ótimas edições, oferecendo seu material, por exemplo, para o mercado editorial e cinematográfico.
- Web design: explorar a habilidade estética, escolhendo fontes e cores, para organizar visualmente sites é fundamental para essa profissão. Existem mais de 1.47 bilhões de sites na internet, e novos são criados todos os dias. Certamente não falta trabalho!
- Produtor de software: programar novos sistemas, desenvolver e testar softwares, além de corrigir falhas são algumas das tarefas desse profissional.
- Desenvolvedor de aplicativos: planejar e desenvolver o aplicativo, a partir das necessidades do cliente, implantando ferramentas e recursos, configurando testes e muito mais.
- Profissional Autônomo: o profissional pode fazer todas essas atividades gerenciando, de forma autônoma, sua carteira de clientes.
- Freelancer: você tem a comodidade de oferecer seus serviços para várias empresas, sem vínculo empregatício.
- Empreender: uma opção muito viável é ter a sua própria empresa de produção multimídia.
Além disso, destacamos algumas atividades básicas que todo profissional de multimídia deve exercer, como planejar, desenvolver, publicar, gerenciar a criação e a distribuição dos conteúdos, assessorar projetos e campanhas, criar e aplicar pesquisas, usar raciocínio criativo e lógico, para comunicar-se, lidar com prazos e metas, ter capacidade de organização, além de ser “multitasking”, ou seja, fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo!
Ferramentas
Existem algumas ferramentas indispensáveis para os profissionais de Produção Multimídia, pois impulsionam as habilidades necessárias dessa carreira. Dentre estes recursos destacam-se, o processo criativo que é a base da profissão, sendo fundamental estimulá-lo a fim de criar e executar todas as tarefas. Além disso, existe a tipografia, a composição das letras e dos textos, que faz toda a diferença na percepção de peças gráficas. Outra ferramenta bastante usada é o storytelling, que nada mais é do que um método de contar histórias utilizando recursos audiovisuais para envolver, cativar o público, e conseguir persuadi-lo de múltiplas formas. A modelagem 3D se tornou um pacote básico de muitos produtores multimídia, pois ela possibilita criar projetos, objetos, ambientes e personagens tridimensionais. O design thinking é outra ferramenta importantíssima, um conjunto de técnicas aplicadas para solucionar problemas em diversos níveis e setores.
O curso de Produção Multimídia
Uma das boas opções de graduação é o curso de Produção Multimídia da Faculdade Cesusc. A instituição oferece um curso muito prático, que faz a interligação do conteúdo ensinado de forma teórica aplicado de forma experimental, enfatizando as atividades interdisciplinares e os projetos integradores, que permitem aos alunos entender o processo completo de uma produção multimídia.
O profissional formado no Curso de Produção Multimídia da Faculdade Cesusc está preparado para fazer a captação, a edição, a pós-produção, o tratamento e a animação de conteúdos digitais para uma gama diversa de aplicações. O curso também se preocupa em formar profissionais críticos, capazes de construir um projeto de vida e profissional baseado em valores éticos e de cidadania.
O corpo docente do curso tem experiência acadêmica e vivência do mercado. A sintonia fina do curso com o setor também é desenvolvida através da parceria com o Projeto Link Lab da Acate e com a análise contínua das demandas das empresas e instituições da Grande Florianópolis.