Neste semestre, a turma da 5ª fase diurna da disciplina Projetos em Psicologia III desenvolveu ações de extensão em conjunto com os integrantes do Projeto de Extensão Arte, Cultura e Cidadania do Pró-Comunidade. Sob supervisão da Profa. Marília Amaral e da Profa. Paula Lopes, as acadêmicas e acadêmicos contribuíram na organização de um evento e da feira de produções artísticas do grupo, realizado em maio, em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial intitulado “Respeitar e não julgar: saúde mental em primeiro lugar”.
O evento teve como objetivo abordar a importância histórica e política da Reforma Psiquiátrica na luta por desospitalização e por tratamento humanizado a pessoas em sofrimento psíquico grave e persistente, além de discutir as atuais políticas públicas em saúde mental. O evento contou com duas mesas de debates composta por representantes do Projeto de Extensão Arte Cultura e Cidadania, Associação AlegreMente, Conselho Regional de Psicologia 12ª Região e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Ponta do Coral, e teve como público estudantes e docentes de graduação, usuárias(os) da rede de saúde mental, profissionais e comunidade em geral.
Além da organização do evento, a turma também teve a oportunidade de realizar o levantamento dos interesses e necessidades do grupo, e com base nisso construir conjuntamente uma oficina sobre Autocuidado com tópicos relacionados à memória e ao alívio do estresse.
As ações possibilitaram fortalecer os espaços de emancipação e protagonismo das(os) usuárias(os) dos serviços de saúde mental e às(aos) acadêmicas(os) da extensão curricularizada a experiência na organização e condução dos debates sobre temas pertinentes ao campo científico e político-social dos direitos humanos, assim como um aprendizado histórico e crítico sobre psicopatologia e as políticas públicas em saúde mental.