Continuando com a nossa série de perguntas e respostas sobre os Neuromitos, confira as curiosidades que o professor Adriano Emanuel Machado, coordenador do nosso novo curso de pós-graduação em Neurociências, esclareceu essa semana!
O neurônio é a única célula que importa no sistema nervoso.
Origem do Mito: O neurônio é uma célula essencial nas funções de aquisição, processamento e emissão de informação no sistema nervoso, o que é crítico para o adequado funcionamento do sistema, o que torna essa célula realmente especial.
Por que é um mito: Ainda assim, existem as células gliais (astrócitos, oligodendrócitos, micróglia…) que mantém o ambiente em ordem, protegido e adequado para o funcionamento dos neurônios. Logo, todas as células do sistema nervoso, neuronais e gliais, trabalham em conjunto, não sendo nenhum tipo mais essencial do que o outro.
Há coisas que aprendemos até os 3 anos de idade. Depois não tem mais jeito!
Origem do Mito: O cérebro das crianças é realmente mais plástico (fácil de ser modificado) que o cérebro adulto, possuindo assim uma grande facilidade e eficiência nos mais variados tipos de aprendizagem.
Por que é um mito: Mesmo assim, durante toda nossa vida somos capazes de aprender novas habilidades, pois embora a plasticidade tenda a diminuir com a idade, ainda assim a eficiência do sistema nervoso em formar novas memórias é tanta que nunca é tarde para se aprender novos conhecimentos.
Gostou? Então acompanhe nossas redes sociais e nosso blog que na próxima semana postaremos mais neuromitos e suas explicações!