Mercado de Design de Interiores cresce e ganha reconhecimento em Santa Catarina

1 de fevereiro de 2018

Mercado de Design de Interiores cresce e ganha reconhecimento em Santa Catarina

A regulamentação da profissão de Designer de Interiores há dois anos, trouxe crescimento na demanda por profissionais. O mercado, por sua vez, abriu as portas para esses profissionais que têm diversas áreas de atuação. Entre elas destacam-se projetos residenciais, comerciais e institucionais, setor mobiliário, náutico e eventos. Os clientes passaram a entender que precisam de alguém especializado para dar identidade e personalidade a sua residência ou negócio.

A Faculdade Cesusc oferece o curso há 10 anos e tem conceito de curso 5 (nota máxima) no Ministério da Educação (MEC). O curso é o melhor de Santa Catarina e está entre os três melhores do País. Entre os diferenciais estão a matriz curricular, a infraestrutura e o corpo docente. Os alunos da graduação em Design de Interiores têm acesso a salas com pranchetas e laboratórios individuais, bem como ao Núcleo de Práticas Profissionais e Pesquisa em Design de Interiores.

Para o Professor Rico Mendonça, um dos designers mais atuantes e reconhecidos do Estado, a graduação é importante porque traz segurança e network. “O que eu percebo é que os alunos saem mais preparados para o mercado, com mais capacidade para criar espaços e ambientes. Além disso, desenvolvem o senso crítico e a criatividade. O networking é algo que já se constrói dentro da instituição e bons relacionamentos podem gerar grandes parcerias profissionais”, explica.

As principais competências e habilidades que um Designer de Interiores precisa ter, segundo o docente, é disposição para desafios e olhar atento ao mercado. “Somos desafiados o tempo todo e precisamos entregar projetos inovadores e únicos ao mesmo tempo. Cada cliente tem uma necessidade diferente e cada um se comporta de forma distinta. O jogo de cintura e os conhecimentos adquiridos ajudam bastante. O olhar atento é fator chave para construir uma carreira de sucesso. Todos os meses são apresentadas novas tendências, acabamentos e materiais”, revela.

Em julho do ano passado, a Designer de Interiores formada na Faculdade Cesusc Marina Sá de Souza foi empossada diretora da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD) – Regional Santa Catarina. Segundo Marina, a profissão vem crescendo no Estado e há um grande potencial de mercado. Um dos objetivos da diretora é consolidar a profissão no Estado, direcionando os profissionais atuantes e também os estudantes. “É importante incentivar e contribuir com a formação dos novos designers de interiores e arquitetos de interiores. Será um trabalho com ações, tais como palestras, workshops, visitação a fábricas, ações sociais, concursos e parcerias diversas, com intuito de também movimentar o mercado regional”, explicou.

O processo seletivo está aberto. Para saber mais a respeito do curso, grade curricular, professores e demais informações, basta acessar o link: https://www.cesusc.edu.br/curso/design-de-interiores/

Faça sua inscrição