Impressora 3D na Arquitetura

  • Data de publicação
    29 de janeiro de 2021
  • Discussão
    Nenhum comentário

Impressora 3D na Arquitetura

É possível  afirmar sem a menor sombra de dúvida que a impressão 3D revolucionou intensamente o mercado de Arquitetura e Urbanismo, e adequar-se a essa realidade é muito importante em pleno 2021. A Arquitetura, que é compreendida como a arte e a técnica de planejar, projetar e desenvolver soluções arquitetônicas, prezando pela estética e funcionalidade, é considerada uma área de criação e pesquisa muito dinâmica.

Somente no ano de 2019 houve um aumento de 70% de interesse dos leitores pelo  tema  impressora 3D e desde então, em muitos setores de atuação não apenas fala-se  sobre o assunto, também coloca-se em prática, ou seja cada vez mais as impressoras 3D estão em uso. Existem empresas que materializaram projetos entregues aos seus clientes, antes mesmo da fase de construção, o que aumenta o valor agregado e pode vir a facilitar as vendas para os profissionais da área.

Esse tipo de tecnologia pode trazer uma curva de aprendizado, mas de fato as empresas que adotaram as impressoras 3D têm visto seus fluxos de trabalho evoluírem em torno da tecnologia. O que possibilita economizar tempo e dinheiro quando se conduz  um projeto e além disso,  reduz custos de materiais.

 

Como é a Impressão 3D

É feito de maneira muito simples: a impressora 3D com um jato de laser adiciona camada após camada de material, seguindo as instruções pré-estabelecidas nos softwares específicos. Depois, os detalhes inacabados ou pequenas imperfeições podem ser finalizados.

Esse método difere dos processos de usinagem, no qual uma máquina é controlada por computadores e esculpe ao cortar blocos de matéria-prima, como plásticos, madeiras e metais, até formar um objeto.

Designers e arquitetos podem imprimir itens 3D em materiais como alvenaria, concreto e até madeira. A impressão 3D geralmente é utilizada para gerar ou desenvolver modelos de propriedades e estruturas comerciais imobiliárias.

Da mesma maneira que uma representação virtual de edifício poderá demonstrar como ele será por dentro, as maquetes em 3D irão demonstrar os mesmo detalhes da construção real.

Diferente de cortadores a laser ou fresadoras CNC, que soltam poeira, gases e faíscas, as impressoras 3D são limpas e silenciosas. Desta forma, fica fácil para as empresas  mantê-las junto  com outros equipamentos.

 

Benefícios

  • Design muito preciso: durante o processo de impressão 3D é possível identificar falhas e imperfeições relacionadas ao design, ao equilíbrio ou à engenharia. Isso ajuda a acelerar o lançamento do produto no mercado.
  • Liberdade criativa: antes das impressoras 3D era necessário desenhar e depois fazer as modelagens, o que fazia  com que os arquitetos abandonassem projetos muito inovadores e ambiciosos. Com as impressoras 3D a modelagem é feita com apenas um clique, deixando o arquiteto livre para outras atividades, contribuindo para aplicar ideias mirabolantes.
  • Maior satisfação dos consumidores: as apresentações dos projetos feitos por impressoras 3D passaram a comunicar as ideias dos profissionais melhor para os seus clientes, o que ocasionou um aumento no fechamento de contratos para diversas empresas.
  • Custo-benefício: é de se imaginar que com todos esses benefícios a impressora 3D deva ser caríssima de se obter e instalar, porém, ela é até bem acessível. Existem diversas opções e algumas podem ser adquiridas a partir de 2 mil reais, um ótimo investimento para profissionais liberais ou empresas de todos os portes.
  • Possibilidades infinitas: não é possível fazer somente projetos pequenos, mas com os equipamentos corretos é possível construir uma casa inteira em 24 horas, como aconteceu na China. Obviamente, para esse porte de construção foi necessário uma impressora de 7 metros de altura, mas o princípio é o mesmo.
  • Menos erros humanos: apesar da impressora 3D necessitar de monitoramento humano, ela ajuda a prever problemas de engenharia como desequilíbrios estruturais e falta de harmonia entre os elementos.
  • Agilidade aliada à produtividade: estruturas complexas e detalhadas podem ser produzidas de forma mais rápida, o que seria impossível na modelagem tradicional. Isso influencia na concentração maior do arquiteto em parte da criatividade e versatilidade do projeto.

 

História da Impressora 3D

O início da impressão 3D começou com o trabalho de Kodama em 1981, que publicou um método de criar modelos plásticos utilizando raios ultravioleta. Ele ressaltou que essa técnica permitiu a construção de formas complexas e a criação de objetos com a sua estrutura interna de uma única vez, o que poderia excluir a etapa tradicional de montagem de objetos.

Três anos depois Hull, que era engenheiro físico, registrou a patente de um equipamento, chamado de estereolitografia, que construía objetos tridimensionais empregando um método muito parecido com o de Kodama.

 

Importância da impressora 3D no curso de Arquitetura e Urbanismo

Devido a todas essas transformações que a carreira na Arquitetura  teve com a vinda da tecnologia , os cursos tiveram que se reinventar também e acompanhar esse avanço tecnológico.

Na Faculdade Cesusc a matriz curricular é totalmente integrada à era digital – Arquitetura 4.0, o curso apresenta possibilidade de dupla diplomação: Bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Tecnólogo em Design de Interiores, através de trilhas integradas de graduação.

Além disso, oferecemos Metodologias Criativas e Interdisciplinares com prática profissional diretamente nas empresas e aulas teóricas digitais. Uma outra inovação é  a utilização de processos e tecnologias atuais como BIM (Building Information Modeling), o uso de realidade virtual ampliada (RVA), recursos do drone, gestão e gerenciamento do processo de projeto integrado. E, o curso destaca-se, também, pela flexibilização curricular com reduzido número de pré-requisitos.

Contamos com uma infraestrutura diferenciada e  e pensada para o curso, com Atelier de Projeto Integrado e salas com pranchetas individuais, laboratório de computação gráfica com computadores e periféricos individuais, laboratório de modelagem tridimensional, de materiais e instalações, para apoio às práticas. Também temos a impressora 3D, máquina de corte a laser e simulador da trajetória solar, aliados à utilização de Drone nas atividades de topografia e cartografia, aliados  aos  equipamentos tradicionais.

A graduação proporciona o conhecimento teórico/prático com ênfase na interdisciplinaridade e nas situações reais da área profissional, com estratégias de ensino e aprendizagem diferenciadas.

O curso formará um profissional ético e socialmente responsável, com o rigor técnico necessário nas várias áreas que compõem sua formação e atuação profissional, preparado para lidar com realidades cada vez mais complexas da profissão do arquiteto e urbanista contemporâneo.

O profissional poderá atuar de forma autônoma ou em organizações privadas e públicas, em horário variável e flexível, de forma individual e em equipes multidisciplinares.

A realidade atual do mercado de trabalho constata aumento da demanda por profissionais arquitetos e urbanistas com perfil profissional diferenciado, com domínio de conhecimento em gestão e gerenciamento de processos de projeto integrado, em novas tecnologias como Processo BIM, automação, qualidade, desempenho, valor estético, bioarquitetura, arquitetura inclusiva, empreendedorismo dentre outras, em consonância com o perfil do egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Cesusc.