O desenvolvimento de novas tecnologias e as mudanças no comportamento do consumidor tendem a ser forças poderosas para estimular a economia criativa no Brasil, setor que movimentou 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2015 e é formado por 239 mil estabelecimentos, empregando mais de 850 mil pessoas, de acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Com o mercado aquecido e a oferta de vagas em crescimento, entre as vantagens dos profissionais que trabalham com criatividade está a remuneração, que em média é cerca de R$ 6 mil – um estímulo para quem busca aperfeiçoamento na área ou uma graduação em Produção Multimídia, um dos nove cursos da Faculdade Cesusc, de Florianópolis.
Os diferenciais do curso de Produção Multimídia e os campos de atuação para quem deseja trabalhar nessa área
O curso, que tem 2,5 anos de duração, prepara o profissional para uma ampla gama de atividades envolvendo a captação, a edição, a pós-produção, o tratamento e a animação de conteúdos digitais para uma variedade diversificada de aplicações.
Além disso, o curso de Produção Multimídia da Faculdade Cesusc apresenta uma série de diferenciais. A matriz curricular é bastante flexível e sem pré-requisitos e o aluno poderá adaptá-la às suas necessidades, bem como desenvolver sua aprendizagem através de disciplinas como Design Instrucional & Objetos Educacionais, Roteirização e Storyboard, User Experience, entre outras.
Outro diferencial dessa graduação é a teoria alinhada com as questões práticas. Com isso, o curso enfatiza atividades interdisciplinares, buscando forte associação entre a teoria inerente da formação com a prática da atividade profissional. Ao longo dos semestres, os alunos participam do Projeto Multidisciplinar Integrador, possibilitando o entendimento do processo completo de uma produção multimídia.
Esse curso também está sintonizado com o mercado de trabalho. Os professores conjugam a experiência acadêmica com a prática que tiveram em diferentes empresas do setor e também há uma parceria do curso de Produção Multimídia com o projeto LinkLab da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) – um programa que conecta startups a grandes empresas, auxliando na geração de negócios.
Para facilitar ainda mais a colocação dos alunos e dos egressos do curso no mercado de trabalho, a graduação de Produção Multimídia faz uma análise contínua das necessidades das empresas e instituições da Grande Florianópolis, procurando atender às exigências e demandas desse mercado empregador e gerador de oportunidades.
Uma outra vantagem desse curso é que o campo de atuação do profissional formado em Produção Multimídia é vasto. Ele pode atuar em empresas que usam mídias digitais, organizações “ponto com”, trabalhar com a criação e gerenciamento de ambientes digitais de comunicação, no desenvolvimento de interfaces de jogos e na mediação de projetos interdisciplinares.
As inscrições estão abertas para o Processo Seletivo Simplificado. Faça a sua!