No dia 11 de outubro de 2024, na sala do Atos, na Universidade de Évora, em Portugal, Luiz Otávio Botelho Lento, futuro coordenador do novo curso de graduação em Segurança Cibernética do UNICESUSC, com início previsto para o primeiro semestre de 2025, teve sua tese de Doutorado aprovada com distinção por uma banca composta por 6 professores doutores. Na foto, o professor Luiz Otávio é o terceiro da esquerda para a direita.
Ele começou a desenvolver seu trabalho em Outubro de 2020, quando ainda estava em Portugal, onde ficou até Novembro de 2021. A continuidade e a conclusão da tese foram realizadas aqui no Brasil. Com o título “Um modelo adaptativo para gestão de riscos com segurança em IoT”, Luiz Otávio apresenta uma alternativa à atual “falta de mecanismos efetivos de segurança nos dispositivos IoT”, de acordo com suas palavras.
Essa conquista é também resultado de anos e anos de desenvolvimento profissional e acadêmico na área.
Luiz Otávio Botelho Lento é PhD na área de Segurança da Informação e Mestre em Ciência da Computação pelo UNICAMP, sendo graduado pela Escola Naval, onde também é oficial da reserva da Marinha, além de ter sido, nos últimos 24 anos, professor, coordenador, integrante de bancas e criador de diversos cursos de graduação e pós-graduação, além de ter escrito livros técnicos para instituições como UNISUL e o SENAI.
Sua trajetória profissional contempla mais de 30 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, com capacitação na área de Redes de Comunicação de Dados e Segurança da Informação. Neste percurso, foi Consultor e Especialista Sênior em Segurança da Informação e Privacidade de Dados, além de Fundador e CEO da LOBL Information Security.
Com essa bagagem de peso, Luiz Otávio assumirá o desafio de coordenar e ampliar as perspectivas de futuro para quem busca pensar além: agora, com a nova graduação em Segurança Cibernética.
Nossa comunidade parabeniza a conquista do professor Luiz Otávio Lento!