Faculdade Cesusc sediará novamente etapa nacional do Jessup em 2019

22 de outubro de 2018

Faculdade Cesusc sediará novamente etapa nacional do Jessup em 2019

Entre os dias 20 e 23 de fevereiro de 2019, a Faculdade Cesusc sediará novamente a Etapa Nacional do Jessup – JessupBrazil2019.

Podem participar grupos de alunos de todas as Universidades Públicas e Particulares de todo o País. As inscrições vão até o dia 16 de novembro de 2018, e podem ser realizadas através do link: https://jessup.ilsa.org/jessup/index.php?option=com_egdilsa&view=form&fid=70

Organizada pela International Law Students Association (ILSA), a competição está em sua 60ª edição e é a maior competição de corte simulada do mundo, contando com a participação de mais de 700 faculdades de Direito espalhadas por 100 países. A rodada internacional acontece todos os anos em Washigton, D.C., após a qualificação dos times nas rodadas nacionais.

A competição consiste em uma simulação de um julgamento na Corte Internacional de Justiça, órgão judicial das Nações Unidas, na qual as equipes têm como base um caso fictício que engloba importantes e complexas questões de Direito Internacional.

O caso a ser debatido pelos estudantes na 60ª edição da competição é intitulado “The Case Concerning the Kayleff Yak” e envolve questões de apropriação de conhecimento tradicional para fins comerciais, direito ambiental internacional e responsabilização dos Estados.

As chamadas “rodadas” da competição consistem em disputas sucessivas nas quais duas equipes de diferentes faculdades disputam o melhor desempenho na defesa dos interesses de um dos lados de uma demanda que envolve dois países. O julgamento da rodada é feito por um corpo de três juízes.

Para a coordenadora do evento, Rafaela Hörmann, “o principal objetivo é fazer com que mais estudantes conheçam o Jessup e, paralelamente, oferecer todo o apoio e as informações necessárias para a participação no evento, desde a fase de pesquisa até a sustentação oral perante os juízes. Com tantas Faculdades de Direito no Brasil, enxergamos um grande potencial de crescimento da competição, e nossos esforços dos próximos meses estarão voltados para a promoção do estudo do Direito Internacional no país através da participação no evento”.

Informações acerca da transportadora aérea oficial e dos hotéis parceiros do evento serão divulgadas em breve pela organização. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

Na última edição, ao receber pela primeira vez o evento, a Faculdade Cesusc abriu as portas para cerca de 100 estudantes de Direito de todo o Brasil, bem como 50 profissionais que atuaram como juízes durante os quatro dias da competição, dentre eles advogados, magistrados, professores e outros profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente.