Faculdade Cesusc recebe etapa regional do evento Meeting de Negociação

28 de março de 2019

Faculdade Cesusc recebe etapa regional do evento Meeting de Negociação

Nos dias 29, 30 e 31 de março a Faculdade Cesusc vai receber, pela primeira vez, a etapa regional do Meeting de Negociação, iniciativa que tem origem na International Negotiation Competition (INC). O evento, com mais de 20 anos de existência, recebe profissionais e equipes de estudantes de Direito de inúmeros países com o objetivo de fomentar a prática da negociação e de desenvolver e aprimorar habilidades por meio de capacitações, práticas de negociação, feedbacks, compartilhamento de aprendizados e networking.

Sendo assim, o intuito do Meeting Negociação é possibilitar o aprendizado das ferramentas de negociação e explorar suas técnicas e o aspecto humano e relacional, por meio de experiências e aprendizagens que proporcionam mais clareza e efetividade na busca dos melhores caminhos para a conciliação, mesmo em meio a interesses conflitantes.

Nesta segunda edição do Meeting de Negociação – a primeira foi em 2018 no Rio Grande do Sul –, equipes formadas por alunos do curso de Direito de instituições de ensino superior de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná vão atuar em negociações simuladas chamadas de rounds. Serão cinco no total e cada um é composto por informações gerais fornecidas a todos os participantes daquele round, além das específicas dadas apenas aos participantes que representam determinado cliente, chamadas de confidenciais.

As equipes (uma delas representa a Faculdade Cesusc) vão receber a Avaliação 360⁰, em que serão analisadas as características e habilidades de cada negociador em relação ao seu trabalho individual e à integração com outros negociadores da equipe. Durante os períodos em que o grupo não estiver participando de um dos rounds, receberá a mentoria de profissionais experientes em negociação.

Para Rafael Pujol, professor de Direito da Faculdade Cesusc, atividades como essas ajudam a transformar a cultura do litígio, tão presente no Brasil, e a apresentar os benefícios da negociação e da conciliação no universo jurídico.

– Vivemos um momento de grandes conflitos e congestionamento do Judiciário. Agora, mais do que nunca, aprender e aprimorar técnicas de negociação é indispensável para o futuro profissional do Direito. A diferença do meeting para outras competições acadêmicas é que neste o objetivo não é “derrotar” o adversário, uma vez que se trata de uma negociação colaborativa, baseada no método de Harvard. Os vencedores da competição são aqueles que conseguem demonstrar maior domínio sobre as técnicas, o que significa capacidade de desenvolver alternativas criativas numa lógica “ganha-ganha”, em que ambos os lados saiam satisfeitos, explica Pujol, que será um dos técnicos da competição ao lado da professora Vanessa Silva Cardoso.

O evento será aberto ao público e ocorrerá em salas e no auditório da Faculdade Cesusc Unidade Santo Antônio de Lisboa. Para assistir, os interessados devem se inscrever na sexta-feira, 29, pela manhã, diretamente na Cesusc. A Etapa Nacional do Meeting Negociação será em Belo Horizonte, no Centro Universitário UNA (Campus Aimorés), nos dias 18 a 21 de abril.

Serviço:

Meeting de Negociação
Faculdade Cesusc Unidade Sede SC-401
Dias 29 (das 15h às 21h), 30 (8h às 20h) e 31 de março (8h às 13h)