Faculdade Cesusc recebe Campeonato Regional de Debates que promove a discussão de temas relevantes e atuais da sociedade

11 de julho de 2018

A Sociedade de Debates da Faculdade Cesusc, que representa Santa Catarina, em parceria com o Grupo de Debates e Oratória (GDO), do Rio Grande do Sul, e a Sociedade de Debates do Paraná (SDPR) e o Centro Universitário UniOpet, também do Paraná, promove o 1º Campeonato Regional de Integração Sul (CRIS). O evento, aberto ao público em geral, será realizado na Faculdade Cesusc, entre os dias 3 e 5 de agosto.

O CRIS consiste em um ciclo de debates, em duplas, com o intuito de desenvolver as capacidades de oralidade e postura em exposições públicas e, por meio do exercício comunicativo, desenvolver a capacidade de compreensão plural, democrática e tolerante da sociedade civil. “A Sociedade de Debates tem os mesmos objetivos, que são desenvolvidos por meio da prática recorrente de debates, nos quais os participantes precisam se submeter a sorteios de temáticas e propostas, bem como das posições que precisarão sustentar,  defendendo-as ou se opondo. O CRIS abre espaço para um público amplo e diversificado, de acadêmicos a profissionais, que atuam em diferentes áreas”, explica um dos organizadores, Flávio Baumgarten, que também é acadêmico da 10ª fase do curso de Direito da Cesusc.

As temáticas que serão apresentadas são: moeda universal, aborto, a mulher na sociedade moderna, atos em nome da fé, eleição de juízes e a democracia brasileira. As duplas receberão os temas e moções e defenderão seus pontos de vista a dois ou três adjudicadores (juízes), que farão uma avaliação individual e coletiva de cada apresentação. “Ao final de cada treino ou competição sempre são passados os retornos das avaliações, com o propósito de melhorar o desempenho dos debatedores. Os adjudicadores têm materiais comuns e sempre recebem preparação antes de cada campeonato. Apenas uma dupla conquistará o Trono de Debates”, completa Flávio.

Inscrições e informações: cesu.sc/2NFKo2V