Faculdade Cesusc realiza, em novembro, nova edição do projeto “Venha conversar sobre os seus direitos”

24 de outubro de 2019

No dia 13 de novembro, a partir das 19h, o Núcleo de Assessoria Jurídica Emancipatória (NAJE), do curso de Direito da Faculdade Cesusc, estará na Travessa Ratcliff, no Centro de Florianópolis, para uma conversa aberta com o público presente sobre seus direitos. Também haverá uma sessão de cinema, com pipoca, a fim de tornar o evento mais descontraído.

Serão debatidos assuntos como ressocialização e reintegração do apenado na sociedade. “Queremos que as pessoas participem das ações e que os alunos se envolvam com questões importantes para a sociedade”, explica a Coordenadora de Prática em Direito e do Escritório de Atendimento Jurídico (ESAJ), Isabela Pinheiro Medeiros.

O ESAJ realiza atendimento jurídico gratuito às pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. Os atendimentos são feitos pelos professores e alunos do curso de Direito da Faculdade Cesusc e as áreas atendidas são: Direito Civil (questões de família, consumidor, contratos, usucapião), Direito do Trabalho, Direito Público, Direito Penal e Direito Ambiental, além de questões que envolvem preconceitos através Núcleo de Assessoria Jurídica Emancipatória. “Um assunto muito atual, e que sempre gera polêmica e dúvidas, é a questão de gênero. Dentro do NAJE existe um setor de atendimento específico para esses casos. Realizamos pesquisas e atuamos com o objetivo de promover a mudança nas relações desiguais, bem como agimos no ajuizamento de demandas de retificação de registro civil para a população trans, dentre outras demandas, visando a inclusão e visibilidade social desta parcela da população”, afirma a coordenadora.

A seleção para os atendimentos gratuitos acontece no início de cada semestre – fevereiro e julho, porém durante o ano são organizadas outras ações, como esta, para divulgar o trabalho do ESAJ. Mais informações sobre o Projeto de Assistência Jurídica Emancipatória podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]