Faculdade Cesusc promove, no dia 10 de agosto, o ciclo de debates “Sistema Penal e Política de Drogas” 

  • Data de publicação
    31 de julho de 2019
  • Discussão
    Nenhum comentário

Faculdade Cesusc promove, no dia 10 de agosto, o ciclo de debates “Sistema Penal e Política de Drogas” 

Com o objetivo de abordar o enfrentamento pelo Estado do uso e comércio de substâncias classificadas como ilícitas e discutir o atual panorama da intervenção penal no Brasil e no mundo, a Faculdade Cesusc promove o ciclo de debates “Sistema Penal e Política de Drogas”, que ocorrerá no dia 10 de agosto, das 9 às 12 horas, no auditório da Sede SC-401.

No evento, promovido pelo Núcleo de Execução Penal (NEPEN) em pareceria com a Pós-Graduação em Ciências Criminais da Cesusc, os palestrantes Luís Carlos Valois, Juiz no Amazonas, Doutor em Direito pela USP e autor de “O Direito Penal da Guerra às Drogas”, finalista do Prêmio Jabuti como um dos melhores livros jurídicos de 2017; Vera Regina Pereira de Andrade, professora e Doutora em Direito Penal pela UFSC;  além da mediadora Chiaveli Falavigno, professora e Doutora em Direito Penal pela USP, farão uma análise dos resultados e dos meios utilizados na chamada “Guerra às Drogas” sob a perspectiva da Criminologia e do Direito Penal.

– A conferência trará toda a experiência e bagagem teórica e prática dos palestrantes. O enrijecimento à Política de Drogas, o deslocamento dessa problemática do campo da saúde para a área penal, e a consequente criminalização no Brasil, fizeram com que a própria ONU reconhecesse, desde 2011, que a atual política de combate não está dando certo. A “Guerra às Drogas”, nestes moldes que conhecemos hoje, tem causado mais insegurança e mortes do que o próprio consumo dessas substâncias – explica Ruben Rockenbach Manente, professor do curso de Direito da Faculdade Cesusc e organizador do evento.

O ciclo de debates é gratuito e tem vagas limitadas.

Clique aqui para se inscrever