Explorando o Legado Jurídico: uma visita no Museu do Judiciário Catarinense

13 de junho de 2024

Durante a visita técnica da disciplina História do Direito, nossa turma explorou o Museu do Judiciário Catarinense, uma instituição mantida pelo Tribunal de Justiça de SC.

Os alunos tiveram a oportunidade de acessar processos históricos e um acervo diversificado, que incluía togas, urnas de júris, mobília, instrumentos de trabalho como canetas tinteiro, máquinas de escrever e computadores antigos. Essa experiência permitiu uma compreensão profunda de como os atos de julgar eram realizados em períodos anteriores.

Além de explorar a rica história do Judiciário Catarinense, os alunos também visitaram espaços importantes do Tribunal de Justiça, como o Pleno, onde todos os desembargadores se reúnem, e assistiram às sessões de julgamento das Câmaras Criminal e Cível.

Essa visita foi uma oportunidade especial para relacionar elementos da cultura jurídica do passado e vivenciar a prática judiciária atual do Estado.