Ex-aluna de Psicologia da Faculdade Cesusc apresenta método que procura aliviar o sofrimento humano

18 de dezembro de 2018

Alunos da 7ª fase de Psicologia da Faculdade Cesusc tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação da Psicóloga Cláudia Thirion, ex-aluna da Instituição, sobre o método psicoterápico EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares). O convite para o bate-papo partiu das alunas Flora Andrade Neves Evangelista e Leslie Maria Finger Roman, como parte de um trabalho para a disciplina “Fundamentos de Psicoterapia”, da professora Viviane Hultmann Nieweglosky.

O EMDR é uma forma de psicoterapia desenvolvida nos EUA, no final dos anos 80, pela Dra. Francine Shapiro. A sigla significa “Eye Movement Desensitization and Reprocessing” (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares). Através das vias sensoriais – iniciou com o movimento dos olhos, mas hoje também são utilizados estímulos sonoros e táteis – é promovida a estimulação dos hemisférios cerebrais, onde as lembranças dolorosas são armazenadas. Desta forma, é feita uma reprogramação no sentido de retirar a carga negativa associada a um evento traumático que estaria gerando as mais diversas queixas que o cliente traz para a psicoterapia, instalando neste lugar, sentimentos positivos, permitindo que aquele evento antes mal processado pelo cérebro possa então ser reprocessado de forma a não mais gerar sofrimentos. O método é reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Segundo Flora Andrade, a apresentação do método acrescentou aos alunos conhecimento sobre formas de se trabalhar em psicoterapia, considerando a imensidão de abordagens, métodos e técnicas possíveis. “Este trabalho trouxe um conhecimento e uma possibilidade a mais de atuação para quando estivermos no exercício da profissão”, comenta. A estudante ressalta, ainda, que a presença de Cláudia Thirion estimula os demais alunos a continuar a trilhar o caminho rumo à profissão de Psicólogos, além de aproveitar sua vasta experiência sobre o tema.