Evento LUTA ANTIMANICOMIAL: Pelo direito de ser e estar no mundo

  • Data de publicação
    11 de maio de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

O evento marca a semana da Luta Antimanicomial com discussões horizontais para a comunidade acadêmica, profissionais, comunidade em geral e, principalmente, com o intuito de ser feito com e para todos e todas que usam e trabalham na Rede de Atenção Psicossocial.

Esse marco é para ser lembrado, debatido e jamais esquecida enquanto horizonte ético-político de diversas atuações profissionais, tal como uma forma de transformação social nos “manicômios” que ainda existem nas nossas práticas ceifadoras das diferenças.

Além disso, visa-se abarcar não apenas o tema da saúde mental em sentido estrito, mas as garantias de direitos em sentido amplo e como essa relação é fundamental para a vida dos sujeitos. Como disparador, deixamos de sugestão a Carta de Bauru, de 2017, que retoma e renova o compromisso firmado em dezembro de 1987, no II Congresso Nacional de Trabalhadores em Saúde Mental.

Clique para ler na íntegra

CRONOGRAMA

Dia 17 – Arte pela liberdade

Das 13h às 16h

Local: Sala de Vivências e Sala de Neuroanatomia

Ponto de encontro: Cantina da Faculdade Cesusc

Público-alvo: usuários do CAPS e comunidade acadêmica

Projeto Arte, Cultura e Cidadania aberto à comunidade: intervenção artística e confecção de cartazes para marcar a luta política antimanicomial

Dia 18 – Luta antimanicomial, liberdade e cidadania

19h

Local: Auditório

Mesas com o tema do exercício da liberdade dos corpos e ocupação de espaços/territórios pelo viés dá garantias de direitos como uma prática antimanicomial

Convidados: Integrantes do Movimento Pop Rua, serviço Consultório na Rua, Assistência Social Caps II, Advogado e Sociólogo, Usuários relatando a importância do CAPS através de participação em vídeo.

Teremos espaço para debate com perguntas disparadoras!

Dia 19 – Da tensão à atenção

Início às 08h

Local: Auditório

Início com o teatro da Associação Alegre Mente – Atenção à crise

Roda de conversa sobre a importância do cuidado humanizado e em liberdade, além da disputa e das tentativas de desmonte do serviço de saúde: com trabalhadores e usuários do CAPS, Psicólogo e integrante do coletivo Pira, Advogado, estagiárias/os e apresentação de vídeo sobre manicômios na literatura brasileira.