Equipe da Faculdade Cesusc fica em 4º lugar no Meeting de Negociação

2 de abril de 2019

Equipe da Faculdade Cesusc fica em 4º lugar no Meeting de Negociação

Formada pelos alunos do curso de Direito Jonathan Muniz Andrade (10ª fase), Arthur Ferreira Mendes (8ª fase), Camila da Silva Cunha (5ª fase), Laura Falchetti Lopes da Costa (7ª fase), Simone Falchetti Lopes da Costa (7ª fase) e Galileu Broering (5ª fase), a equipe que representou a Faculdade Cesusc no Meeting de Negociação garantiu o quarto lugar no evento.

O Meeting de Negociação, que ocorreu na Cesusc entre os dias 29 e 31 de março, teve como objetivo fomentar a prática da negociação e da conciliação no ambiente jurídico, além de desenvolver e aprimorar habilidades por meio de capacitações, feedbacks, compartilhamento de aprendizados e networking.

Oito equipes representaram Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Com a conquista da quarta posição na etapa regional, a Faculdade Cesusc se classificou para disputar a fase nacional, que reunirá 20 times em Belo Horizonte, entre os 18 a 21 de abril de 2019.

Coordenador e técnico da competição, o professor do curso de Direito Rafael Pujol avaliou a colocação da Faculdade.

– O quarto lugar foi extremamente positivo. Tivemos praticamente dois meses e meio de preparação e participamos do Meeting ao lado de universidades com equipes formadas para a competição há ano – destacou.

Ele ainda ressaltou que iniciativas como o Meeting de Negociação colaboram para a transformação da cultura do litígio, tão presente no Brasil.

– Vivemos um momento de grandes conflitos e congestionamento do Judiciário. Agora, mais do que nunca, aprender e aprimorar técnicas de negociação é indispensável para o futuro profissional do Direito. A diferença do Meeting para outras competições acadêmicas é que neste o objetivo não é “derrotar” o adversário, uma vez que se trata de uma negociação colaborativa, baseada no método de Harvard. Os vencedores da competição são aqueles que conseguem demonstrar maior domínio sobre as técnicas, o que significa capacidade de desenvolver alternativas criativas numa lógica “ganha-ganha”, em que ambos os lados saiam satisfeitos – encerrou.