Ecossistema de Inovação em Florianópolis

22 de janeiro de 2021

Florianópolis a Ilha do Silício: ecossistema de inovação

A cidade de Florianópolis investe no setor tecnológico desde a década de 80, por isso atualmente é conhecida como a “Ilha do Silício”. Diversificando suas atividades econômicas há alguns anos tem se tornado conhecida mundialmente pela vocação empreendedora.

Com um “solo fértil” para inovação, a capital é a segunda colocada no ranking nacional de startups por habitantes, perdendo apenas para São Paulo. O ecossistema de inovação progrediu muito nos últimos anos e diversos foram os fatores que contribuíram para esse crescimento.

Uma mudança importante foi a transformação de mindset dos envolvidos em áreas de tecnologia na cidade para unir forças e desenvolver coisas novas nesse ambiente de inovação, o que gerou um ecossistema extremamente conectado.

Existe o que podemos chamar de tríplice hélice entre o Governo, o empresariado e as faculdades na Ilha do Silício. As escolas e universidades possuem uma grande parcela de participação nesse contexto tecnológico, pois formam profissionais de alto nível em diferentes áreas ligadas à economia criativa e à inovação. As entidades empresariais atuam de forma muito ativa  para ajudar a desenvolver esse ecossistema inovador e, ao mesmo tempo, geram tributos municipais relevantes. O governo, em contrapartida,  traz incentivos de políticas públicas para  o setor, com mecanismos de apoio ao empreendedor.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis e a ACATE colocaram em ação  o projeto da Rede de Inovação Florianópolis, que fomenta e estimula negócios locais. O setor de tecnologia representa 5,6% da economia do Estado, com cerca de R$15,53 bi de faturamento em 2019.

Os resultados dos centros de inovação do estado e parcerias privadas demonstram que essas ações contribuem para o desenvolvimento econômico regional, pois promovem a geração de empregos e renda.

Pandemia

Mesmo em 2020, com o desafio imposto pela pandemia, o Governo do Estado continua investindo em tecnologia, inovação e pesquisa como caminho para buscar melhores soluções em diferentes áreas neste momento difícil.

O objetivo do ano passado foi dar suporte aos empreendedores para  ajudá-los a vencer de forma mais rápida os impactos econômicos da pandemia. A contribuição deste ecossistema é fundamental para enfrentar os desafios da saúde, com o propósito de trazer soluções por meio de conhecimento.

No período da pandemia, 57 MEIs, pequenos negócios e projetos sociais participaram gratuitamente de um programa de apoio e reestruturação dos seus negócios,  que oportunizou ajudá-los escutando, conversando e capacitando  em suas dificuldades por falta de gestão, inovação e marketing.

Cronologia do Ecossistema de Inovação

1960 Criação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

1965 Criação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

1968 Criação da Escola Técnica Federal, hoje Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

1984 Criação do Centro Regional de Tecnologia em Informática (CERTI), a partir do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. Atualmente é a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – Fundação CERTI.

1986 Criação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). A ACATE se constituiu na principal interlocutora do empreendedorismo em tecnologia com os órgãos públicos.

1993 Projeto do Parque Tecnológico Alfa, onde se encontra atualmente o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA).

1995 Criação da Fundação de Ciência e Tecnologia, hoje Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), hoje instalada no Parque Tecnológico Alfa.

2000 Criação da Faculdade Cesusc, posicionada estrategicamente na rota da inovação, no norte da ilha.

2001 Início do projeto do Sapiens Parque, um parque de inovação ao norte da ilha, que vai além do foco em ciência e tecnologia, e inclui também meio ambiente e turismo. O projeto surge da associação entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a Fundação CERTI.

2006 Inauguração do marco zero do Sapiens Parque.

2009 Abertura do ParqTec ACATE na Rodovia SC 401, hoje Parque Tecnológico Alfa.

2010 Primeiro prédio é inaugurado no Sapiens Parque, o Inovalab.

2012 HubGov, primeiro coworking do setor público do mundo, projeto da startup catarinense WeGov.

2013 Criação da Rota da Inovação, na Rodovia SC 401, pela Prefeitura de Florianópolis.

2013 Lançado o Programa Startup SC pelo SEBRAE SC.

2014 Concluídas as obras de fase zero do Sapiens Parque.

2015 Inaugurado o CIA – Centro de Inovação ACATE Primavera, na Rota da Inovação, que passou a abrigar a incubadora MIDI.

2016 Criação do Centro Sapiens, um projeto de revitalização da área leste do Centro Histórico de Florianópolis, apoiando a economia criativa, com foco em turismo, gastronomia, artes, design e tecnologia.

2016 Representação de Florianópolis na Rede Global de Empreendedorismo, uma ação da VIA Estação Conhecimento.

2017 Lançada a iniciativa LinkLab, pela ACATE, como um espaço de aproximação entre grandes empresas, startups, fundos e parceiros para promover inovação aberta e desenvolver negócios.

2018 A Faculdade Cesusc fechou parceria com a ACATE e realizou eventos como o Disrupção e Mercado para os alunos de Administração, Marketing e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, antes da pandemia.