Dia do Orgulho LGBTQIA+: orientação e não opção!

28 de junho de 2022

A orientação sexual diz respeito sobre os nossos desejos afetivo-sexuais, que podem ser voltados para: indivíduos de gênero diferente do nosso (heterossexuais), do mesmo gênero que o nosso (homossexuais), de ambos os gêneros (bissexuais), que não sentem desejo por ninguém (assexuais), que têm atração afetivo-sexual por pessoas, não importando a identidade de gênero ou sexo biológico (pansexuais).

Já o termo opção sexual é incorreto, já que não se escolhe, de maneira consciente, pela orientação sexual. Assim como pessoas heterossexuais não optaram por quem sentir desejo, os homossexuais também não escolhem, porque ela é algo nato, é uma inclinação involuntária. Cada indivíduo tem sua sexualidade desenvolvida sem que haja qualquer poder de decisão sobre ela, é natural.

Neste link é possível acessar uma cartilha feita pelo Ministério Público do Ceará. Nela, é possível encontrar uma série de explicação sobre os conceitos de orientação sexual, identidade de gênero entre outros assuntos ligados aos direitos da comunidade LBGTQIA+.

manual  de comunicação da Aliança Nacional LGBTI traz esta e outras dicas de como usar corretamente o vocabulário e ensina o significado de bandeiras, símbolos entre outros.

*Trecho retirado da matéria “Por que orientação sexual é o termo correto a se usar, e não a expressão opção sexual” do jornal Zero Hora